quinta-feira, junho 20, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 20/06

MANUAL DE CONDUTA EM TEMPOS DE PROTESTOS
Entidades empresariais sugerem fechamento antecipado a negócios no caminho das manifestações previstas para hoje

Tal como na esfera política, a perplexidade do mundo corporativo com as manifestações dos últimos dias também é grande. A mobilização do 17 de junho no Rio pegou de surpresa entidades empresariais. Ontem, véspera de outra provável grande passeata, os líderes orientavam associados. A Firjan, que representa a indústria fluminense e tem sede no Centro, decidiu encerrar o expediente às 13h hoje. Em nota à coluna, a federação se limitou a dizer que “manifestações políticas fazem parte da vida de um país que conquistou a democracia”. O SindRio, de bares e restaurantes, publicou no site orientações aos empresários. Aos que estão na rota das manifestações, sugeriu a liberação dos funcionários e o fechamento antecipado. Os clientes, completa, devem ser avisados. O sindicato declarou apoio aos estudantes, não ao vandalismo. Nos arredores da Alerj, o bar Ao Vivo foi depredado na noite de segunda-feira. Presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, diz que “manifestações pacíficas são justas”. Mas não esconde a preocupação com as vendas do comércio do Centro do Rio, se os protestos virarem rotina. A orientação aos lojistas é fechar as portas, ao menor sinal de confusão.

Crédito ANTIVÂNDALOS
Aldo Gonçalves, do CDL-Rio, pediu e Domingos Vargas, da AgeRio, aceitou. A agência fluminense de fomento vai financiar empresários que tiveram lojas depredadas nos protestos da última 2ª feira.

ROMANCE DE LUAN
Luan Santana estrela a nova campanha da Suvinil, marca de tintas da Basf. Parceria com a Som Livre, o comercial apresenta “O amor coloriu”, novo hit do sertanejo. A letra conta a história do namoro do cantor com Jade Magalhães. Após a estreia do filme, no domingo, a canção estará disponível para download no site da Suvinil. A NBS assina; a O2 produziu.

‘WI-FI’
O Rio Estado Digital, projeto de acesso gratuito à internetda Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, vai virar PPP. A parceria público-privada está em testes com a Oi, no Maracanã. A Sect investirá R$ 500 mil em um ano. Quer passarde 15 para 50 redes ativas no período.

Leilão
O prédio histórico da Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio, na Glória, vai a leilão, dia 28.

É decisão da juíza Fernanda Duarte da Silva, da 3ª Vara Federal de Execuções Fiscais. O imóvel foi avaliado em R$ 28,48 milhões. Leonardo Schulmann vai comandar o pregão.

Compras
O Programa Compra Rio, da Sedeis, faz Rodada de Negócios Multissetorial, terça, em Nova Iguaçu.

Granfino e Compactor estão entre as âncoras. A previsão é movimentar R$ 60 milhões. Há demanda por material gráfico e produtos químicos, por exemplo.

Expansão
A Lupalupa, de óculos e relógios, fechou 15 contratos na ABF Franchising Expo. Outras 15 franquias estão em fase de conclusão. Com mais seis filiais negociadas fora da feira, a rede passará de 36 para 72 lojas este ano.

Peru
As vendas da indústria de software peruana para o Brasil são a aposta da Peru Service Summit, feira de exportação que acontece esta semana, em Lima.

A expectativa é movimentar US$ 4 milhões entre empresas dos dois países.

Livro
A editora Aeroplano se uniu ao Grupo 5W. Em outubro, lançam o selo Livro Elétrico, de e-books interativos.

Revitalização 1
A Alerj aprovou, anteontem, o Projeto de Lei 3.216/2010 do então deputado Christino Áureo (PSD), hoje secretário estadual de Agricultura. O texto dá incentivos tributários à transformação de áreas degradadas em condomínios industriais. Estão na mira, por exemplo, terrenos vizinhos a comunidades pacificadas.

Revitalização 2
A intenção é atrair fundos de pensão e imobiliários para novos empreendimentos. As áreas devem ter, ao menos, 1,5 milhão de metros quadrados e abrigar 15 empresas. O ICMS pode cair a 11% da alíquota cheia. A lei, agora, aguarda sanção de Sérgio Cabral.

PARA DEITAR
A Ortobom estreia na 2ª feira a campanha Conforto Completo, que mostra as diferentes opções de colchões da marca. Com o mote “Tudo para o sono dos seus sonhos”, as peças serão veiculadas em TV, impressos e pontos de venda. A Squadro assina. A rede espera alta de 10% nas vendas.

CASÓRIO
A La Boda by Pat Weimann apresenta amanhã a nova coleção de vestidos de noiva. A marca tem loja no Shopping Itanhangá (Barra). Vende, por mês, até 20 vestidos sob medida e até 35 prontos. Os modelos não saem por menos de R$ 2 mil. A campanha circula em site, redes sociais e catálogo.

Moda íntima
A Fevest, feira de moda íntima, praia e fitness em Nova Friburgo (RJ), deve receber oito mil visitantes na edição 2013, em agosto. São dois mil a mais que em 2012. A previsão é fechar R$ 43,2 milhões em negócios, alta de 20% sobre o ano passado.

Cama e mesa
A Alfaias, de cama, mesa e banho, abre loja ainda este mês no Barra Shopping. Em julho, chega ao Rio Design Barra. Juntas, receberão investimento de R$ 1,5 milhão. Até o fim do ano, virão mais quatro unidades. Em 2014, outras dez.

Renovada
A Josefina Rosacor, de acessórios femininos, está com novas logomarca e identidade visual. Até o fim de junho, as 14 lojas da marca estarão repaginadas. O Petit Pois Estúdio assina. No 2º semestre, chega o novo projeto arquitetônico.

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