terça-feira, novembro 12, 2013

É possível uma educação pública de qualidade? - HERMAN VOORWALD

BRASIL ECONÔMICO - 12/11

Sim, é possível. Não há dúvida. Experiências recentes, dentro e fora do país, têm demonstrado que é possível. Trabalho, retidão nos princípios norteadores de todo e qualquer programa, de toda e qualquer ação, e conhecimento aprofundado do tema são pontos de partida desejáveis para serem tomados por todos aqueles que se lançam em tarefa tão importante.

Desejáveis como ponto de partida, não bastam,no entanto, para a formação de uma plataforma segura de onde devemos atuar com a máxima eficiência e eficácia possível. São necessários, a partir daí, elementos e ferramentas que atendam à questão da organização,do planejamento, da gestão de recursos, da gestão pedagógica e, certamente, da atenção direta necessária para com os alunos.

No estado de São Paulo, a gestão eficiente dos recursos tem nos possibilitado atender a um número maior de necessidades, investindo no que é fundamental, ampliando as margens para descentralização, imprimindo um ritmo mais ágil para o aproveitamento desses mesmos recursos e o encaminhamento de soluções.

Aqui também, a gestão pedagógica tornou-se sinônimo de programas e projetos que consolidam o currículo por meio de formação continuada, de avaliação em processo, que monitora muito de perto o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos, lançando mão de ações de recuperação e reforço de forma muito mais ágil.

A gestão pedagógica,no estado de São Paulo, tornou-se também sinônimo de parcerias exitosas, como a que, de forma simultânea, como programa Residência Educacional,abre a oportunidade de universitários e suas escolas de origem participarem da rica experiência do dia a dia das salas de aulas, ao mesmo tempo em que apoiam professores e alunos em suas atividades.

Por sua vez, a alfabetização aos 7 anos de idade - programa que se inicia -, passará, ainda em 2013, pelo seu primeiro teste,no momento em que os segundos anos serão avaliados pelo SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A escola de ensino integral vem consolidando de forma surpreendente o protagonismo juvenil, sobretudo quando cria as condições para que os alunos construam seus projetos de vida, como apoio constante de sua unidade escolar e de seus professores e tutores.

O VENCE - programa que articula o Ensino Médio ao Ensino Técnico, seja na forma integrada ou concomitante-tem nos revelado dados surpreendentes sobre a empregabilidade de seus formandos. E o Centro de Estudos de Línguas (CEL) alcança milhares de alunos, reforçando seus projetos de Formação profissional e proporcionando a todos um pouco mais de cultura. Quanto mais a sociedade estiver perto da escola - todos sabemos! -, mais ela será segura e de melhor qualidade.

O programa Escola da Família já organizou e organiza, desde sua criação,muitas atividades que buscam consagrar essa parceria e ampliar os laços de atuação. Pois bem, como quadro parcial de realizações até aqui descrito, talvez seja já o bastante para dar a todos uma ideia da complexa rede que envolve e inter-relaciona pessoas, recursos e programas. São cerca de 300 mil funcionários e 4,3 milhões de alunos.

Os números são grandiosos, tal qual os desafios diários inerentes da rotina das mais de 5 mil escolas. Talvez seja o bastante para demonstrar o grau de dificuldade com que nos deparamos quando nos propomos à elaboração e execução de políticas em diferentes áreas, sobretudo na Educação. Com isto,uma pergunta fundamental nos impulsiona, antes que qualquer outra: alguém é capaz de imaginar que tudo o que aqui foi descrito e muito mais possa existir sem o professor?

Certamente não. Há muitas décadas, governos e administrações vêm trabalhando com base em princípios norteadores que se diferem no tempo e no espaço. Nesse governo e nessa gestão, não nos acomodaremos enquanto não for feito tudo o que estiver ao nosso alcance para que o professor se sinta efetivamente valorizado, efetivamente reconhecido.

Não tenham dúvida de que é o aluno na sala de aula, em particular,e a sociedade, em geral, que sairão ganhando. Esperamos, assim, que as pessoas identifiquem, reconheçam na figura desse profissional um aliado na formação geral e positiva de seus filhos, e que devem, sempre, como registro de reconhecimento, dedicar-lhe todo respeito.

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