sexta-feira, agosto 09, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 09/08

ESTALEIRO BAIANO TREINA PROFISSIONAIS NO JAPÃO
Investimento total do Enseada do Paraguaçu em qualificação profissional será de US$ 5,5 milhões até o fim de 2014

Cerca de 180 funcionários do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) receberão treinamento prático e teórico no Japão, até o ano que vem. Os profissionais de engenharia, planejamento e produção viajam em grupos de 30 a 40, para passar quatro meses no país asiático, em média. O programa de capacitação é focado na unidade baiana em construção no município de Maragojipe. Integra acordo com a empresa Kawasaki Heavy Industries (KHI), sócia do EPP, junto com Odebrecht, OAS e UTC. O investimento total do estaleiro em transferência de tecnologia baterá U$S 80 milhões. Além de qualificação profissional, na qual serão empregados US$ 5,5 milhões do total, inclui aporte em instalações, máquinas, softwares técnicos e de gestão. “Entre os que serão treinados no Japão, há pessoas de nível técnico, como soldadores e monta-dores, e de nível superior, engenheiros, por exemplo”, enumera Fernando Barbosa, presidente do EEP. “O Japão é líder em tecnologia de ponta. Serviu de exemplo para Coreia e China”, acrescenta. A unidade baiana recebeu investimento de R$ 2 bilhões e deve ficar pronta em 2014. Em operação, vai empregar quatro mil profissionais.

Cinco PROFISSIONAIS JAPONESES
É a equipe de peritos em indústria naval que virá ao Brasil em outubro. Vão detalhar atividades de projeto de Senai e Jica (agência japonesa de cooperação) para formar trabalhadores no país.

SAFÁRI
A Bostwa na, de moda feminina, lança hoje a coleção “Safári tropical” na loja do shopping RioSul, em Botafogo. A modelo Carolina Thaler posou para as lentes de Renata Dillon. A campanha estará em mídias sociais, impressa e nos pontos de venda da marca. Espera vender 20% mais em relação à coleção deverão 2013. Agrife tem 16 lojas próprias e é comercializada em mais 600 multimarcas em todo o país.

ARTÍSTICO
A Soulier, de bolsas, calçados e acessórios, buscou inspiração na arte para a coleção verão 2014. E o Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio, serviu de cenário para a campanha. Estreia hoje em mídia impressa e redes sociais. A modelo Larissa Duarte foi fotografada por Lúcio Luna. Os produtos chegam às lojas dia 16. A expectativa da marca é vender 15%a mais do que no verão passado.

Nigéria 1
Rodada de negócios da Cúpula Empresarial Nigéria-Brasil deve movimentar US$ 800 milhões entre os dias 13 e 15, no Rio. Nigerian Export-Import Bank, Manjadda Foods & Drinks e RTC Advisory Services estão entre as empresas africanas confirmadas no evento.

Nigéria 2
Os negócios dos dois países somaram US$ 9 bilhões, de 2009 a junho deste ano, afirma Olúségun Akinruli, presidente do Nigeria-Brazil Centre For Business, Culture and Cooperation. Estima que, até dezembro, serão mais US$ 2 bi. Ele diz que as exportações da Nigéria para cá representam 97% do total.

Captação
Magda Chambriard, da ANP, falou, ontem, em Houston, sobre a 1ª licitação do pré-sal. No auditório lotado, 120 representantes de empresas do setor de óleo e gás dos EUA. Destacou o vínculo da cláusula de conteúdo local e aporte em P&D como garantia de que o Brasil se prepara para a mega onda de investimentos.

Nuclear
Altino Ventura, secretário de planejamento do MME, reafirmou a urgência em acelerar o programa de energia nuclear no país, ontem, em evento do setor, em Recife. Disse que é preciso não só concluir estudos sobre onde erguer usinas, mas também sobre como viabilizar os projetos.

Igualdade racial
O programa de qualificação da Petrobras Distribuidora terá módulo sobre igualdade racial. O presidente José Lima Neto e a ministra Luiza Barros, da Seppir, participam da aula inaugural, 3ª, no Rio. Foi criado com foco na rede de 26 mil frentistas, de quatro mil postos de serviços no país.

Rede social
A Matrix, marca da L’Oréal, tem 60 microdistribuidores em comunidades de 12 municípios do Grande Rio e Baixada Fluminense. Num par de anos, representam 5% do faturamento da marca no Rio. Mês que vem, o projeto chega a São Paulo. Terá início por Grajaú, Jardim Ângela, Capão Redondo e região do ABC.

Presente caro
Esposas e filhos planejam gastar mais no Dia dos Pais que no das Mães, diz pesquisa de Officina Sophia Retail e eCGlobal Solutions. Na data deles, 16% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 200 com o presente, contra 10% em maio. É que os itens mais procurados, eletrônicos e celulares, custam mais caro.

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