quarta-feira, fevereiro 13, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 13/02


TEM GRINGO NOS CURSOS MBA DO BRASIL
De olho no mercado de trabalho local, estrangeiros estudam até o “jeitinho” de negociar

Uma leva de estrangeiros interessados em conquistar o mercado brasileiro anda desembarcando nas escolas de negócios do país. Eles vêm em busca de oportunidades de trabalho, mais abundantes que nas economias desenvolvidas, mesmo com PIB modesto de 2012. Só a Fundação Dom Cabral, com unidades em Minas e São Paulo, recebeu 1.400 alunos do exterior em 2012. Nas duas escolas de negócios da Fundação Getulio Vargas (FGV), chegaram 364, alta de 29% sobre 2011. Sozinha, a unidade carioca registrou salto de 62%. O Rio chama a atenção pela concentração de investimentos em óleo e gás. Não por acaso, a unidade que a Dom Cabral inaugura no Rio, em abril, terá pós-graduação voltada ao setor. Além disso, terá o 1º programa Learning Journey, no qual cerca de 20 executivos do MBA da suíça Saint Gallen virão ao país para aprender o “jeitinho brasileiro” de negociar. Aluno da École de Management Strasbourg, o francês Maxime Furst está há três meses no Ibmec Rio estudando marketing de serviços e a tal habilidade local. Vai ficar mais seis. Seu projeto é entender as diferenças do varejo da França e do Brasil. “Do atendimento à organização, tudo é diferente. As empresas francesas vão precisar se adaptar, se quiserem fazer negócios no Brasil”, diz. Ano passado, o Ibmec teve 40 estrangeiros em seus cursos de MBAs.

+450% ALUNOS DE FORA
Foi este o salto registrado pela Coppead/UFRJ nos últimos oito anos. Só no biênio 2011-2012, a alta foi de 30%. Franceses, italianos, espanhóis, alemães, russos e indianos lideram a demanda.

CAPITAL DO RESSEGURO
Saiu o projeto do Centro Internacional de Resseguros, na Cinelândia. Quem assina é o escritório Arq&Urb. O complexo, de 17 andares, terá 50 resseguradoras, salas e lojas. Fica pronto em 2014. É parceria de Jones Lang LaSalle, Rio Negócios e Fenaber. O Opportunity elaborou a proposta.

MAIS SAÚDE
O Grupo Memorial vai investir R$ 40 milhões em complexo de saúde no Engenho de Dentro, no Rio. Terá hospital e centros de pesquisas e de estudos. Serão, ao todo, 300 leitos, 20 salas de cirurgia e capacidade para 500 mil exames mensais. O grupo é dono de sete hospitais e 31 clínicas.

Quem vem
Os americanos Jorge Pérez e Stephen Ross, fundadores das empresas Related, do setor imobiliário, passaram o carnaval no Rio. Curtiram a folia, mas estão de olho no mercado carioca. Prometem anunciar investimento na cidade em breve. Nos EUA, têm projetos de US$ 20 bi.

Óleo e gás
A Tridimensional fez parceria tecnológica com a inglesa DPS. Vai construir separadores de óleo e gás compactos para plataformas da Bacia de Campos. A brasileira faturou R$ 100 milhões em 2012. Quer bater R$ 120 milhões este ano.

Ir e vir
A Coppe/UFRJ assinou convênio com a Oi. Juntas, vão mapear deslocamentos de moradores da Região Metropolitana do Rio. A operadora vai entender melhor o comportamento dos clientes. O setor público terá dados para políticas em transporte e até em saúde.

Remédio
Coppead/UFRJ e Fidelize serão parceiras em estudo sobre o setor farmacêutico. A empresa de TI vai bancar dois anos de pesquisas em trade marketing.

Inovador
A Faperj investiu R$ 120 mil em projeto de cabide para pessoas portadoras de deficiência visual. Vem com chip que grava o modelo da roupa. Instituições do Rio e SP receberão amostras.

Popular
A Cury Construtora lançou 30% dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida na Região Metropolitana do Rio, ano passado. Foram 1.670 unidades, com valor de vendas de R$ 220 milhões.

Foi alta de quase 60% sobre 2011, quando levou R$ 140 milhões por 1.100 unidades.

De luxo
A JTavares fechou parceria com a Keller Williams, dos EUA. Venderá por aqui imóveis em Miami com preço superior a US$ 1 milhão.

Os brasileiros são hoje os estrangeiros que mais compram unidades de alto padrão na cidade americana. A consultoria imobiliária prevê faturar 20% mais.

É doce 1
O mercado de chicletes e balas fechou agora os dados de 2011. Pela primeira vez, bateu R$10 bilhões em faturamento. A consultoria Mintel estima R$ 10,8 bi em 2012.O preço médio atingiu R$ 44 por quilo. Subiu 23% no período 2007-2011.

É doce 2
A quantidade vendida se manteve estável nos quatro anos. Já o faturamento cresceu 27%. “Com a renda melhor, o brasileiro passou a comprar produtos mais caros. Também impactou a alta de quase 100% do açúcar”, diz Jean Manuel Gonçalves, analista sênior de alimentos da Mintel.

É Páscoa
A rede Walmart espera elevar em 20% a venda de produtos típicos da Páscoa este ano. Avarejista comercializa 350 tipos de ovos de chocolate.

Café
A rede de franquias Fran’s Café faturou R$ 130 milhões no ano passado. Foi aumento de 18% sobre 2011. Com 148 lojas no país, quer chegar a 185 até dezembro. Os alvos são as regiões Centro-Oeste e Sul, onde serão abertas 20 unidades até o fim de 2013.

Hambúrguer
O Joe & Leo’s bateu R$ 18 milhões em receitas em 2012, desempenho 15% melhor que no ano anterior. Vendeu 6,8 toneladas de hambúrgueres. Credita o bom resultado às ações pelos 18 anos da rede. Prevê alta de 15% nas vendas neste 1º semestre no Rio.

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