quinta-feira, fevereiro 14, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 14/02

O carnaval carioca foi bem avaliado por estrangeiros que vieram à cidade.

Nos dias de folia, o site Consultoria em Turismo e a Fundação Cesgranrio entrevistaram 1.200 turistas no eixo Centro-Zona Sul. Os gringos exaltaram a hospitalidade da população (34%), o carnaval de rua (26%) e a segurança nas áreas turísticas (18%). Mas identificaram pontos fracos. O principal foi o preço da hospedagem (38%). Pesquisas da Embratur também já detectaram valores além do razoável nas redes hoteleiras do Rio e de São Paulo. Os estrangeiros, segundo Bayard Boiteaux, responsável pela pesquisa, também reclamaram da sujeira (25%) e dos taxistas (18%). O prefeito Eduardo Paes reconhece que o lixo é um grande problema do carnaval: “Os blocos terminam, mas a multidão fica nos locais, o que dificulta a ação da Comlurb”. Ontem, Paes conversou com Vinicius Roriz, presidente da Comlurb. Ele prometeu mexer na logística de recolhimento em 2014. Uma hipótese é usar lixeiras com rodas, para seguir os foliões. Carlos Osório, secretário de Transportes, diz que o serviço de táxi está sendo avaliado: “Alguns foram tirados de circulação. Estamos em processo de melhoria de longo prazo”.

65% FORAM À SAPUCAÌ
Dois em três estrangeiros passaram pelo Sambódromo. Mais da metade (55%) considerou os desfiles excelentes. A pesquisa mostrou que 64% dos turistas gastaram de US$ 80 a US$ 220 por dia.

Alta fidelidade
Programas de fidelidade já não são exclusivos da compra de bilhetes aéreos e troca por viagens. O japonês Kotobuki, no Rio, fechou com o Smiles e, agora, troca reais consumidos por milhas. É o 1º restaurante carioca a oferecer o benefício. No Brasil, já são 27.

O programa da Gol tem parceria ainda com locadoras de veículos e hotéis.

Shoppings, redes de farmácia e postos de gasolina também têm lançado e aprimorado clubes de vantagens. Lançado em 2012, o do Rio Design Barra criou categoria Platinum. Deu aos 20 primeiros clientes entrada para o camarote da Vila Isabel no carnaval e fará parcerias com hotéis. Ao todo, são quatro mil usuários. Já o Km de Vantagens da Ipiranga, criado em 2009 com a Multiplus, já tem 11,5 milhões de participantes. Ganha 300 mil por mês.

Em alta
O cartão pré-pago da Fitta Turismo, o Cash Passport, registrou alta de 56,82% nas compra de dólares em 2012 sobre 2011. Em euros, o avanço foi de 54,54%. Tudo a ver com o recorde de gastos dos brasileiros no exterior.
E também com o IOF alto dos cartões de crédito.


ESPORTIVO
O tenista Gustavo Kuerten estrela campanha do 308 Feline THP, da Peugeot. O atleta é embaixador do modelo esportivo no Brasil. No anúncio de TV, ele enfrenta um canhão de bolas de tênis e usan o carro para alcançá-las e rebatê-las. No fim, o locutor diz que o veículo foi aprovado no “teste Gustavo Kuerten de performance”. Criação da Y&R, estreia hoje. Circula também em impressos, internet, rádio e pontos de vendas.

Referência
A London School of Economics, em relatório recente, propõe a criação na Grã Bretanha de um banco para financiar obras de infraestrutura. E cita o BNDES como bom exemplo a ser seguido. A LSE é das mais famosas escolas de economia do mundo.

Sobre rodas 1
Cadeiras de rodas com adequação postural (19,9%) e motorizadas (16,1%) foram os itens mais financiados pelo BB no Crédito Acessibilidade. A linha foi lançada há um ano.

Sobre rodas 2
O Salgueiro vai doar as 21 cadeiras de rodas usadas no desfile de domingo. Elas integraram a calçada da fama, antes do abre alas.

Sinal verde
A Susep liberou a Caixa para operar em microsseguros. É mercado com potencial. No Seguro Amparo, do nicho popular, a demanda em um ano. Lançado no Santa Marta, no Rio, chegará a outras comunidades. Tem cobertura de acidentes e assistência funeral.

EM DUPLA
O ator Thiago Fragoso e a cantora Wanessa estarão em campanha da Atitude Eyerwear, grife de óculos. É o segundo ano em que o casal faz propaganda para a marca. O fotógrafo Amaury Simões assina as imagens. Começam a circular em mídia impressa e pontos de venda no mês que vem.

LivreMercado
O custo unitário da construção (CUB Representativo) subiu 0,11% em janeiro no Rio. Dos 25 itens pesquisados pelo Sinduscon Rio, 12 ficaram mais caros.

Com sete meses, o projeto Rio Nextel atingiu seis mil clientes. Quer fechar o verão com 7.500.

A agência ZONAInternet ganhou as contas do CEBDS e da Mister Mac.

A Supergasbras aprovou 21 alunos do projeto “Preparando o futuro” na Uerj e na PUC-Rio. Parceria com a Redes da Maré, oferece curso pré-vestibular gratuito.

Parabéns à Vila Isabel pela merecida vitória no carnaval 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário