sábado, agosto 10, 2013

A agonia do trem-bala - ANTONIO DIAS LEITE

O GLOBO - 10/08

Segundo se noticia, a presidente Dilma Rousseff reuniu quatro ministros para discutir mais um adiamento do prazo de entrega de propostas para a licitação do TAV (trem-bala) marcada para 16 de agosto.

O que se pergunta é por que não cancelar de uma vez essa ideia estapafúrdia que se arrasta desde 2007.

O TAV Rio-Campinas é, por si só, um grande empreendimento que, como tal, requer estudo de viabilidade, o que foi feito por consorcio anglo-brasileiro e, a seguir, anteprojeto de engenharia e projeto executivo, que ainda não foram feitos. O orçamento preliminar, repetidamente revisto, é, ainda, insuficiente para análise da conveniência do empreendimento, em função do alto risco que envolve.

A linha férrea passa por terrenos montanhosos e atravessa 32 municípios, na sua maioria densamente povoados. Túneis e viadutos são parte relevante no orçamento vigente, e os gastos com desapropriações e correção de danos ao meio ambiente são imprevisíveis, uma vez que dependem de inevitáveis disputas judiciais. O prazo de execução de tal obra é, por conseguinte, incerto, o mesmo ocorrendo com a sua rentabilidade e as tarifas necessárias.

Tratando-se de empreendimento de grande dimensão para o cenário brasileiro, há que analisá-lo como parte do sistema nacional de transportes de passageiros bem como pela sua repercussão na economia do país. As recentes manifestações populares colocaram no centro das reivindicações a melhoria da mobilidade urbana. Em artigo anterior (05/07) procurei comparar os benefícios de um conjunto de projetos de mobilidade urbana com os que seriam propiciados pelo TAV. O pressuposto era que os recursos requeridos pelo TAV fossem aritmeticamente da mesma ordem de grandeza do que aqueles necessários à duplicação das redes de metrô nos principais centros metropolitanos. Enquanto o TAV atenderia a 20 mil usuários por dia, os metrôs atuais, que servem a 4,5 milhões, poderiam vir a duplicar esse número. Há quem recuse esse raciocínio, do ponto de vista dos dispêndios, com a alegação de que a maioria dos investimentos no TAV viria de empresas do exterior, sendo especificamente a ele destinados. Na realidade essa parcela vem decrescendo ao longo do processo e o governo vai anunciando participação crescente nos riscos do projeto.

O governo federal, na coordenação ou na própria execução de investimentos em infraestrutura, nos últimos anos, tem demonstrado inequívoca incompetência na gestão de recursos e na condução das obras que não se concluem e, por consequência, permanecem inúteis. Seria temerário envolver-se e dar inicio a mais um projeto, neste caso de alta tecnologia, que nos conduziria a uma obra de futuro incerto. Seria ainda um contrassenso para um governo populista, quanto ao alvo dos benefícios, e na atual conjuntura econômica nacional.

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