sábado, fevereiro 02, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 02/02


É recorde
Bateu recorde o volume de financiamentos dos bancos públicos à cadeia do turismo em 2012. BB, Caixa, BNDES, BNB e Basa emprestaram R$ 11,2 bilhões ao setor, contra R$ 8,6 bi em 2011, informa o Mtur. Só Caixa desembolsou R$ 6,25 bi.

Tá caro
Hoteleiros reclamaram da pesquisa da Embratur sobre as altas diárias. Mas Flávio Dino, presidente da autarquia, notou que elas estão mais caras no Boletim Fohb (fórum do setor). No Rio, a diária era de R$ 396,76 em novembro. A Embratur apurara R$ 379,73 (lazer) e R$ 334,94 (negócios).

INDÚSTRIA NAO DÁ SINAIS DE RETOMADA
No último bimestre de 2012, setor esteve pior que em fins de 2009, pós-crise dos EUA
A produção industrial brasileira registrou em 2012 seu 2º pior desempenho dos anos 2000. Caiu 2,7%, contra 7,4% em 2009, quando o mundo sucumbiu à crise americana de 2008. Só que o bimestre final do ano passado não sugere retomada neste início de 2013, ao contrário do que ocorrera na virada para 2010. Responsável pela pesquisa industrial do IBGE, André Macedo calculou os resultados da indústria geral e das quatro categorias de uso nos meses de novembro e dezembro de 2009 e 2012. A atividade caía 0,2%, contra -1,4% agora (veja o quadro). Só a produção de bens duráveis (-9,2%) estava pior em fins de 2009. É que na ocasião a indústria de automóveis sentira o fim do IPI reduzido. Hoje, o setor de bens de capital é o que mais preocupa, porque não dá sinal de retomada.

Águia
A AgeRio fechou 2ª etapa de do empréstimo à Henamar, das tintas Águia. Fará aporte de R$ 2,6 milhões. Em 2012, a agência já desembolsara R$ 5,5 milhões. A empresa terá nova linha de produtos.

Em dólar
O BID patrocina projeto de gestão de 30 empresas do polo de moda íntima de Nova Friburgo e de outras 30 do setor metalomecânico de Resende. É verba de US$ 768 mil. Terá assessoria da Firjan.

Quem vem
Representantes da University of Southern California estarão no Rio no fim do mês. Vão se reunir com instituições de ensino e autoridades locais. O objetivo é atrair alunos cariocas, sobretudo na área de cinema. A universidade, ainda em fevereiro, abre escritório em SP. Será o 1º no Brasil. Está de olho nos emergentes.

Em segurança
O Grupo GR, de segurança privada, faturou R$ 8 milhões no Rio em 2012. Foi alta de 25% sobre o ano anterior. Em 2013, espera repetir a marca, batendo R$10 milhões. No Brasil, as receitas somaram R$ 320 milhões em 2012. A meta de 2013 são R$ 400 milhões.

BELO MONTE
A revista “piauí” lança hoje a campanha da edição de fevereiro. Terá reportagem sobre a polêmica construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. A ação será veiculada em mídia impressa, cinemas, internet e rádio. A Loja Comunicação assina.

MARES TROPICAIS
A Hugo Boss traz ao Rio, durante o carnaval, o veleiro de Alex Thomson, patrocinado pela grife. Angra dos Reis e Ipanema serão cenários da próxima campanha da marca. A alemã vai abrir loja no Sul do Brasil este ano.

INGLÊS NA COPA
A UNS Idiomas investiu R$1 milhão para ter o apresentador Rodrigo Faro na próxima campanha. A escola de inglês lança, na 2ª, ação para incentivar o aprendizado da língua estrangeira antes da Copa. Circula em TV, sites, rádio, outdoor e busdoor. A Sampa Filmes assina.

CONTRA O CÂNCER
A Fundação do Câncer lança 2ª, nas redes sociais, campanha de esclarecimento sobre a doença. É ação pelo Dia Mundial Contra o Câncer, 4 de fevereiro. Na terça, Dia Nacional da Mamografia, é a vez de a Femama tomar a web. A entidade quer sensibilizar as mulheres a fazerem o exame, como prevê a Lei 11.664/2008.

NOS BAILES DA VIDA
A rede de bares Devassa lança campanha de carnaval amanhã, em parceria com a Rádio Mix FM. Vai dar convites para os Bailes do Rio a clientes que comprarem cartela antecipada com 20 chopes. A ação circula na internet. É criação da agência Muffa.

Livre Mercado

A rede Beleza Natural investiu R$ 225 mil em ações no carnaval de Rio e Salvador. Amanhã, sai o Bloco das Cacheadas, na Tijuca.

Cresceu 30% em 2013 o número de empresas no camarote Rio, Samba & Carnaval. Pão de Açúcar, BB-Mapfre e Unimed participam.

A Absolut vai distribuir cinco mil garrafas de vodca “fantasiadas” no carnaval. As embalagens virão com imagens de Rio e São Paulo.

Gilson Martins criou a mochila de praia que o Camarote Brasil (Rio) dará a seus dois mil convidados.

A BIC Graphic fez 3.500 lápis na forma do Cristo Redentor para o Camarote Folia Tropical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário