FOLHA DE SP - 13/05
Todos ficam preocupados com o direito dos bandidos. E os direitos de quem trabalha?
A população está entregue às traças, enquanto nos palácios, gente inteligentinha de todo tipo (com o mesmo caráter da aristocracia pré-revolucionária de Versailles) discursa sobre "direitos humanos dos bandidos", toma vinho chileno, paga escola de esquerda da zona oeste de São Paulo que custa 3 mil reais mensais e vai para Nova York brincar de culta.
A inteligência ocidental está podre, mergulhada em seus delírios de reconstrução do mundo a partir de seus três gnomos Marx, Foucault e Bourdieu.
Nós, desta casta de ungidos, desprezamos o povo comum porque pensamos que o que eles pensam é coisa de gente ignorante.
Outro dia fui abordado por um frentista num posto perto da minha casa na zona oeste (perto daquela praça destruída aos domingos pelas bikes --"bicicletas" na língua de pobre). Ele disse: "O senhor não é aquele filósofo da televisão?". E continuou: "Não pense que porque somos proletários, não entendemos o que o senhor fala na televisão".
Quem advinha do que ele queria falar? Este posto sempre foi 24 horas e agora não é mais. Por quê? Disse ele que estavam todos, do dono aos funcionários, cansados de serem assaltados toda noite. Disse ele: "O ladrão vem na sua moto, para, põe a arma na nossa cara, rouba tudo, ameaça nos matar e vai embora. Nada acontece".
E mais: "E fica todo mundo preocupado com o direito dos bandidos. Onde ficam os direitos de quem trabalha todo dia?".
Vou dizer uma blasfêmia, dirão alguns dos meus amigos da casta inteligentinha: se preocupar com direitos dos bandidos é apenas um modo chique de continuar se lixando para o "povo", assim como os coronéis nordestinos sempre se lixaram, a diferença agora é que a indiferença para com o destino das pessoas comuns vem regada a vinho chileno e leituras de Foucault.
A "elite branca letrada" é completamente indiferente para com o destino desse frentista.
Ele pede para que a polícia "acabe com os bandidos para ele poder trabalhar e a mulher e filhos dele não serem mortos". Ingênuo? Simplista? Talvez, mas nem por isso menos verdadeiro na sua demanda "por direitos".
A verdade é que estamos mergulhados num blá-blá-blá pseudocientífico das razões que levam alguém a ser bandido, seja qual for a idade, e enquanto isso esse frentista se ferra.
O que terá acontecido, que de repente a elite letrada e pública ficou tão "sensível ao sofrimento social" e tão indiferente ao sofrimento desta "pequena gente honesta"? Até escuto alguns de nós dizer: "São uns mesquinhos que só pensam nas suas vidinhas". Quem sabe alguns mais anacrônicos arriscariam: "Isso é resquício do pensamento pequeno burguês".
A verdade é que nós estamos pouco nos lixando para o que essa gente que anda de metrô, trem e quatro ônibus sofre. Todo mundo muito "alegrinho" com a PEC das empregadas domésticas, mas entre elas e os bandidos a vítima social são os bandidos.
A pergunta que não quer calar é: por que em países islâmicos, por exemplo, com alto índice de pobreza, não existe criminalidade endêmica? Será que tem a ver com medo da terrível punição corânica?
Dirão os inteligentinhos que a causa da criminalidade é social. Hoje em dia, "causa social" serve para tudo, como um dia foram os astros e noutro a vontade dos deuses.
Não nego que existam componentes sociais de fome e sofrimento na causa do comportamento criminoso, mas ninguém mais leva em conta que a maioria que vira bandido porque não quer trabalhar todo dia como esse frentista.
Ser bandido é, antes de tudo, um problema de caráter. E esse frentista, pobre também, sabe disso muito bem, só quem não sabe é minha casta de inteligentinhos.
O que dirão os inteligentinhos quando esse contingente de verdadeiras vítimas sociais do crime começarem a se organizar e matar os bandidos a sua volta? Pedirão a alguma ONG europeia para proteger os bandidos dessa gente "mesquinha" que só pensa em sua casinha, seus filhinhos e seu dinheirinho?
Acusarão essa gente humilhada e assaltada de não ter "sensibilidade social"? Dirão que soltar bandidos na rua é "justa violência revolucionária"?
A pergunta é porque uns querem trabalhar e viver honestamente e os outros não querem?
ResponderExcluirÉ uma questão de caráter? Em uma porcentagem, pode ser. Mas aonde ou porque foi criado esse caráter criminoso ou vagabundo?
Nós poderemos dar mil voltas em perguntas, mas sempre teremos a resposta que em algum momento o lado social falhou.
Zerar esses crimes me parece impossível - ver EUA ou países com IDH altíssimos - mas diminuir para um índice aceitável - sempre passará pelo social.
O João de Deus é inteligentinho.
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ResponderExcluirO Pondé é um péssimo aluno: faltou às aulas principais de filosofia, pois conhecer é sempre conhecer pela causa. Não se trata de justificar a atitude do bandido e de deixá-lo impune, nem dizer que bandidagem é força revolucionária, pois os criminosos não exigem para si nada mais do que o que é também interesse da classe média burguesa: carro, uísque e roupa de marca.
ResponderExcluirA questão é simplesmente tentar entender porque algumas são pessoas a agir de forma completamente irracional, violenta, ou de qualquer forma onde o fronteiriço da moralidade seja deitado por terra, na esperança de, graças ao conhecimento, poder mudar essas condições. Sejam condições sociais e históricos, sejam sobre a própria natureza reprimida pelo signo da barbárie ocidental (a civilização).
Como diz o Wilhelm Reich, o Pondé é o típico de Zé-Ninguém, que por não conseguir entender tem medo de Foucault e de Marx. Esse texto devia ir para a sua série: como filosofar com uma cruz.
Em palavras mais grossas: o Pondé é um cabaço!
Ponde, otimo texto..vc e um oasis neste deserto de ideias que se tranformou o Brasil . Basicamente , todos nos nos movemos pra atrair o prazer ou para rechaçar a dor. Pleasure or pain. Alguns criminosos se motivam pela adrenalina, o conforto e status social do banditismo em suas comunidades e é claro o prazer proveniente . e claro sabendo da impunidade de um estado fraco , ou seja , sem dor melhor ainda. O Brasil e um pais que sempre atraiu criminosos, vide batisti e outros. A lei , a ordem e a honetidade sao coisas de burgueses, e os engenheiros socias que comandam o Brasil repudiam esses valores,
ResponderExcluirÉ claro pra muitos que a maior, não a única, causa da violência é a diferença socioeconômica, que se inicia pela lei da herança, onde um sujeito, que ainda não demonstrou seu mérito, recebe um berço de ouro.
ResponderExcluirÉ posto pra todos que se propõem a ver que os criminosos buscam aquilo que lhes foi negado desde o berço. Se a criminalidade se desse só por mal-caratismo não se noticiaria aqueles que matam e levam pertences.
Talvez a análise da música "Um homem na estrada", do grupo Racionais MC's, nos dê uma ideia da fábrica de criminosos.