segunda-feira, outubro 17, 2011

MAURILIO BIAGI FILHO - O etanol na hora da verdade


O etanol na hora da verdade
MAURILIO BIAGI FILHO
O ESTADÃO - 17/10/11

Temos de dar a mão à palmatória: infelizmente, não há produção suficiente de etanol para abastecer o mercado interno, muito menos para exportar. Ao contrário, já somos importadores líquidos do combustível reinventado por nós, brasileiros, em 1975.

A verdade é que chegamos ao fim de mais um ciclo. Nossa agroindústria canavieira entrou na era dos grandes grupos capitalistas internacionais, representados por transnacionais agroalimentícias, petroleiras e empreiteiras de capital nacional, que já controlam pelo menos 1/3 da nossa produção de açúcar e etanol. É uma mudança histórica.

Aparentemente, não seria impossível para os novos grupos sucroenergéticos investir para atender imediatamente à demanda adicional anual estimada de 3 bilhões de litros de etanol no mercado brasileiro, caso todos os veículos leves continuem consumindo esse combustível. Ocorre que as big oil companies não dão guinadas nem agem por impulso. Embora tenham grande poder de alavancagem, elas seguem planos de longo prazo elaborados por comitês econômico-financeiros e submetidos a conselhos naturalmente cautelosos. Isso já está ocorrendo. Recentemente, foram anunciados por diversas companhias novos investimentos na produção de etanol - nenhum para o curto prazo. Estamos numa fase de observação e expectativa. E não é para menos.

Relembrando, tivemos a crise de liquidez de 2008, a paralisação de projetos em razão do recuo de investidores, o encarecimento da mão de obra, o cultivo de mudas ruins em solos inadequados, o "abandono" de canaviais, além de secas e geadas. O resultado de tudo isso está refletido na queda da produção.

Embora seja uma lavoura extremamente segura, a cana segue no âmbito da agricultura em que uma quebra de safra pode significar crise de abastecimento. Na mesma área de pouco mais de 8 milhões de hectares, de 2008, estamos tendo este ano 15% menos cana do que o previsto. Considerando a média de 80 toneladas por hectare, a falta é de 120 milhões de toneladas. Se toda essa cana fosse transformada em etanol, teríamos quase 11 bilhões de litros do produto, ou seja, o bastante até para exportar.

Mesmo nas atuais dificuldades de abastecimento, temos um programa altamente vitorioso, cuja sobrevivência se deve ao mutirão que mobilizou uma extraordinária rede de parceiros desde a criação do Proálcool em 1975. As usinas tradicionais construíram destilarias anexas, o governo financiou dezenas de destilarias autônomas, as distribuidoras instalaram bombas de etanol nos postos, organizou-se o esquema da adição do etanol à gasolina e a indústria automobilística chegou ao motor bicombustível (flex).

Se pesarmos os altos e baixos, o Proálcool só foi adiante graças ao açúcar. Ao contrário do que se pensou inicialmente, nenhuma empresa ficou de pé produzindo somente etanol. Quando entraram em perigo, as destilarias autônomas passaram a produzir também açúcar, produto internacional capaz de atrair contratos e financiamentos de longo prazo. Se sobrou alguma destilaria autônoma, é exceção.

Foi assim que o Brasil encontrou a fórmula ideal para produzir um combustível veicular mais limpo que os derivados de petróleo. O modelo das duas pernas (açúcar e etanol) é tão seguro e eficiente que, para aumentar a produção do combustível alternativo, a Petrobrás só investe em usinas desse tipo. Além disso, a cogeração de eletricidade a partir do bagaço de cana foi outra saída encontrada pelas usinas para ampliar a renda do negócio. E logo vai começar o aproveitamento energético da palha da cana. São medidas que contribuem para a sustentabilidade do setor, mas que têm custos.

Resta a pergunta: se o preço do etanol está remunerando os produtores, por que não há uma corrida para produzir mais? A resposta é que, desde a quebra da paridade técnica etanol-gasolina, não são boas as perspectivas de longo prazo para a agroindústria canavieira. A presidente Dilma Rousseff sabe que a indústria do etanol rompeu a barreira técnica que a mantinha amarrada à gasolina. Enquanto o preço da gasolina não se altera há quase uma década, o custo de produção do etanol mais que dobrou no mesmo período. Aí está, na relação etanol-gasolina, o xis da questão. Sem encará-lo não sairemos do atual impasse.

Para despertar o inegável potencial de expansão da agroindústria canavieira, será preciso combinar medidas técnicas com decisões econômicas de longo alcance, o que implica emprego de instrumentos fiscais e creditícios próprios do governo. E este, consciente de que estamos numa encruzilhada, tomou medidas recentes para garantir o abastecimento. Mas já não bastam ações emergenciais, que se esgotam no curto prazo.

É necessário restabelecer a confiança entre a agroindústria canavieira e o governo. Sem um único representante dessa agroindústria neste momento crucial da nossa história econômica, a Agência Nacional do Petróleo esboça medidas ultrapassadas e corre o risco de andar na contramão da história.

Faz cada vez mais falta uma política industrial setorial adequada a uma matriz energética que priorize os combustíveis renováveis, em conformidade com acordos assinados pelo Brasil em organismos internacionais que trabalham pela despoluição da superfície do planeta.

É PRESIDENTE DA MAUBISA.

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