segunda-feira, setembro 29, 2008

Informe JB 

De saída Má notícia

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, já avisou à cúpula do PMDB que volta para o Senado em janeiro. O retorno pode embolar a disputa pela sucessão da presidência da Casa, uma vez que parte dos senadores peemedebistas declarava apoio ao petista Tião Viana (AC), alegando que a legenda não tem um nome de destaque.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anuncia hoje os últimos números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento. Minc não revelou os dados, mas adiantou à coluna que, depois de meses comemorando a queda nos índices, vem notícia ruim neste mês.

Parceria

Os ministérios do Meio Ambiente e da Pesca fecharam um pacto para desenvolver a criação de peixes na Amazônia. Carlos Minc vai liberar ao colega Altemir Gregolim R$ 20 milhões do Fundo Amazônico.

Engavetado

Com o desembarque dos senadores para as eleições do próximo domingo, a segunda etapa da investigação da Polícia do Senado para concluir o inquérito sobre a instalação de grampos em gabinetes dos senadores não andou. Nem a Universidade de Brasília nem outra instituição foi chamada para confirmar o laudo da Polícia Legislativa de que as escutas ilegais não partiram da Casa.

Expansão

O Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada (Ipea), vai expandir suas unidades. A partir do ano que vem chega ao Rio Grande do Norte.

Empenho

Na disputa eleitoral no Recife, ninguém mais do que o atual prefeito João Paulo está interessado em reverter a decisão do TRE que cassou a candidatura do petista João da Costa. João Paulo quer levar o bônus de ser o primeiro em muito anos a fazer o sucessor. Nem o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) – ex-prefeito e ex-governador – teve sucesso.

Na pauta

Governistas querem aproveitar as discussões da reforma política para trazer de volta o debate sobre o voto facultativo. A idéia do deputado Geraldo Magela (PT-DF) prevê um plebiscito para os eleitores escolherem.

Sem força

A crise econômica nos Estados Unidos é mais um entrave para a reforma tributária. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, quer esperar o fim das incertezas norte-americanas para dizer se mantém ou altera isenções no texto.

Disputa

Os governadores José Serra (SP) e José Roberto Arruda (DF), travaram uma batalha pelo funcionamento do Incor em Brasília. Serra queria fechar a unidade, mas desistiu depois que Arruda garantiu uma mesada de R$ 2 milhões.

Nenhum comentário: