quinta-feira, janeiro 31, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 31/01

Grupo paranaense investe R$ 200 milhões em frota
O grupo paranaense Ouro Verde, especializado no setor de locação e terceirização de veículos, vai investir aproximadamente R$ 200 milhões na ampliação de sua frota neste ano.

A empresa, que tem hoje cerca de 16 mil veículos leves, pretende alcançar 20 mil até o final de 2013.

O aporte será destinado exclusivamente a esse modelo de carro, segundo David Zini, diretor de terceirização e gestão de frotas do grupo.

Aproximadamente 64% dos veículos leves da companhia são de modelos econômicos, afirma Zini. Essa parcela deve ser elevada nos próximos anos.

"A ideia não é oferecer um produto para o cliente escapar das oscilações nos preços de combustível. A ampliação de modelos econômicos é mais uma demanda dos clientes de capital aberto, que precisam ter índices de sustentabilidade", diz.

O investimento será necessário para que a companhia possa atender todos os contratos que foram fechados até agora, de acordo com o executivo do grupo.

"Nós não compramos os veículos antes de termos os contratos assinados. Nós fazemos o negócio e depois realizamos as compras necessárias", afirma Zini, que estuda outros acordos em andamento para este ano.

"Também temos muita renovação de carros que já estão locados."

A outra divisão da companhia, com cerca de 6.000 veículos pesados, além de máquinas e equipamentos para construção, deve receber recursos adicionais.

Números
R$ 200 milhões

é o valor investido na frota de veículos leves durante este ano

16 mil

são os veículos leves da companhia

20 mil

carros é a meta a ser alcançada após o aporte

64%

é a parcela da frota de veículos leves composta por modelos econômicos

Sem relaxar
A rede de spas Buddha Spa pretende quase dobrar de tamanho em 2013.

O projeto da companhia, que tem atualmente 17 unidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, é alcançar 30 até o final deste ano.

A meta é inaugurar operações na região Sul do país.

"Para Curitiba, serão três unidades. Também estamos pensando abrir em Brasília e em Belo Horizonte", diz Gustavo Albanesi, sócio-diretor da empresa.

O projeto de expansão deve ser acelerado por meio da aquisição de outras unidades de spas, de acordo com o executivo.

"Das nossas 17 unidades, oito foram adquiridas", diz.

"Nós compramos, convertemos para a marca e depois franqueamos", acrescenta.

17

é o atual número de unidades da rede, que está nos Estados de SP, RJ e GO

13

são os spas previstos para serem inaugurados neste ano, três deles em Curitiba

CHEF ACEssível
Antes de abrir seu novo restaurante em São Paulo, no bairro Pinheiros, Erick Jacquin já tem planos de expansão para Miami ou Nova York.

Dono do sofisticado restaurante La Brasserie, o chef francês vai oferecer, no novo Tartar&Co, pratos a preços bastante reduzidos na comparação com o menu de sua primeira casa.

"Vamos ter um menu executivo de R$ 40. O prato mais caro custará cerca de R$ 50", diz o sócio Georges Henri Foz, que promete trabalhar no "limite da lucratividade para elevar o giro".

Preços mais baixos e um ambiente mais despojado harmonizam mesmo com situações econômicas menos favoráveis, diz o empresário.

O próximo restaurante da marca deve ser aberto no bairro dos Jardins, em data ainda não revelada.

Crédito... 
O Banco do Brasil vai disponibilizar cartas de créditos de consórcio de R$ 1.500 a R$ 3.000 para aquisição de bens não poluentes. O valor mínimo das parcelas será de R$ 48, e o prazo, de até 36 meses.

...saudável 
O foco da iniciativa será a aquisição de bicicletas elétricas. A linha de crédito será disponibilizada para correntistas e não correntistas pessoa física e jurídica.

Casa... 
A Amcham-Brasil (Câmara Americana de Comércio) vai inaugurar mais uma unidade regional no país. O escritório de Campo Grande começará a operar em 5 de fevereiro e será o 13º da entidade.

...nova 
O Mato Grosso do Sul foi escolhido para receber a unidade devido ao seu desenvolvimento nos setores de agronegócios, mineração e serviços, segundo Fernando Schmitt, diretor de regionais.

Roupa limpa
A Laundromat, rede de lavanderias self-service, abre mais 20 unidades no Estado de São Paulo, entre próprias e franqueadas.

A empresa tem investido em um novo modelo de loja conhecido por sua estrutura modular. O valor para abrir uma unidade varia entre R$ 93 mil a R$ 350 mil.

"Nossas unidades estarão em hipermercados, shoppings e postos de gasolina", diz Juan Carlos Lopez, presidente da companhia.

"O grande consumidor desse serviço são os jovens universitários e as pessoas que moram sozinhas."

Em 2012, o faturamento da rede foi de R$ 24 milhões. A previsão para este ano é superar o valor em 30%.

Amaciante

20

é o número de franquias que serão abertas em todo o Estado

R$ 24 milhões

foi o faturamento da empresa em 2012

R$ 93 mil a R$ 350 mil

é o custo de uma franquia da companhia

57

é o número atual de franquias da empresa

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