sexta-feira, junho 14, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 14/06

RIO PLANEJA FÁBRICA DE CARROS ELÉTRICOS
Projeto da Renault-Nissan será em parceria com governo do estado, prefeitura, BR, Light e Ampla
Uma aliança entre Renault-Nissan, governo do estado, Rio Negócios (da prefeitura), Petrobras Distribuidora (BR), Light e Ampla promete implantar na capital fluminense a primeira fábrica de carros elétricos do Rio. Terça que vem, os parceiros assinam com o governador Sérgio Cabral o memorando de entendimentos que vai viabilizar o projeto. Carlos Ghosn, CEO do grupo Renault-Nissan, vem ao Brasil para firmar o acordo. O investimento da montadora é estimado entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões, informa Julio Bueno, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Nos últimos três meses, um grupo de trabalho com técnicos das empresas, do estado e da prefeitura se reuniu quatro vezes para pôr de pé o projeto. A próxima tarefa é achar na cidade do Rio, provavelmente na Zona Oeste, o terreno para abrigar a unidade. A intenção do grupo é multiplicar a frota de carros elétricos no estado. Mas o plano depende de incentivos e regulamentação do governo federal, que será chamado a participar. "Há um grande esforço também para criar condições de abastecimento dos automóveis. Daí a participação das distribuidoras de energia e da BR", diz Bueno.

R$ 2,6 BILHÕES
É o investimento da Nissan na fábrica em Resende (RJ), anunciada no ano passado. A montadora planeja, de início, produzir 200 mil veículos por ano. Serão gerados dois mil empregos diretos.

Imagina 1
A Fifa aperta o cerco às ações de marketing inspiradas na Copa das Confederações e na Copa 2014. Anteontem, um dos escritórios de advocacia que representam a federação notificou extrajudicialmente o restaurante Zacks, por uso indevido de marca no festival Burgers das Confederações.

Imagina 2
A ação, com sanduíches em homenagem aos países que participam da competição, foi cancelada no mesmo dia. Os produtos, que seriam vendidos de 12 a 30 de junho, já saíram do cardápio.

Imagina 3
É extensa a lista de palavras, expressões e imagens registradas pela Fifa no INPI. Copa das Confederações, Copa do Mundo, Brasil 2014 e Mundial 2014 estão entre os nomes exclusivos.

O Zacks foi notificado por marketing de emboscada por associação. A promoção fazia referência ao evento, o que é proibido pela Lei 12.663/2012, a Lei da Copa.

Inflação
O aumento das passagens de ônibus no Rio só vai bater no IPCA de junho, que sai mês que vem. Mas já ganhou da inflação. Desde o início de 2011, a tarifa básica subiu 22,9%, de R$ 2,40 para os atuais R$ 2,95. Pelos dados do IBGE, de janeiro de 2011 a maio deste ano (último resultado disponível), o IPCA-Brasil subiu 15,97%;e o IPCA-Rio, 17,24%.

Salário
A desoneração da folha de pagamentos no setor de hotelaria salvou o emprego de cinco mil trabalhadores, em pouco mais de um ano. "Foi o que 45 resorts do país não dispensaram dispensar na baixa estação. A renda do trabalhador cresceu, em média, 2,5%", diz Alexandre Sampaio, da Federação de Hospedagem.

Tarifa
Já o valor das diárias, segundo pesquisas do governo, não caiu. Sampaio diz que as tarifas têm a ver com fatores que encarecem os serviços, como a falta de sistema para compensar a sazonalidade. O assunto será debatido hoje em reunião com o MTur.

CHEIROSO
A Nivea estreia, quarta-feira, campanha da linha de desodorantes masculina em TV. Será estrelada, pela primeira vez, por Bruno Rezende,o Bruninho, levantadorda seleção brasileira de vôlei. O comercial, para o produto Dry Impact, é criação da Giovanni+ Draftfcb, efoi dirigido por Sebastian Borensztein, da Zeppelin Filmes.

É O FRIO
AJWT repaginou o Frio, ícone da publicidade nacional, na campanha do Festival de Inverno Pernambucanas.
O personagem nasceu em 1962. Cinco anos depois, HeitorCarillo compôs o inesquecível jingle “Quem bate? É o frio!”. O comercial fica no arde hoje até dia 25.

ELAS DECIDEM
As mulheres inspiraram a campanha que a seguradora Ca pem isa estreia hoje, na TV. A Element MKT usou o humor para lembrar situações cotidianas em que a decisão feminina prevalece. Os atores Rodrigo Candelot e Inês Viegas estrelam.

PALPITE
A Geneal estreia ação no Facebook amanhã. Vai receber palpites para os jogos do Brasil na Copa das Confederações; e premiar torcedores com uma ecobag e 20 cachorros-quentes. É criação da 55 Brasil. A rede espera vender 10% mais.

EXPANSAO
A Granfino, de alimentos, investe R$ 4 milhões para dobrar a área de logística, que passará a ocupar oito mil metros quadrados. Até 2018, a marca lançará cerca de dez produtos por ano. Em julho, chega a pipoca de micro-ondas, em cinco sabores. O grupo prevê faturar 10% a mais este ano.

POR FAVOR
A Chiclets transformou em produtos os “emotiguns”, carinhas que ilustram as embalagens da marca. Foi pedido dos clientes. A ação começa com seis modelos de fones de ouvido. A venda, via Facebook, mistura dinheiro e tarefas nas redes sociais. Cada fone custa R$ 351, mas o preço pode cair 90%, se o internauta cumprir 55 favores, como postar fotos.

Canadá
A gaúcha Basso embarcou para o Canadá 2.400 garrafas do vinho Monte Paschoal Frisante. Venceu licitação da LCBO, que cuida da venda de álcool em Ontário. Em cinco anos, 5% das receitas da vinícola virão de fora.

EUA
A Abicab, de chocolates e doces, registrou US$1,4 milhão em contratos após missão nos EUA, em parceria com Apex-Brasil. Cinco fabricantes participaram.

Livre Mercado
O Dia dos Namorados rendeu alta de 15% no movimento dos hotéis Panda (Botafogo) e Corinto (Vila Isabel) sobre 2012. A ocupação foi a maiorem cinco anos.

OApreciatti, restaurante e del li, espera elevarem 30% as receitas com a abertura no BarraShopping.

Sylvia Wachsner (SNA) fala sobre agronegócio e sustentabil idade, hoje, na ExpoSustentat, no Rio.

A Cetip criou aplicativo para iOS e Android. Tem simulador de taxa DI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário