domingo, maio 06, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 06/05/12


Empresa de suco em pó compra marca de chocolate
A fabricante de sucos em pó General Brands vai entrar no mercado de chocolates com a marca Camp, que já usa em seus refrescos.

A companhia adquiriu o restante da empresa de chocolates Divino Sapore, em que possuía uma participação há mais de dois anos.

Entre aquisição de fábrica, investimento em equipamentos e desenvolvimento de produtos foram investidos R$ 35 milhões, segundo Isael Pinto, fundador da empresa.

Chocolates granulados, bombons e tabletes receberão a marca de sucos Camp, em uma decisão que é considerada arriscada por especialistas.

"Mudar a marca do produto pode funcionar ou não. Pode tornar uma venda posterior menos flexível", diz Marcos Cobra, sócio do Instituto Latino Americano de Marketing.

A alteração funciona bem quando há sinergia dos canais de distribuição e de fabricação, segundo Cobra.

"Optamos por isso devido à força que o nosso nome já tem. Custaria muito criar uma marca nova e as pesquisas mostraram que assim terá bom resultado", diz Pinto.

A estratégia de transferir o nome de um produto para outro, conhecida como "marca guarda-chuva", pode ser uma vantagem ao distribuir a reputação da mercadoria bem avaliada, diz a professora do Insper Tatiana Farina.

"Mas o contrário também pode ocorrer, caso haja problemas com um dos produtos."

RECORDE NOS GENÉRICOS
Os medicamentos genéricos atingiram recorde de participação de mercado no primeiro trimestre deste ano.
O número chegou a 25,4%, de acordo com dados da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos). No mesmo período de 2011 a fatia era de 22,7%.
De janeiro a março deste ano, o valor das vendas somou R$ 2,4 bilhões, alta de 35,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A evolução das unidades vendidas no período foi de 23,5%.
"O Brasil vai bem, [há] mais gente com renda adicional e os medicamentos passam a ter um papel importante. E o genérico é que vai fazer com que todo mundo possa comprar remédios", diz o presidente da associação, Odnir Finotti.
Segundo Finotti, a previsão é chegar ao final do ano com uma participação de mercado de 30%.
De acordo com a Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias de Drogarias), que abrange as 28 maiores redes de farmácias do país e uma rede de supermercados, as vendas de genéricos cresceram 170% de 2007 a 2011.

MUSEU DA CERVEJA
A AmBev reinaugurou anteontem a cervejaria Bohemia em Petrópolis, no Rio.
A área, que recebeu investimentos de R$ 65 milhões, terá um centro de "experiência cervejeira".
A fábrica já concentra desde o ano passado a produção de "long necks" da Bohemia. "Teremos um museu, com interatividade, como o do futebol [de SP], e um restaurante", conta João Castro Neves, presidente da companhia. "As pessoas vão poder conhecer a história da cerveja e métodos de produção, além de degustar as cervejas."
Neves avaliou como positiva a reunião de empresários com a presidente Dilma na quinta-feira passada.
"Todos puderam falar. E ela frisou muito que quer crescimento sustentado."

RUMO À CHINA
A TAM ampliou o acordo de compartilhamento de voos com a Air China.
Para chegar a Pequim pela companhia, os passageiros brasileiros poderão sair de Guarulhos ou do Galeão e fazer conexão em Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, de onde seguirão em voos da companhia de bandeira nacional chinesa.
Antes, a empresa brasileira só fazia a rota via Madri, pelo aeroporto de Barajas.

COMUNICAÇÃO VISUAL
VIDRAÇA DE MÃE

Primeiro impacto que o cliente tem ao acessar a marca, as vitrines recebem especial atenção no dia das Mães, que é, depois do Natal, a melhor data para alavancar vendas em boa parte do varejo. "Se agradar, o cliente entra atrás de outros produtos. É um vendedor a mais", diz Christian Hallot, da H.Stern. "Nossas vitrines mostram a grande árvore da mitologia nórdica que remete ao amparo que a mãe dá."
Para Maurício Morgado, professor da FGV, "a vitrine é indutora da fantasia e, nessa época, ela pega as pessoas mais voltadas para compra porque elas têm de resolver um problema."
Camila Salek, fundadora da Vimer, que projeta vitrines, destaca a importância das cores. "Vermelho e rosa são incríveis, facilmente percebidas pelo homem. E muita mulher compra para se ver refletida naquele momento."

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