quarta-feira, abril 10, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 10/04

ALIMENTOS EM TRÉGUA NUMA INFLAÇÃO ESPALHADA
Preço das matérias-primas agrícolas, que afetam itens industrializados, caíram no trimestre, ao contrário dos in natura

É generalizada a tendência de alta da inflação ao consumidor, sugerem os índices de preços da Fundação Getulio Vargas. Em março, sete em cada dez (71%) produtos ou serviços pesquisados pela FGV ficaram mais caros; em fevereiro, eram dois em três (66%). "Estamos longe de uma inflação exclusiva dos alimentos. Serviços e outros preços também sobem. Esse índice de difusão traduz um processo inflacionário autêntico, que é quando muitos itens ficam mais caros", diz Salomão Quadros, economista da FGV. Preocupação da hora, os alimentos parecem estar a caminho de uma trégua. É que a escalada de preços dos produtos in natura contrasta com a queda das matérias-primas agrícolas, base dos alimentos industrializados. Enquanto o tomate subiu 109% no atacado no 1º trimestre, a soja (base de rações de aves e suínos) caiu 23%. A batata ficou 46% mais cara, mas o arroz caiu 13%, e o milho, 10%. O trigo (do pão e das massas) subiu 4% no trimestre, após cair 2% em março. Como a redução dos preços se intensificou no fim do trimestre, os efeitos devem chegar ao varejo a partir de abril.

-6,88% NAS MATÉRIAS-PRIMAS
Os agrícolas que são a base dos alimentos industrializados caíram de preço no atacado no 1º trimestre, diz a FGV. Já os produtos in natura dispararam 26,94%.

Fertilizantes
Embrapa e Calderon Consulting assinam parceria amanhã. Darão assessorias técnica e industrial a empresários que quiserem transformar resíduos de aves e suínos em fertilizantes.

Colher de chá
A Procuradoria Geral do Rio publica amanhã na internet a lista de imóveis indicados a leilão por débitos com
IPTU, ISS, ITBI e multas. Nenhum deles será vendido até o fim do prazo do PPI Carioca, espécie de Refis da prefeitura. Quem fechar acordo sai da Dívida Ativa e preserva o bem.

Em tempo
O prazo para negociação com a Fazenda municipal termina no 2º semestre. Há desconto de 70% nos juros para quitação à vista dos débitos; e de 50% a prazo.

Na rede
A TIM vai investir R$ 345 milhões no Estado do Rio este ano. Os recursos vão para melhorias na rede e infraestrutura. As zonas Norte e Oeste da capital e a Baixada Fluminense são prioridade. Ao todo, a operadora vai instalar 132 novas antenas 2G e 184 3G.

‘The weather’
A Defesa Civil do Rio terá SMS gratuitos com alertas e previsão do tempo em inglês, a partir de julho. Já fechou com Claro, Oi, TIM e Vivo. Em português, o serviço tem 40 mil usuários.

Telecom
Embratel e Rio Negócios assinaram anteontem. A operadora vai fornecer serviços à agência municipal. O pacote inclui conectividade entre computadores, telefonia local e longa distância.

Em Minas
O governo mineiro apresenta amanhã o PróMunicípio. Só este ano, o programa vai destinar R$ 2,2 bilhões em investimentos a cidades de Minas. O aporte em saúde será de R$ 1,58 bilhão.

De carro 1
A Honda vendeu 27,6 mil veículos de janeiro a março. Foi alta de 19% sobre o 1º tri de 2012. Civic liderou, com 10.186 unidades vendidas.

De carro 2
A Unidas será a locadora de automóveis do Rock in Rio 2013. Fornecerá carros para produção e artistas.

Livre Mercado
A Brasilcap pagou a um morador de Porto Alegre, no fim de março, um prêmio de R$10 milhões. É o maior da história do setor de capitalização do país. No 1° tri, foram R$ 35 milhões distribuídos. Alta de 15%.

A Embratur terá estande do Brasil no 3° Festival Latino Americano de Cozinha, de hoje a sábado, no Chile. Os chefs Alex Atala e Helena Rizzo vão participar. Aporte de R$ 55 mil.

As sandálias Ipanema (Grendene) estrearam ontem no e-commerce da americana Victoriás Secrets. Há dois modelos da marca brasileira à venda: Maya Sandal e Neo Love.

ABRAÇO DE URSO
A Coca-Cola estreia amanhã, em TV, a campanha em homenagem ao Dia das Mães. Com criação da WMcCann e produção da Vetor Zero/Lobo, é o primeiro filme feito por brasileiros com ajá tradicional família de ursos polares da marca. A sugestão é dar um abraço de urso nas mães.

DESEJO DE INVERNO
A City Shoes, de calçados e acessórios, lança hoje a coleção “Desejo”, para o outono-inverno 2013. A campanha, em mídia impressa, e o catálogo têm a modelo Mariana di Britto em fotos de Tomas Rangel. A rede espera alta de 15% nas vendas. Hoje, tem 102 lojas. Até junho, virão mais três.

COMERCIAL
A construtora Mega 18 lança o empresarial Fontana di Successo, na Taquara, na 2ª quinzena deste mês. Terá 358 salas e 14 lojas. Deve bater R$ 55 milhões em vendas. A Kindle criou campanha. 

Em obras
Começou ontem a reforma do pátio de aeronaves do Santos Dumont. De início, uma área de 13.900 m2 será demolida. A Infraero pagará R$ 32,87 milhões à Alves Ribeiro. A obra vai até 2015.

Aluguel
A imobiliária Apsa faturou R$ 59,3 milhões no ano passado. Foi alta de 6% sobre 2012. Na área de locação, a receita bruta cresceu 13,95%.

RESIDENCIAL
A construtora Leduca apresenta o residencial Up Méier, próximo ao NorteShopping, também na 2ª metade de abril. Com 36 unidades, incluindo seis coberturas duplex, deve somar R$18 milhões em vendas. Terá área de lazer com piscinas, sauna,espaço gourmet e salão de jogos. A Percepttiva assina campanha para mídia on-line.

Acelerou 1
A Patrimóvel vendeu 1.150 imóveis no mês passado. As unidades valiam, ao todo, R$ 400 milhões. No primeiro trimestre, a imobiliária registrou crescimento de 26% sobre um ano antes.

Acelerou 2
Já a Lachter, especializada em imóveis de luxo, bateu R$ 360 milhões em vendas de janeiro a março. Foi alta de 20% sobre o 1º tri de 2012.

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