terça-feira, junho 04, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 04/06

Consumidor poderá pesquisar empresa no SPC
Mais de 50 anos depois de ter sido criado para auxiliar empresas a fiscalizar consumidores, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) permitirá o caminho inverso.

Um site de comercialização de dados que será lançado na quinta-feira terá ferramentas para uma pessoa física acessar informações cadastrais e o comportamento de mercado de companhias antes de efetuar negócios.

Será possível verificar, por exemplo, se a empresa tem CNPJ ativo, quem são os sócios, casos de inadimplência e ações judiciais ligadas à falta de pagamentos.

"É uma solução na hora de fechar negócios com buffets' de casamento, estúdios de fotografia e agências de viagens", diz o gerente de produtos do SPC Brasil, Bruno Lozi.

"Só empresários tinham a possibilidade de consultar informações para evitar riscos", afirma o superintendente do SPC, Nival Martins.

"O consumidor precisava assinar um contrato de pelo menos um ano, com um valor significativo, o que era inviável para quem não faz transações com frequência."

O acesso será pré-pago. A compra de créditos varia de R$ 9,90 a R$ 199,90.

Além da consulta de empresas "fichas-sujas", haverá um canal para negociar dívidas.

O consumidor endividado poderá centralizar no site a conversa com variadas companhias. Aprovadas as condições, os boletos serão gerados ali mesmo para pagamento.

O usuário também poderá receber alertas se for incluído no cadastro de inadimplentes ou caso haja tentativas de fraudes com seu CPF.

Para Lozi, empresas que já usam o sistema também serão beneficiadas com a compra on-line, porque não precisarão mais passar por burocracias para ter acesso a dados.

PELE TROPICAL
A Fendi é a mais recente grife de luxo a operar sua marca diretamente no país, que conhece desde a década de 80 apenas com representantes, como a antiga Daslu.

Parte do grupo LVMH desde 2001, a Fendi é também a última grife importante do conglomerado a abrir uma loja em São Paulo (no shopping Cidade Jardim).

Por ora, não há planos para outras unidades.

"Vamos ver primeiro como se desenvolve essa loja", diz o CEO global Pietro Beccari. As taxas de importação no Brasil não são obstáculos pequenos, afirma. "Mas é possível que o Rio seja a próxima cidade [onde abrirá], embora Brasília também seja interessante para o luxo."

Todos os produtos da grife serão vendidos no país, inclusive aqueles que os brasileiros mais buscam no exterior: as bolsas e as peles.

"A pele é a essência do nosso luxo. Somos a única marca com ateliê próprio de alta peleteria, que produz 70% das peças. O restante é feito em outros locais, mas sempre na Itália", afirma.

"Por isso, Karl Lagerfeld [estilista da Chanel] nos escolheu e continua a desenhar para nós."

ECONOMIA AVALIADA
A parcela de brasileiros que consideram boa a situação econômica do país diminuiu de 48% em abril para 42% em maio --o menor índice desde o final de 2010, segundo pesquisa da Ipsos.

Desde dezembro, a avaliação registrou queda de 15 pontos percentuais. Argentina e México seguem um caminho semelhante, com retração de seis pontos cada um desde o último mês de 2012.

Também houve uma diminuição de dois pontos percentuais, de abril para maio, no número de brasileiros que dizem que a economia se fortalecerá nos próximos meses.

Apesar da queda, os consumidores do país foram os mais otimistas, com 68% confiantes no futuro. A média global foi de 23%. Na Argentina, no México e na China, 38% disseram que a economia deve melhorar.

Foram entrevistadas 18.331 pessoas em 24 países. No Brasil, 1.000 consumidores foram ouvidos. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Observatório... O turismo de observação de baleias em Santa Catarina, realizado principalmente no litoral norte e proibido há pouco mais de 15 dias pela Justiça Federal, fez o governo do Estado convocar uma reunião na semana passada para discutir o assunto.

...de baleias A administração decidiu recorrer da decisão judicial, que considerou inseguras as condições para os turistas e os animais marinhos. Para o governo estadual, o serviço possui controle rigoroso e fiscalização frequente.

Brinquedo na linha A Ri Happy, rede de varejo de brinquedos, investirá cerca de R$ 15 milhões neste ano em seu e-commerce. Com o aporte, a empresa espera vender pela internet, em 2013, quatro vezes mais do que em 2012. Atualmente, as vendas on-line representam 5% do total.

Sociedade O BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão tem um novo sócio. Maurício Pessoa, que atuou no contencioso judicial, fará parte da equipe da área trabalhista do escritório de advocacia na cidade São Paulo.

Lençóis... As vendas do setor de cama, mesa e banho do comércio atacadista de São Paulo cresceram 1,1% em maio, ante abril, segundo o sindicato do setor. É a segunda alta consecutiva do segmento, após três meses de queda.

... em alta Em janeiro deste ano, o setor havia registrado uma retração de 8%. No mês seguinte, contabilizou resultado negativo de 3,8% e, em março, a retração foi de 2,7%, sempre na comparação com o mês anterior.

Apoio... O InCor (Instituto do Coração) e o HCor (Hospital do Coração) vão apoiar o Movimento Ame o Coração. Ações conjuntas irão estimular práticas saudáveis de vida dos consumidores para prevenir as doenças cardiovasculares.

...saudável Entre as iniciativas previstas, está a realização de um mutirão de avaliação de risco cardíaco da população na estação Sé do metrô de São Paulo, além de cursos gratuitos abertos ao público sobre a saúde do coração.

Recepção... Depois de lançar latas coloridas em alusão à Copa das Confederações, a Coca-Cola Brasil inaugurará nesta semana espaços personalizados tendo o torneio como tema nos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Brasília.

...colorida A novidade estará na área das esteiras e dos corredores que dão acesso ao embarque e ao desembarque. A ação planeja aproveitar o grande fluxo de pessoas que circularão nos aeroportos durante a competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário