domingo, fevereiro 02, 2014

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 02/02

Grupo alimentício vai ampliar produção no RS
O grupo cearense M. Dias Branco, um dos maiores do país no segmento alimentício, vai construir um novo moinho de trigo e ampliar a sua capacidade produtiva de biscoitos no Rio Grande do Sul.

O protocolo de intenções assinado entre a empresa e o governo estadual prevê R$ 173 milhões em investimentos nos dois projetos.

Tanto a nova estrutura como a ampliação da fábrica ficarão em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

O montante maior, estimado em R$ 124 milhões, será usado no novo moinho. Os R$ 49 milhões restantes irão para a expansão da fábrica de biscoitos Isabela, uma das marcas do grupo.

"O Rio Grande tem se firmado como importante produtor de trigo e um investimento desse porte na área industrial vai fortalecer toda a cadeia", afirma Mauro Knijnik, secretário estadual de Desenvolvimento.

A expectativa é que cerca de 250 empregos sejam criados com a expansão.

Procurada, a M. Dias Branco confirmou as informações do governo, mas não quis falar sobre os investimentos.

A companhia tem 14 fábricas no país e, além de farinha de trigo e biscoitos, produz massas, bolos e margarina, entre outros itens.

De janeiro a setembro de 2013, o grupo teve uma receita líquida de R$ 3,2 bilhões --alta de 21,2% em relação ao mesmo período de 2012.

Rolê no interior
Bem diferentes dos fast-foods, restaurantes renomados seguem tendência iniciada na capital e se instalam em shoppings de outras cidades promissoras no Estado e no país

ITALIANO NOS CAMPOS
Depois de abrir no Galleria Shopping, de Campinas, e no Iguatemi Ribeirão Preto, o Maremonti prepara nova incursão pelo Estado.

Em abril, a casa, especializada na cozinha italiana tradicional, estreia em um novo centro de compras em São José do Rio Preto.

"A opção pelos shoppings no interior se dá porque lá há demanda e menos concorrência", afirma Juscelino Pereira, um dos sócios da rede.

"O interior vive um ótimo momento, com bom poder de compra e crescimento." Cada restaurante custa em média R$ 3 milhões. O Maremonti também serve pizzas e tem um ticket médio de cerca de R$ 75.

"Temos outros planos, mas esperamos uma definição de novos shoppings do Iguatemi", diz Pereira, fundador do Piselli.

Na capital, estão previstas duas novas casas fora de shoppings, uma no Campo Belo, com inauguração neste mês, e outra em uma esquina da avenida Faria Lima, em maio.

NO ESPETO
Campinas, Sorocaba e São José do Rio Preto são as cidades onde o Varanda, estrelado restaurante de carnes, planeja chegar. Além dessas, Rio de Janeiro e Brasília também estão nos planos.

Algumas das novas unidades levarão o nome de Varanda Ranch Steak, como a do shopping inaugurado em Ribeirão Preto no ano passado e a de Rio Preto, a próxima a abrir.

"É um Varanda um pouco menos sofisticado, ainda assim destinado às classes A e B, com ticket médio 40% inferior [ao da casa original]", diz Sylvio Lazzarini, sócio e diretor-geral.

"O investimento de cada nova casa gira entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões."

Sobre a continuidade da tendência de instalação em shoppings, Lazzarini diz que depende da economia. "Tínhamos um plano de expansão mais agressivo do que hoje."

SABOR DO NORDESTE
Criada em Fortaleza em 1989 e hoje com duas unidades de rua em São Paulo, a rede Coco Bambu vai inaugurar dois restaurantes em shoppings do interior paulista neste ano.

Os pontos serão abertos no segundo semestre em centros de compras do Iguatemi em Campinas e em Ribeirão Preto. Cada um terá entre 500 e 600 lugares.

"São Paulo tem uma peculiaridade, com muitas cidades no interior com densidade demográfica semelhante à de capitais. Isso nos atraiu", diz Ronald Aguiar, sócio da rede.

A expansão faz parte do projeto da empresa de abrir quatro novos restaurantes por ano. Hoje, são 12 casas.

"São restaurantes grandes, que oscilam entre 500 e 800 lugares", afirma.

"Em São Paulo, o nosso modelo, que tem os frutos do mar como carro-chefe, foi muito bem aceito. Ele passa aos clientes uma imagem de férias no Ceará."

O investimento em cada unidade varia de R$ 6 milhões a R$ 8 milhões.

Na América... O ministro da Economia da Guatemala, Sergio de la Torre, convidou o governo de Minas Gerais para apresentar em outubro a sua experiência em parcerias público-privadas, que foram premiadas pelo World Finance.

...Central O governador, Antonio Anastasia, disse que não irá porque não estará mais no cargo. A secretária Dorothea Werneck (do Desenvolvimento) deverá fazer a exposição dos projetos.

No trilho A ALL (América Latina Logística) firmou parceria com a produtora de biodiesel BsBios e com a BR Distribuidora para levar o produto via ferrovia de Passo Fundo (RS) para Araucária (PR).

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