sábado, janeiro 12, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 12/01


Colateral 1
Um defensor de Belo Monte diz que a hidrelétrica estaria operando hoje a plena capacidade (11 mil MW), se projeto e obra não sofressem tantas interrupções de 2005 para cá. Hoje, o Brasil está consumindo 11.700 MW de termelétricas, de energia mais cara e poluente.

Colateral 2
Sem mais atrasos, Belo Monte começa a operar em fevereiro de 2015. A usina do Rio Xingu (PA) é a fio d'água. Significa que gera menos nos períodos secos; e mais, nos úmidos. Na Amazônia, a época das cheias começa em janeiro, explica a fonte.

Patentes
Cresceram 6% os pedidos de patentes nacionais e estrangeiros no Brasil em 2012. Foram 33.780 processos, contra 31.765 no ano anterior, segundo resultados preliminares do INPI.Os números são crescentes desde 2010. A alta acumulada beira 30%.

Inovação 1
A Faperj bateu recorde de aplicação de recursos em projetos de ciência, tecnologia e inovação no Estado do Rio, em 2012. Foram R$ 340 milhões, contra R$ 312 milhões em 2011. Os repasses somaram 2,02% da arrecadação tributária. O mínimo são 2%.

Inovação 2
Ano passado, a Faperj lançou 34 editais. Este ano, a previsão é de 45. 

Cabelo
A QOD Cosmetic embarcou oito toneladas de produtos para países árabes este mês. Consumidores da região se interessam por itens para cabelos. E o Brasil é famoso no segmento, diz a fabricante. A empresa gaúcha cresceu 30% em 2012. Este ano, já fechou contrato com Israel.

Cabeleira
A Widi Care, de cosméticos para cabelo, investiu R$ 500 mil em lançamentos em 2012, alta de 25% sobre o ano anterior. Nos últimos 12 meses, chegou a Inglaterra, França e Bulgária. Está em dois mil pontos de venda. Planeja mais 600 em 2013.

Cabeluda
A Skafe Cosméticos, de produtos capilares femininos, quer elevar participação no Rio. A cidade é hoje o quarto mercado da marca, com 12% de participação. Perde para Norte, Nordeste e São Paulo. A Zona Oeste é alvo. A ideia é crescer 8% em um ano.

Livre Mercado
A TIM fez parceria com o Facebook. Clientes pré-pago do plano Infinity Web Modem terão acesso gratuito ao site até 2014. A ação começa 28.

A JLT é responsável pelo seguro de expedição científica à Antártica que pretende levantar US$10 milhões para o Seeing is Believing. É projeto de prevenção contra a cegueira.

O Walmart espera elevar em 15% a venda de sorvetes neste verão.

Paulo Sardinha, da Turbomeca, vai presidir a ABRH-RJ até 2015.

ANP VAI MUDAR RESOLUÇÃO DE CONTEÚDO LOCAL
Novo texto, em consulta pública, propõe que serviços de manutenção de sondas entre na conta de nacionalização
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) pôs em consulta pública a proposta de mudança na Resolução 36/ 2007, que trata da certificação de conteúdo local da cadeia do óleo e gás. É a primeira vez que o texto é revisado. A principal alteração é a inclusão da atividade de manutenção das sondas por estaleiros brasileiros no cálculo do índice de nacionalização. Marcelo Mafra, coordenador de conteúdo local da ANP, diz que a ideia é criar um novo mercado para os estaleiros do país, quando as encomendas de novas embarcações e plataformas não forem tão numerosas quanto agora. Hoje, há uma centena de sondas contratadas ou em operação no país. Muitas delas já estão próximas da parada para manutenção. 0 serviço, normalmente, é feito em estaleiros no exterior. Na nova resolução, o operador que optar pela manutenção num estaleiro brasileiro poderá incluir bens e serviços no índice de nacionalização. "Ao incorporar conteúdo local ao serviço de manutenção, esperamos atrair mais contratos para os estaleiros locais", diz Mafra. 0 texto fica em consulta até 14 de fevereiro. Em 5 de março, haverá audiência pública sobre as propostas. A nova resolução deve sair até o fim do trimestre.


65% DE NACIONALIZAÇÃO
É o índice médio de conteúdo local dos contratos de desenvolvimento de produção de óleo e gás firmados pela ANP. A proporção mínima é de 55%. Na atividade de exploração, a faixa vai de 37% a 55%.

ESTRELADO
O ator Samuel L. Jackson é a nova estrela de Hollywood a protagonizar campanha do CCAA. Astros como Bruce Willis, Megan Fox e Mike Tyson já participaram de anúncios do curso de idiomas. No filme, dois brasileiros passam vergonha por não dominar o inglês. Criação da NBS, estreia hoje.

TRANSFORMAÇÃO DE TAIS
A bela Tais Araujo se despede hoje dos cabelos longos que marcaram a personagem Penha, de "Cheias de Charme". A atriz fechou com a L*Oréal, marca com que mantém contrato, um concurso para escolher os novos corte e tom. Internautas votaram até ontem. Houve mais de 1,6 milhão de acessos ao site. A transformação, num salão de São Paulo, será transmitida na web. Venceram o corte 2 e a coloração A (chocolate).

PRAIA RETRÔ
A Auslãnder, de moda jovem, encomendou à Lenny Niemeyer linha de biquínis e maiôs com modelagem retrô para o alto verão. É a 1ª parceria entre as marcas. André Nicolau fotografou a modelo Daiane Conterato para a campanha, que estreia hoje em redes sociais e internet. A grife espera vender 10% mais em janeiro.

MATISSE
Acabou na quarta-feira, dia seguinte à estreia do BBB13, o estoque de 30 almofadas estampadas com pintura de Henri
Matisse na Guilha. As peças decoram a sala da casa. A rede têm três lojas no Rio. 

Petróleo
A LDC, de consultoria e sistemas em comércio exterior, fez aporte de R$ 1,7 milhão em tecnologias e melhoria de sistemas. A empresa carioca prevê crescimento de 30% este ano. Presta serviços no desenvolvimento de plataformas de petróleo.

Tecnologia
A Radix, de engenharia e TI, obteve a certificação CMMi nível 3, do Software Engineering Institute. Investiu R$ 1 milhão em consultoria, mudanças de processos e treinamento. No Brasil, só 19 empresas têm o reconhecimento.

Parceria
A Elekeiroz e a Oxiteno fecharam acordo com o INT. Vão desenvolver produtos. O instituto apoia projetos de quatro empresas nas áreas de energia e saúde. Somam R$ 7,7 milhões em aportes. Mês que vem, receberá R$ 2 milhões da CNI.

Em expansão
A filial do Rio da Starsoft, de tecnologia, cresceu 30% em 2012. Já é efeito da Copa 2014 e dos Jogos 2016, em razão dos projetos em turismo e construção. Este ano, a meta é avançar 40%. A empresa vai destinar 15% do faturamento à tecnologia e à contratação de pessoal.

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