quinta-feira, março 28, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 28/03

Projeto vai regulamentar cruzeiros marítimos
Texto do PL 449/2012 foi retirado da pauta do Congresso para sofrer ajustes de redação, a pedido do Sindmar

Saiu da pauta do Congresso Nacional o Projeto de Lei 449/2012, que regulamenta o trabalho dos tripulantes de embarcações na costa brasileira. A pedido do Sindmar, dos oficiais de Marinha Mercante, o senador Paulo Paim (PT-RS) retirou o projeto da pauta para ajustes de redação. Há preocupação, em particular, com a regulamentação dos cruzeiros marítimos, segmento que cresceu muito no país nos últimos anos. A atividade enfrenta uma espécie de vácuo regulatório, uma vez que não foi incluída na Lei 9.432/1997, que trata da navegação no Brasil. A expectativa é que o projeto sofra alterações e seja reapresentado em um mês. A principal reivindicação do Sindmar é a isonomia entre empresas brasileiras e estrangeiras. Hoje, as principais companhias de cruzeiros que atuam no país são do exterior. Mas elas não estão obrigadas a cumprir as mesmas regras impostas às de bandeira nacional. "Não submetem suas rotas previamente às autoridades brasileiras, nem cumprem normas ambientais e de segurança locais", afirma o Sindmar em nota. A brecha regulatória estaria relacionada à série de incidentes e problemas sanitários de cruzeiros marítimos na costa brasileira.

900 mil passageiros
Por ano, quase um milhão de pessoas fazem cruzeiros no Brasil. A temporada vai de novembro a abril. Há 280 roteiros de viagens disponíveis. As cinco principais companhias são estrangeiras. 

Ganho real 1
O Sinduscon Rio fechou o acordo salarial de 2013. Trabalhadores da construção civil fluminense terão reajuste de 9%, a partir de 1º de março. É o quarto ano seguido de correção acima do INPC, índice de inflação que é referência nos acordos coletivos. Este ano, o ganho real chegou a 2,27%.

Ganho real 2
O piso salarial dos trabalhadores passa a R$ 1.045. É o que ganham serventes e contínuos. Em 2012, também houve reajuste de 9%; em 2011, de 7,5%; em 2010, de 7%. 

Má ideia
Pesquisa do Conselho Mundial de Turismo colocou o Brasil em 51º lugar em ranking de competitividade. Dois pontos merecem atenção, aponta Paulo Senise, superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau: a malha terrestre e as tarifas aéreas.

Fidelidade
O Itaú assinou termo de ajustamento de conduta (TAC) com o MP do Rio ontem. Passará a comunicar sobre mudanças em programa de fidelidade por telefone e e-mail. Clientes reclamavam de não ter recebido carta com aviso sobre as alterações.

Em Minas
A Partage inaugura, em abril, o Metropolitan Shopping Betim (MG). Aporte de R$ 250 milhões, terá 278 lojas.

‘Top ten’
O Porto de Itaqui, em São Luís (MA), deve receber aporte de R$ 1,4 bilhão para ampliação de armazenagem e infraestrutura nos próximos três anos. Quer estar entre os dez mais importantes do mundo até 2031, movimentando 150 milhões de toneladas de cargas. Ano passado, foram 15,7 milhões.

Seguro em alta
Saltou 154% a carteira de seguros de cascos de navios do Grupo BB e Mapfre em 2012. Ficou com 19,4% de participação no mercado. O volume em prêmios foi de R$ 254 milhões. Este ano, prevê crescimento puxado pelo setor off-shore.

Design do Brasil em vitrine italiana
O Salão Internacional do Móvel, em Milão, será vitrine para produtos fabricados no Brasil. A multimarcas A Lot of lançará linha própria, batizada de A Lot of Brasil, no evento, que será realizado de 9 a 14 de abril. O objetivo é apresentar peças com preços competitivos produzidas com matérias-primas nacionais e sustentáveis. Serão 17 produtos criados por 12 designers, Fabio Novembre, Nika Zupanc, entre eles. O italiano Vanni Pasca assina a curadoria. “Nosso objetivo é aumentar o faturamento em 800% e chegar a 110 pontos de vendas no Brasil e no exterior”, diz o designer Pedro Paulo Franco, sócio da marca. O investimento total no projeto deve bater os R$ 5 milhões.

Já a Secretaria estadual de Desenvolvimento do Rio levará, pela quinta vez, a mostra Rio + Design à cidade italiana. Vai reunir 27 expositores e mais de 60 produtos em espaço de 230 metros quadrados, na Via Tortona. Entre os lançamentos, está a linha para casa do designer Gilson Martins, que inclui relógio e porta-objetos para parede. A curadoria do projeto, aporte de R$ 700 milhões, é de Guto Indio da Costa, Cláudio Magalhães e Zanini de Zanine. Deve receber 25 mil visitantes.

O designer carioca Rafael Miranda também estará em Milão no período. Vai participar da Brazil S/A. Ele procura parceiros para produzir a linha de relógios de borracha Copacabana. Quer arrecadar US$ 50 mil através de site de crowdfunding.

FRIOZINHO
A Monnalisa, italiana de roupa infantil, lança hoje campanha de inverno. As imagens, assinadas pelo fotógrafo Kirk Edward, circularão em mídias sociais. A grife inaugurou loja no Rio(Shopping Downtown) no fim do ano passado. Planeja chegar a Porto Alegre, Brasília e Goiânia em 2013. Prevê crescimento de 30% nas vendas.

SORVETE CARIOCA
O Sorvete Itália estreia hoje a campanha “Rio é uma delícia”. Quer chamar atenção para as belezas da cidade com vídeo para web e ação no Instagram. A DPZ assina, em parceria com Grito, Aquarela Filmes e Sonido. A sorveteria investiu R$ 330 mil e prevê faturar 30% mais.

DE PETRÓPOLIS
A cerveja Bohemia volta à mídia em campanha assinada pela AlmapBBDO. O comercial, que estreia hoje, foi filmado na Cervejaria Bohemia, em Petrópolis. A ideia é aliar os conceitos de tradição e qualidade. A marca, líder do mercado premium, existe desde 1853.

Livros 1
O Clube de Autores, plataforma de publicação de livros independentes, recebeu aporte do Fundo SC, da FIRCapitalBZPlan. Prevê dobrar o número de livros vendidos para 350 mil/ano.

Livros 2
A Alta Books investiu mais de R$ 2 milhões para modernizar a área editorial. Prevê vender R$ 10 milhões este ano, alta de 25%.

Livre Mercado
A clínica Otolife será inaugurada na Barra, na próxima terça. É aporte de R$ 800 mil.

A grife Wöllner reabre hoje loja no Shopping Leblon. Investiu R$ 500 mil em reforma. Espera aumento de 35% nas vendas.

A MOB vai distribuir mil kits da Océane Femme para cliente mês que vem. Terá cosméticos como lenço para tirar maquiagem.

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