sexta-feira, junho 01, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 01/06


Participação de turista da América Latina sobe no país

Com a crise nos tradicionais mercados emissores de turistas da Europa, cresce a participação de visitantes latino-americanos no Brasil, segundo a Embratur.

Países como Itália, Portugal e Espanha permanecem entre os dez primeiros, mas, assim como os Estados Unidos, perderam força como origem de visitantes.

O aumento foi de mais de 23% em 2011 no número de voos, segundo levantamento com base em dados do Panrotas, e superior a 22% nos assentos pela região.

A tendência começou há quatro anos, mas se consolidou apenas com os números de 2011, segundo Flávio Dino, presidente da Embratur.

"Há vários fatores, como a crise na Europa, a melhoria na conexão aérea, os grandes eventos atrativos e a proximidade entre os países vizinhos", afirma.

A meta de Embratur é alcançar 10 milhões de turistas no Brasil por ano após a Olimpíada.

O número só poderá ser obtido com o aumento do fluxo na América Latina, de acordo com Dino.

"Temos que atingir 60% de visitantes da América Latina. Hoje eles representam 50%."

O setor se desenvolve com mais força baseado no turismo da própria região, como ocorre na Europa.

"Cerca de 83% do turismo na Europa é feito por europeus. Estamos longe disso.

Temos que crescer em termos absolutos subindo o peso dos vizinhos", afirma.

FIGURINO COMPLETO

A marca de sapatos Schutz vai começar a vender roupas.

A empresa desenvolveu uma linha de produtos como jaquetas, saias e calças de couro, além de outros itens que começam a ser vendidos na loja de 260 metros quadrados que será reinaugurada na Oscar Freire, em São Paulo, na próxima semana.

Haverá um espaço destinado às novas peças.

"Após realizar pesquisas, percebemos que as consumidoras sentiam necessidade de mais produtos ligados ao estilo da marca", afirma Alexandre Birman, fundador e diretor criativo da Schutz e vice-presidente da Arezzo & Co.

A criação será própria, mas a produção será terceirizada, segundo Birman.

A escolha das peças que serão destinadas a cada loja da rede dependerá da possibilidade de inserir provadores nas unidades.

MOSCA BRANCA

Profissionais com visão estratégica e habilidade analítica são os mais difíceis de encontrar para cargos de alta gerência, segundo a EIU (Economist Intelligence Unit).

Um levantamento da empresa mostra que, para 43% dos entrevistados, a falta de trabalhadores com as competências adequadas pode fazer a empresa perder oportunidades de expansão.

Conceder autonomia ao funcionário é o método mais utilizado para mantê-lo na empresa e aumentar a produtividade, segundo a pesquisa.

BRASA NO SHOPPING

A rede de restaurantes Griletto, voltada para a alimentação em shopping centers, investirá cerca de R$ 25 milhões para abrir 48 unidades até o fim deste ano.

Entre as cidades que receberão novas lojas em 2012 estão Teresina, Maceió, Brasília e São Paulo.

"A maior parte das inaugurações será em outubro e novembro", afirma o fundador da rede, Ricardo Alves.

A expansão será realizada em todas as regiões do país, com exceção da Norte. "Ainda temos um problema logístico para levar as mercadorias até lá", diz.

A companhia pretende, a partir de 2013, repetir no Norte a mesma estratégia usada desde a criação da marca, em 2004. "Queremos abrir uma loja própria para sentir o mercado e analisar o padrão de alimentação. Depois comercializamos franquias."

Em campo Após ser escolhida pela Fifa a escola de inglês oficial da Copa, a Wise Up espera aumentar em 50% o número de alunos. A rede selecionará voluntários para o evento.

Visita Mais de 365 mil pessoas virão para SP neste mês para 14 feiras de negócios, diz a Ubrafe (entidade do setor). A expectativa é de movimentar R$ 3 bilhões na cidade no ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário