segunda-feira, agosto 05, 2013

Entre o protecionismo e o livre comércio - RODRIGO BOTERO MONTOYA

O GLOBO - 05/08

A inserção na economia internacional por meio da abertura ao comércio, ao investimento e à transferência de tecnologia constitui um objetivo central das políticas públicas na Colômbia. Tanto a política econômica como a política internacional refletem essa prioridade. De maneira gradual, ao longo de várias décadas, com interrupções ocasionais, o país descartou o conceito de economia fechada, inspirada no protecionismo, para aceitar a lógica do livre comércio.

A orientação em direção ao mercado mundial se manifesta na redução das tarifas alfandegárias, na subscrição de acordos de livre comércio e, mais recentemente, na conformação da Aliança do Pacífico, com México, Chile e Peru. Essas mudanças tiveram respaldo dos principais grupos políticos e do setor empresarial moderno. Portanto, pode-se afirmar que a preferência colombiana pela liberdade de comércio terminou por se converter numa política de Estado.

No Leste da Ásia, o conceito de livre comércio foi acolhido até pelos regimes comunistas de China e Vietnã. Na América Latina, por sua vez, é possível encontrar exemplares de arqueologia econômica em que se propõe viver com o que temos , cultivando a autarquia. Também subsiste no debate intelectual certa nostalgia por doutrinas protecionistas retrô, de 50 anos atrás.

A Aliança do Pacífico e o Mercosul representam formas diferentes de enfocar o livre comércio em nível regional. É pertinente perguntar se para a Colômbia teria sido preferível entrar no Mercosul, em lugar de promover um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos ou participar da Aliança do Pacífico.

No Brasil, observam-se sinais de descontentamento com o Mercosul tal como está concebido, quer dizer, como uma união aduaneira. Um editorial da Folha de S.Paulo de 12 de julho, sob o título Repensar o Mercosul , sustenta: Sem poder contar plenamente com as vantagens da união, o Brasil fica confinado a limites estreitos demais para negociar acordos por conta própria. Neste sentido, uma zona de livre comércio parece mais realista e mais adequada à situação atual do bloco. E Pérsio Arida, um dos economistas que contribuíram para desenhar o plano que pôs fim à hiperinflação brasileira em 1994, declara o seguinte em uma entrevista de 14 de julho para o Estado de S. Paulo : Considero que o Brasil obteria grandes benefícios com menor intervenção na economia, redução drástica na quantidade de subsídios às empresas e contração fiscal. A abertura comercial também ajudaria muito. Claro que existem impedimentos diplomáticos, como o Mercosul e outros. Mas considero que celebrar acordos de livre comércio com os sócios comerciais que contam - Estados Unidos, Europa e Ásia - seria mais produtivo que insistir no caminho do Mercosul. Isto é contrário à tendência dos últimos anos. Mas é um caminho que o Brasil deve percorrer. Isto é precisamente o que a Colômbia vem fazendo por meio dos TLC e o que pode fazer como integrante da Aliança do Pacífico.

Um comentário:

  1. Bruno Maffeo4:05 PM

    Excetuando os de autoria petista e afins, os diagnósticos sobre o cenário atual da economia brasileira (e da política também!) convergem para uma visão bastante negativa do futuro.
    É mais do que hora para buscar convergência também sobre o rumo a seguir de modo a evitar que essa visão se concretize. Obviamente, essa busca deve focar nas eleições de 2014.
    O risco de má governança foi assumido pelo eleitor brasileiro quando elegeu Lula em 2002 e 2006; Dilma Rousseff em 2010. Como era de se esperar, não está dando certo. Não se pode entregar um país complexo como o Brasil a pessoas sem o mínimo preparo para governar.
    No entanto, em cada oportunidade, uma avaliação objetiva e rigorosa teria indicado outro caminho.
    Tomara que, em 2014, o eleitor não cometa erro idêntico pois o que deverá ser corrigido, somado ao que deverá ser criado, exigirá enorme competência e, sobretudo, liderança e honestidade.
    Que tal começar, desde já, a fazer o plano para eleger com maioria consagradora (esmagadora!)o futuro presidente, garantindo-lhe, por meio de escolhas cuidadosas, margem de apoio no Congresso (Câmara e Senado) que dispense alianças espúrias? O mínimo a exigir é Ficha Limpa!
    Que tal fazer uma escolha baseada em desempenho passado, refletindo o que já realizou enfrentando desafios internos, externos, políticos e econômicos?
    Que tal pensar em Fernando Henrique Cardoso?
    VOLTA FHC !!!

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