quinta-feira, maio 16, 2013

A presidente Dilma na era do atropelo - MARCO ANTONIO ROCHA

ESTADÃO - 16/05

Os leitores já se deram conta de que o governo da presidente Dilma está num frenesi de iniciativas realizadoras que ameaça levá-lo a tropeçar nos próprios pés. E não é apenas por estar de olho na reeleição, embora isso alimente o atropelo. Mas qualquer outro governante brasileiro teria de saltar em seu cavalo branco e disparar em todas as direções, pois o País está ficando para trás em tudo.

O motivo pode ser resumido numa palavra: atraso. Tudo era para ontem no Brasil. Tudo o que faz um país ou uma economia avançar está atrasado. A evidência do atraso, que se apresenta para todos nós, em praticamente todos os setores de atividade, é especialmente exasperante para os governantes que têm diante de si, na melhor das hipóteses, só oito anos para tirar décadas de atrasos, em alguns casos, mais de cem anos.

E o pior é que as reviravoltas da política nacional geram novos e desnecessários atrasos - como ocorreu com os leilões para exploração de áreas possivelmente petrolíferas, paralisados durante cinco anos porque o governo Lula achou que petróleo era um negócio que deveria ser exclusivo da Petrobrás, e não o queria entregue à iniciativa privada, eventual ponta de lança do "imperialismo ianque" e das "sete irmãs" (que nem existiam mais).

Agora que os fatos da vida deram uma clara comprovação de que a Petrobrás nunca conseguirá recursos suficientes para a imensa tarefa de que o governo pensava incumbi-la, é possível que até áreas do pré-sal acabem leiloadas para o setor privado. Mas o tempo perdido é a coisa mais cara do mundo, por irrecuperável.

Além de recursos materiais, qualquer país, para igualar-se aos níveis, ao menos medianos, de desenvolvimento do mundo atual, precisa empenhar-se firmemente em algumas coisas fundamentais e mantê-las up to date: educação, é a principal; saúde-saneamento; justiça; segurança pública - essas quatro são da esfera, principalmente, das instituições e dos governos. O quinto fator de desenvolvimento, que também depende dos governos, no que se refere à sua regulamentação, mas que pode ser tocado com sucesso pela iniciativa privada ou em regime misto, é a infraestrutura.

Convido o leitor desapaixonado a se distanciar de suas preferências políticas, pelo tucanato, pelo petismo, pelo peemedebismo, pelo socialismo, pelo capitalismo, ou qualquer outro ismo, e dar uma olhada naquelas cinco coisas no Brasil para dizer, de sã consciência, em qual delas estamos, como país, atualizados.

Em nenhuma delas. Estamos atrasados em tudo o que é fundamental para entrar na era do desenvolvimento sustentado, de que falam e prometem nossos governantes e nossos candidatos a governantes.

Na verdade, todos os governantes - da União, de Estados e municípios - só têm uma resposta para o público e os jornalistas que apontam para os atrasos em quase tudo: "estamos providenciando", ou, estamos construindo tantas escolas, tantos tribunais, tantas creches e postos de saúde, tantas cadeias, tantas estradas.

Ou seja, só daqui a não se sabe quantas décadas o País estará minimamente estruturado. Se os deuses colaborarem, porque, na verdade, já ficou para trás até na comparação com vizinhos da América do Sul.

Não temos os meios, as ferramentas para ingressar na era do desenvolvimento sustentado, por isso tivemos, recentemente, a partir dos governos FHC, Lula e agora Dilma, de entrar na era do atropelo. Na era de tentar fazer em 5 anos ou menos o que deveria ter sido feito e não foi nos últimos 50. Os portos decadentes, as ferrovias decadentes, as estradas, aeroportos e até estádios de futebol decadentes - são o hardware do Brasil, que até se pode consertar com muito dinheiro. O problema é o software: educação, justiça, segurança, saúde, manejado hoje por pessoas que receberam educação deficiente.

A presidente quer que todo o dinheiro do pré-sal vá para educação? Ótimo, um dia é preciso começar.

Um comentário:

  1. JOÃO DE DEUS9:51 AM

    Acredito que estamos na era do atropelo, desde Juscelino. Os militares também fizeram muito pela infraestrutura até 1973 (no atropelo) Dai fomos atropelados pelo auto custo do Petróleo. É interessante notar que tem muita gente "boa" que é contra que a verba do pré-sal para educação, eles alegam que na educação já tem verba o suficiente - o que falta é competência.

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