terça-feira, março 12, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 12/03

Sem crescer em 2012, fabricante de ovos busca alternativas
Depois de um 2012 sem crescimento nas vendas de produtos de Páscoa, o setor espera para este ano um avanço médio de 5% em 2013.

"É apenas uma projeção do que ouvimos de nossos associados. Uns projetam alta de 2% ou 3%. Calculamos uma média ponderada pelo que produzem", diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente do setor de chocolate da Abicab (associação da indústria de chocolate e outros).

As vendas se concentram na última semana anterior ao evento, em particular nos últimos dois dias.

"O brasileiro deixa para a última hora", diz. Não é para menos, as lojas partem para promoções conforme a Páscoa se aproxima. A Abicab afirma não ter estimativa das perdas com ovos quebrados e sobras, que dificultam a negociação com o varejo.

Empresas têm buscado alternativas para engrossar as vendas, como colocar brindes por fora dos ovos.

A Vonpar, do Rio Grande do Sul, foi além e decidiu deixar o negócio de ovos.

"Vamos sair da grande perda do fim da Páscoa e aproveitar a época para vender nossas marcas conhecidas sem formato de ovo e com brinde externo", diz o CEO Claudio Fontes.

"Os ovos ficam em um estado ruim no final. Todos têm de baixar preço para escoar os produtos, que têm data de vencimento curta. Muito investimento para gerar o equivalente a um 13º mês de faturamento não tem retorno."

"Os ovos ficam em um estado ruim no final. Todos têm de baixar preço para escoar os produtos, que têm data de vencimento curto"

CLAUDIO FONTE, CEO da Vonpar

Relógio... A grife de relógios Omega abrirá suas três primeiras lojas no Brasil em abril. A marca é a cronometrista oficial da Olimpíada do Rio.

...suíço O Rio de Janeiro terá duas lojas (uma no Village Mall e outra no shopping Leblon). A unidade em São Paulo será no Cidade Jardim.

PRIMEIROS CONTRATOS
Nos 18 primeiros meses de atuação no Brasil, a Rosetta Stone, que vende para empresas uma plataforma on-line de ensino de idiomas, fechou contrato com Senac, Embraer e Andrade Gutierrez, entre outras.

O Brasil é hoje o sétimo maior mercado da companhia no mundo. A expectativa é que passe a figurar entre os cinco primeiros nos próximos anos, segundo a americana Judy Verses, presidente mundial da empresa.

"O setor no país é bastante competitivo, mas deve crescer muito com os eventos esportivos", disse a executiva, em passagem por São Paulo na semana passada.

A companhia faturou US$ 275 milhões em 2012.

Cerca de 35% dos brasileiros devem contratar, afirma consultoria
Quase um em cada três empresários brasileiros (ou 36%) ouvidos pela ManpowerGroup, especializada em recrutamento, pretende aumentar seu quadro de funcionários no próximo trimestre.

O Brasil é o país que mais deve ampliar suas contratações -ao lado de Taiwan- entre os 42 pesquisados pela companhia.

A Grécia registrou números negativos, o que significa que a população desempregada do país deverá crescer ainda mais.

Entre os Estados brasileiros, os que terão melhor desempenho são Paraná, Rio, Minas e São Paulo, com expectativa líquida de emprego de 35%, 33%, 29% e 27%, respectivamente.

O índice representa a parcela dos empresários que pretendem contratar menos a dos que devem demitir.

O setor de construção civil é o que deve abrir mais vagas nos próximos três meses. A expectativa é de 41%. No trimestre anterior, havia sido de 19%.

Ao todo, 66 mil empregadores foram entrevistados globalmente.

Senha portátil
O Banco do Brasil desenvolveu uma tecnologia que utiliza o celular como senha nas transações financeiras feitas pelo computador.

Com a ferramenta, o cliente usa o telefone para ler um código de barras que aparece na tela do computador. Em seguida, ele recebe no celular informações sobre a transação e um código para digitar, finalizando a operação. O celular não precisa estar conectado à internet.

Antes mesmo de seu lançamento publicitário, a ferramenta foi adotada por 110 mil pessoas. A meta é atingir 310 mil até o final do ano.

Tecnologia... A Microsoft Participações irá apoiar o programa Start-Up Brasil, do governo federal, financiando o desenvolvimento de pequenas empresas do setor.

...para pequenas Ao lado de outras companhias, deverá investir aproximadamente R$ 8 milhões.

Conta... Cerca de 85% das empresas já identificaram erros contábeis em seus balanços, segundo pesquisa do Confeb (Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro).

..certa A análise mostra que 29% dos erros foram graves. Em 83% dos casos, o contador é da própria empresa.

CHAPÉU DO COMPRADOR
Finanças pessoais é o tema do livro "Cuide Bem do Seu Dinheiro", que reúne artigos publicados na Folha pela colunista Marcia Dessen, sócia do BMI Brazilian Management Institute.

"O que procuro fazer é colocar o chapéu do comprador e dizer o que ele gostaria de saber, mas que os vendedores não costumam contar, como informações sobre riscos de uma operação, custos e impostos", diz Dessen.

A publicação será lançada em São Paulo no próximo dia 20.

Renda menor
A intenção de consumo das famílias paulistanas caiu pelo terceiro mês consecutivo, segundo o ICF, índice que mede a disposição do consumo familiar da FecomercioSP.

Em fevereiro deste ano, o ICF marcou 135,45 pontos, queda de 0,9% em relação a janeiro de 2013 e de 9,9% nos últimos 12 meses.

A maior baixa foi na satisfação com a renda atual. "Os alimentos estão encarecendo mais que a inflação geral, o que compromete a renda dos mais pobres", diz Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário