quarta-feira, janeiro 16, 2013

Uma reforma restrita - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 16/01


No Planalto, é dado como certo que o PMDB ganhará novo ministério. O deputado Gabriel Chalita (SP) deve ser nomeado, até março, provavelmente, para o Ministério de Ciência e Tecnologia. O PSD também vai entrar para o governo. A cúpula do partido aposta na nomeação do vice-governador paulista, Afif Domingos, para a pasta de Micro e Pequenas Empresas. Afif já esteve com Dilma.

Surfando na mesma onda
A conversa entre a presidente Dilma e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) foi pautada pela crise econômica e pela importância do Nordeste como alavanca da economia este ano. A contragosto, no ano passado, o Ministério da Fazenda aceitou ampliar o limite de endividamento dos governadores, dinheiro que, agora, garantirá obras de infraestrutura e o reaquecimento da economia, o que, para Dilma, é fundamental. O PSB tem quatro governadores no Nordeste (PE, CE, PI e PB) e quer ser sócio do crescimento econômico. Ou seja, Campos é importantíssimo para Dilma neste momento, e a ele não interessa conflito com o PT.

“Bom para a oposição será ter a presidente Dilma candidata à reeleição, enfraquecida..., (pois) inviabilizar Dilma significa enfrentar Lula”
Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Aviso aos petistas 
Os petistas que conspiravam para derrubar as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) se acalmaram. Receberam recado do Planalto de que seu esforço seria inútil. A presidente Dilma quer mantê-las.

A largada
O primeiro compromisso do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na volta das férias é com o governador Geraldo Alckmin (SP). Ele vai a São Paulo e quer o aval de Alckmin para concorrer ao Planalto. Os tucanos garantem que Alckmin não está na briga pela sucessão de Dilma, mas a ele interessa atrasar o calendário eleitoral porque é candidato à reeleição.

Pendurando as chuteiras 
O governador Jaques Wagner (BA) decidiu não disputar as eleições de 2014. Sua intenção é concluir o mandato. Se ele tiver forças, fará do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli o candidato do PT ao Palácio de Ondina.

A UNE, o passado e a verdade 
A UNE criará sexta-feira sua própria comissão da verdade. Ela será coordenada por Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos, no governo Lula, e funcionará até abril de 2014. Estudantes que integrarão a comissão vão se debruçar nos arquivos e entrevistar os familiares de 46 dirigentes da UNE e da Ubes desaparecidos durante os anos da ditadura militar. 

O caminho das pedras 
Vários ministros estão sendo instruídos pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) a preparar palestras sobre seus programas de ação para os novos prefeitos, que participarão de encontro organizado pelo governo no fim do mês.

Dois milhões de queixas 
Dados do Ministério da Justiça mostram que em 2012 houve aumento de 19,7% nas reclamações a órgãos públicos de defesa do consumidor. Os maiores vilões (21,7% do total): telefonia celular e fixa, TV por assinatura e internet.

POP. O cantor Carlinhos Brown vai estrelar uma campanha do governo da Bahia contra o tráfico de pessoas, durante o carnaval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário