quarta-feira, dezembro 05, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 05/12

Rede Accor anuncia novo hotel em São Paulo
A operadora hoteleira Accor anunciará hoje a construção de um novo empreendimento no interior do Estado de São Paulo, em Bauru.

O hotel levará a bandeira Ibis, da categoria econômica da rede. Serão 160 apartamentos, que devem ficar prontos até 2016, de acordo com a empresa.

Com este projeto, a companhia passará a ter 111 hotéis em construção ou com contratos assinados, sendo 22 deles em municípios do interior de São Paulo.

Nos últimos meses, o grupo inaugurou outros três empreendimentos na região, todos da marca Ibis, nas cidades de Jaboticabal, Itu e Presidente Prudente.

"Hoje mais profissionais viajam a negócios para o interior dos Estados", diz Abel Castro, vice-presidente de desenvolvimento da Accor para a América Latina.

A forte expansão atual pelo interior acontece principalmente por meio da bandeira econômica, devido a um recente impulso no turismo de negócios. As outras categorias recebem investimentos maiores em grandes cidades.

"Os investimentos da Accor não estão concentrados apenas nos grandes centros. No interior também há um crescimento significativo do mercado de turismo, de lazer e negócios", diz Castro.

NOS ANDES
O BTG Pactual contratou o chileno Rodrigo Valdés para o cargo de economista-chefe do banco para os países andinos. Valdés foi economista-chefe do Banco Central do Chile de 2002 a 2007. Ele assumirá a partir de janeiro.

Neste ano, o banco concluiu a compra da Celfin Capital, no Chile, e anunciou a da colombiana Bolsa y Renta.

LUXO MADURO
Depois de abrir duas lojas no Brasil, a primeira delas há cerca de um ano, a Bottega Veneta espera antes de dar novos passos, diz Marco Bizzarri, CEO global da marca de acessórios de luxo.

Uma próxima abertura poderá ser no Rio, em Brasília ou de novo em São Paulo, afirma Bizzari, com a ressalva de que ainda não há planos de expansão. "Continuaremos a investir em treinamento", afirma.

Em visita ao país, Bizzari diz que os consumidores brasileiros logo se interessaram por todos os artigos da grife, inclusive roupas, quando, inicialmente, costumavam ser os de couro, pelos quais a grife é mais famosa, que mais atraíam a atenção.

A grife, que não ostenta seu logo e que tem como slogan a frase "Quando suas [dos clientes] próprias iniciais são suficientes", investe em todos os mercados. "Evitamos investir apenas nos emergentes, a colocar todos os ovos na mesma cesta. Nosso crescimento é homogêneo", afirma Bizzari.

Ele destaca o Japão como mercado mais importante, mais ou menos equiparado à Europa. A empresa pertence ao grupo PPR, antes conhecido como Gucci Group.

O PPR fez em novembro um acordo com a Ioox para expandir seu e-commerce. No ano que vem, artigos da Bottega vão estar disponíveis também aos brasileiros.

€ 671 milhões foram vendidos pelo grupo nos nove primeiros meses deste ano, o que representa cerca de R$ 1,8 bilhão; a alta ante igual período de 2011 foi de 39%

189 são as lojas comandadas diretamente pelo grupo

MAIS LOJA, MENOS FÁBRICA
O grupo Paquetá, fabricante de sapatos de marcas como Dumond e Capodarte, vem substituindo a produção pelo varejo.

Com dificuldade para competir com mercadorias chinesas e vender para fora com o dólar em patamar baixo, a companhia, que em 2008 exportava 80% de sua produção, está com um projeto de expansão de lojas próprias.

O grupo planeja abrir, nos próximos dois anos, 50 unidades só da marca Paquetá Esportes, que hoje tem 31 lojas no país. Até 2015, o números de pontos (próprios e franqueados) deve passar de 353 para 650.

"Antes o varejo representava 30% do faturamento. Agora é responsável por 50%. Apenas 30% da nossa produção é exportada atualmente", diz o presidente do grupo, Adalberto Leist.

ALTO PADRÃO EM ALTA
O mercado corporativo de escritórios de alto padrão em São Paulo fechou o terceiro trimestre deste ano com maior disponibilidade de imóveis, conforme três das maiores consultorias que atuam no setor no país.

Apesar de diferenças entre os resultados, todas as empresas apontam índice positivo de vacância. O levantamento da Colliers International Brasil revela que a taxa em empreendimentos de alto padrão atingiu 7,6%. A Jones Lang LaSalle registra 11,42%, e o índice da Cushman & Wakefield é de 15,4%.

O estudo da Colliers International revelou também que a taxa de vacância registrada na capital é a maior desde 2009, quando atingiu 7,1%.

Taça 
A Vinícola Salton desenvolveu sua primeira linha de rótulos voltada exclusivamente para o mercado externo. Estados Unidos, Canadá, China e alguns países europeus receberão os produtos.

Na rua... 
A rede Mil Milkshakes, que tem mais de 40 lojas de rua no país, vai começar a abrir unidades em shopping centers. Para 2013, serão mais de 50. A primeira será aberta em São Paulo, ainda neste ano, seguida por Pernambuco, Piauí e Bahia.

...ou no shopping 
A MySandwich, rede europeia que chegou ao mercado brasileiro em setembro, vai abrir mais de 20 franquias no próximo ano. No início da operação, o foco serão shoppings, mas o modelo comporta lojas em ruas, aeroportos e universidades, de acordo com a empresa.

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