quarta-feira, outubro 03, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 03/10


Fraude em seguro de carro supera R$ 194 milhões
As fraudes em seguros de carros ultrapassaram R$ 194 milhões no ano passado, segundo estudo que a CNseg (confederação de seguradoras) vai divulgar nos próximos dias.

O volume, que é 14% superior ao registrado no ano anterior, se destaca de um total de fraudes suspeitas equivalente a R$ 1,3 bilhão.

Apenas uma parcela do total de suspeitas se comprova.

Quando há confirmação da atitude ilícita, a seguradora deixa de indenizar.

Há dois tipos de fraudes, segundo Jorge Hilário Vieira, presidente da CNseg.

"As sofisticadas são cometidas por profissionais. As pequenas são de alguns segurados que querem levar vantagem", afirma.

"O aumento da identificação das fraudes ajuda a mudar essa cultura que ainda existe no Brasil", diz Vieira.

Entre os crimes mais comuns está o autorroubo, em que o segurado fraudador vende seu veículo no ferro-velho ou em países vizinhos, mas comunica a seguradora que foi furtado.

Outra prática é a inversão de culpabilidade, quando o carro do motorista responsável pela colisão não tem seguro, e a vítima, que possui seguro, se oferece para assumir a culpa pelo acidente.

"A possibilidade de detectar as fraudes cresceu nos últimos anos porque há novas tecnologias e ferramentas para isso, como câmeras, por exemplo", afirma Julio Avellar, superintendente da central de serviços e proteção ao seguro da confederação.

UNIÃO MOVELEIRA
Empresas da indústria moveleira baiana se organizam para criar um polo do setor na região metropolitana de Salvador.

O Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia negocia com quatro cidades -Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Simões Filho e Camaçari- o terreno para as empresas instalarem suas fábricas.

Para a construção das plantas das companhias serão necessários R$ 80 milhões em investimento, sem considerar o aporte para equipamentos, de acordo com o presidente do sindicato, João Schnitman.

As empresas irão dividir algumas estruturas, como refeitório e setor de pintura. O projeto, segundo Schnitman, copia o modelo italiano de produção de móveis.

Haverá espaço para 25 empresas. "A prioridade será para as do Estado", diz.

MISTURA COLORIDA
Depois de 40 anos como manicure, Maria Helena Soares, 78, lança hoje sua linha de esmaltes, com investimento de duas sócias.

"Experimentei várias misturas de cores com as clientes até que virou uma coisa séria e lançamos as misturinhas no salão", diz.

A manicure supervisiona a produção, que é terceirizada, e decide as cores e texturas dos produtos.

Os esmaltes serão vendidos em salões e as embalagens são retornáveis, segundo Ruchelle Crepaldi, sócia da empresa.

"Os vidros passam por um processo de remoção de resíduos e depois são envasados com uma outra cor. Só o pincel precisa ser trocado", diz Crepaldi.

Natal... 
A Viavarejo, holding que abriga Casas Bahia e Pontofrio, estima crescer dois dígitos no Natal deste ano.

...à vista 
A companhia afirma que já prepara a segunda leva de encomendas à indústria. Entre os produtos com maior expectativa de venda estão TVs de tela fina e celulares.

Laboratório 
Duas cientistas da UFRJ foram selecionadas pelo Pew Charitable Trusts, que já investiu US$ 5,1 milhões em 58 brasileiros, para realizarem pesquisas nos EUA.

Fluido... 
A Petrobras vendeu 1,4 milhão de litros do Arla 32 (agente redutor líquido automotivo) em setembro, alta de 15% ante agosto.

...na estrada 
O avanço na venda do produto indica que a renovação da frota de veículos pesados e ônibus está mais forte no segundo semestre.

Na costa 
Um dos maiores transatlânticos da MSC Cruzeiros, com capacidade para 4.363 hóspedes, chega ao Brasil em novembro para viagens entre o Nordeste e o Sudeste.

APETITE
A rede sul-coreana de restaurantes BBQ Chicken entra no mercado brasileiro com uma loja em São Paulo.

A empresa, que tem unidades em mais de 45 países, planeja abrir mais quatro lojas no Brasil até o início do próximo ano, de acordo com Thomaz Choi, presidente da franquia no Brasil.

"Estamos negociando essa inauguração há um ano. Foram seis meses de testes para adaptar o cardápio para o paladar brasileiro", diz.

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