sexta-feira, março 22, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 22/03

PRODUÇÃO E DEMANDA EM ALTA NO MERCADO AUTOMOTIVO
Intenção de compra de carros cresceu em fevereiro em pesquisa da Fecomércio-RJ. GM abre terceiro turno em Gravataí

Ganha consistência a retomada da atividade econômica no país. Em indicadores e em sinais reais. A Fecomércio-RJ fechou edição de fevereiro da pesquisa nacional de intenção de compras, parceria com a Ipsos. No mês passado, 19% dos consumidores disseram ter planos de comprar bens duráveis até maio. Houve alta de quatro pontos percentuais tanto em relação a dezembro de 2012 quanto a fevereiro do ano passado. Geladeira e automóvel estão no topo dos desejos de consumo dos brasileiros. Nos dois itens tiveram 17% de intenção de compra. Foi o melhor resultado para fevereiro desde o início da pesquisa, na segunda metade de 2006. O interesse por carros combina com a aceleração do ritmo de produção das montadoras. Ontem, a GM anunciou que, a partir de 2ª, a recém-ampliada fábrica de Gravataí (RS) vai operar em três turnos. De lá, saem os modelos Celta, o mais vendido da marca; Onix; o sexto mais vendido do país; e o Prisma, lançado mês passado. No Rio, a PSA Peugeot Citroën também opera em três turnos. Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, prevê demanda intensa por automóveis no país até junho, quando o benefício do IPI reduzido termina.

10% EM DEZEMBRO
Era a intenção de compra de carro do consumidor brasileiro. No mês passado, passou a 17%. A Fecomércio-RJ prevê que compradores de 2009 vão renovar o crédito e trocar de automóvel este ano. 

Amianto 1
A 3ª Turma do TST confirmou decisão do TRT do Rio, que condenou as empresas Asberit e Teadit por contaminação de dois irmãos no trabalho com amianto. Ambos tiveram asbestose, doença incurável. Terão de indenizar os dois em R$ 600 mil.

Amianto 2
Rodolfo Ferreira, do escritório Leonardo Amarante, diz que a alta indenização é para evitar que as empresas repitam a conduta omissa. O advogado das rés não foi localizado.

Regional
A SIF, sueca de produtos e serviços industriais, abriu escritório em Três Lagoas (MS). É o 1º no Centro-Oeste e faz parte da estratégia de regionalização dos negócios da empresa. Prevê faturar R$ 12 milhões por ano com a unidade, a partir de 2015.

Energia
A Radix fornecerá serviços de engenharia para ampliar capacidade e promover a troca de tecnologia de 20 usinas do parque termoelétrico da Petrobras. É negócio de R$ 2 milhões.

Animal
SNA e Abramvet, de medicina veterinária, terão programa de capacitação para profissionais que atuam na produção e inspeção de alimentos de origem animal. Na 1ª fase formará 1.200 pessoas. Assinam convênio hoje. Aporte de R$ 350 mil.

Quem vem
Ficará no Porto Maravilha a 1ª filial internacional da Power Design, de arquitetura. Aporte de R$ 2 milhões. A sede é em Abu Dhabi. Mas o dono é o brasileiro Vincenzo Visciglia.

Quem vai
A Artefacto, de decoração, abre a 3ª loja em Miami em julho. No 2ª semestre, chega ao Panamá. No Brasil, virão mais três lojas, anuncia o diretor Paulo Bacchi. Tem 29.

Em tempo
A produção de móveis sairá de 15 mil peças ao mês, hoje, para 18 mil, em fins de 2013. Amanhã, a Artefacto inaugura mostra no CasaShopping.

BOM BANHO
A NBS assina a campanha das novas águas de banho da linha Nativa Spa, do grupo Boticário. Um namorado ciumento desconfia da animação da namorada num encontro matinal.

É o gancho para apresentar o produto. O comercial de TV estreia domingo. Haverá ainda anúncios impressos, patrocínio em canais abertos e por assinatura e ações de merchandising.

URUGUAI
Punta del Este, no Uruguai, foi cenário das imagens da coleção de inverno 2013 da Trousseau,de moda casa. Romulo Fialdini fotografou.

A marca põe a campanha na rua em abril. As peças, com destaque para as almofadas, misturam estampas,
bordados, tricôs e tecidos lisos. A ideia é tornar os ambientes aconchegantes. Espera vender 20% mais sobre o inverno 2012.

NOSTALGIA
A Sophia Gomes, grife carioca de bolsas, lança hoje a coleção “Nostalgie” de outono-inverno. As peças foram inspiradas nos anos 50 e 60. Ao todo, são 16 novos modelos, cada um com 120 bolsas. A top Bruna Alvin estrela a campanha. Foi fotografada por Alex Santana. A marca investiu R$ 500 mil nesta temporada. Espera vender o dobro da coleção anterior. As peças da safra primavera-verão estão esgotadas desde que apareceram em “Salve Jorge”, nos ombros de personagens como a vilã Lívia Marine (Cláudia Raia).

CALIFÓRNIA
A Armadillo, grife masculina, lança hoje catálogo de inverno com coleção inspirada no Sul da Califórnia. Será distribuído nas 14 lojas da marca.

As fotos, de João Hichya, vão circular também na web. O francês Baptiste Demay posou. A rede prevê alta de 50% nas vendas do atacado e de 20% no varejo.

Telona
A Flix Media fechou com a Kinoplex. Em abril, começa a vender mídia de tela para todas as salas da rede. Líder no segmento, a empresa já trabalha com a Cinemark. Ao todo, cobre 700 salas em 41 cidades. São 55 milhões de espectadores ao ano.

Cultural
Furnas investiu R$ 5 milhões em seu espaço cultural, desde 2011. Pelo local, já passaram 16 mil pessoas. A meta é dobrar até dezembro.

É rock
A Leader, co-patrocinadora do Rock in Rio desde 2011, aumentará em 60% a loja-conceito do festival este ano. A flagship ficará no Village Mall. Terá 130m2.

Academia
A academia Pelé Club, no Itaim, será a 9ª filial da rede Bodytech em São Paulo. A bandeira muda até abril. O grupo já tem 35 unidades no país. Ontem, abriu a 1ª em Natal. Investiu R$ 2 milhões.

Livre Mercado
A Bela Ischia, de sucos, abriu duas estações de tratamento em Minas. Uma de água, com capacidade para 700 mil litros por dia; outra de efluentes. Fazem parte de projeto de R$ 2 milhões.

O Hospital São Vicente de Paulo investiu R$ 500 mil na campanha do novo centro de ortopedia. Quer dobrar o número de pacientes no segundo semestre. De julho a dezembro de 2012, teve dez mil.

A Boo! Studio assina a identidade visual do Armário Aberto, site de itens femininos. Custou R$ 30 mil.

O Dogbox, site de produtos para cachorros, prevê faturar R$1 milhão este ano. Lançado há três meses, tem 500 assinantes cadastrados.

A Estácio começa, em abril, a capacitação dos cerca de 75 mil voluntários da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho.

O treinamento será on-line. Ficará disponível até fim do evento.

O novo site do Coppead/UFRJ tem plataforma com acesso gratuito a pesquisas e artigos dos professores da casa. Entrou no ar ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário