segunda-feira, janeiro 20, 2014

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 20/01

Venda de eletroeletrônicos para os EUA cai 34%
As vendas de produtos eletroeletrônicos para os Estados Unidos despencaram 34% nos nove primeiros meses de 2013.

Dados da Abinee (associação da indústria) mostram que as exportações passaram de US$ 1,3 bilhão de janeiro a setembro de 2012 para US$ 863 milhões no ano passado.

"O resultado é consequência da perda de competitividade da indústria", afirma o presidente da entidade, Humberto Barbato.

"O mercado americano é o mais cobiçado do mundo. Lá os preços alcançam os menores patamares por causa da disputa. Tem que ser competitivo para conseguir espaço."

A retração total dos embarques do setor ficou em 5,9% no período, com países asiáticos suavizando as perdas.

Componentes para equipamentos industriais foram os produtos que registraram a maior queda (-64%). "Possivelmente foi um contrato encerrado", diz Barbato.

"Se fossem aparelhos celulares, por exemplo, poderíamos falar em problema de um segmento específico, mas não é o caso", acrescenta.

A previsão para 2014 é que não haja recuperação nas vendas para o exterior. O dólar precisaria ficar ao redor de R$ 2,70 para elevar os embarques, segundo o executivo.

"Mas, mesmo se tivermos um câmbio favorável, será difícil recuperar mercado. Depois que se perde um cliente, conseguir cativá-lo novamente é complicado, pois ele teve um custo para encontrar um fornecedor quando você deixou de atendê-lo."

PREVISÕES
Os setores manufatureiro e de óleo e gás são as grandes apostas para este ano, de acordo com executivos ouvidos pela EIU (Economist Intelligence Unit) a pedido da consultoria Accenture.

Cerca de um terço dos entrevistados afirmou que essas áreas terão o maior crescimento em 2014. Agricultura (8%) e indústria aeroespacial e de defesa (6%) foram as menos citadas.

O levantamento também mostra que grande parte dos executivos pretende gastar mais do que no ano passado: 64% em investimentos totais e 75% em capital humano (contratações e treinamento).

Em relação aos temores, entrada de novos competidores no mercado e recessão em países importantes ocupam o topo, com 30%.
Foram ouvidas 1.041 pessoas em 20 países.

CORREDOR NORDESTINO
A Damha Urbanizadora, que atua com condomínios residenciais, vai construir seu primeiro empreendimento na Paraíba, na região metropolitana de João Pessoa.

Com investimento de R$ 30 milhões, o local terá 637 lotes em uma área de 466 mil metros quadrados.

O projeto faz parte dos planos de ampliação da companhia na região Nordeste, segundo José Paranhos, principal executivo do grupo.

"É o nosso quinto empreendimento no Nordeste. A região é carente de projetos com esse perfil, por isso é um mercado muito fértil."
O condomínio na Paraíba ficará ao sul da capital, no município de Conde.

"Esse corredor entre João Pessoa e Recife está em franca expansão industrial em vários segmentos, como o automobilístico, com a fábrica da Fiat", afirma Paranhos.

A montadora constrói a nova planta em Goiana (PE), na divisa com a Paraíba.

Com a previsão de lançar 12 residenciais neste ano, a Damha estima um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 840 milhões -alta de 20% em relação a 2013.

MODA ÍNTIMA
A rede de lojas de moda íntima Puket planeja abrir mais 40 unidades em todo o Brasil neste ano.
A expansão prevê 30 franquias da marca e 10 lojas compartilhadas com as redes Imaginarium, de objetos de design, e Balonè, de acessórios femininos.

"Esse modelo viabiliza a expansão em cidades do interior, que ainda não conhecem as marcas, e torna o ponto mais barato", afirma um dos sócios da Puket Adolfo Bobrow.

Em um ano e meio de parceria, foram abertas 28 lojas compartilhadas.

A rede pretende também ampliar sua atuação no exterior. Hoje, são apenas duas lojas na Venezuela.

"Estamos em negociação com três grupos que querem abrir franquias na Coreia do Sul", diz Claudio Bobrow, sócio da Puket.

O plano abrange países da América do Sul e da Europa, em especial Rússia, Grécia e França, principais importadores dos produtos.

126
é o número total de lojas da marca hoje

20%
é o crescimento no faturamento estimado para este ano

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