segunda-feira, março 05, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 05/03/12
Queda de 24% nas exportações faz setor de móveis buscar novos mercados

A indústria moveleira passou a vender para novos mercados na tentativa de converter a queda das exportações, que prejudica o setor desde o início da crise internacional.

Américas Central e do Sul e África são os novos destinos que ocupam parte do espaço deixado pelos europeus e americanos.

De 2007 para 2011, as vendas do setor para fora recuaram 24%. Só os embarques para os EUA tiveram queda de 66%. Para a Espanha, a redução foi de 69%.

Enquanto isso, as exportações para o Peru, por exemplo, cresceram 137,2%.

"Os novos mercados devem abocanhar 10% das nossas vendas externas neste ano", diz Ivo Cansan, presidente da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul).

Apesar de São Paulo ser o principal fabricante de móveis, o Rio Grande do Sul, ao lado de Santa Catarina, é o Estado que mais exporta. Os dois são responsáveis por cerca de 60% dos embarques.

O diretor da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) João Araújo diz que México, Chile e Angola também se tornaram mercados importante.

"Além dos Emirados Árabes e do Panamá, que funcionam como hub [centros de distribuição]."

Os Estados Unidos, segundo Araújo, continuam a ser um dos destinos mas atraentes, devido ao seu tamanho. O mercado brasileiro, responsável pela maior demanda, também está em expansão.

Olhar estrangeiro

A FGV e o Insper se movimentam para atender à demanda externa por conhecimento sobre o Brasil. Em parceria com a escola de negócios espanhola IE Bussiness School, o Insper oferecerá um curso para executivos que queiram investir ou fazer negócios no país.

O programa dará uma visão de oportunidades de negócios em áreas como energia, infraestrutura e construção, além de incluir visitas a empresas brasileiras e espanholas no Brasil, segundo o diretor Luca Borroni.

"É uma imersão total para ganhar músculos e entender o país, sob as perspectivas política, legal, corporativa e social", diz Borroni, também conselheiro da Unicon, que reúne grandes escolas de negócios, como Harvard.

A Ebape, da FGV recebe nesta semana cerca de 30 alunos da Wharton Business School, da Pensilvânia, uma das mais prestigiadas em MBA do mundo.

O programa do curso "Managing in Emerging Economies" vai focar em energia e infraestrutura.

No prato

A exportação de arroz ao Iraque, negociada há um ano, começou com distribuição inicialmente em supermercados, segundo a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque. Mas pode alcançar os restaurantes em breve.

O momento é de alta nas vendas ao país e consolidação da comercialização direta, sem intermediários.

As exportações de produtos brasileiros ao Iraque em janeiro foram de US$ 98,8 milhões, alta de 72% ante o mesmo mês de 2011 - 53% com exportações diretas.

Obra na aula

O Instituto da Construção, rede voltada para a formação de pedreiros, pintores, encanadores e eletricistas, abrirá 120 franquias até o final deste ano.

A empresa, criada em dezembro passado, tem contratos fechados para Manaus, São Paulo, Porto Alegre e Rio. "A ideia surgiu a partir da dificuldade em contratar bons profissionais no setor", afirma o proprietário da rede, Davi Pinto.

Cada unidade terá cerca de mil alunos e a duração dos cursos, com aulas práticas e teóricas, será de quatro a oito meses.

Safra... A Aqces fechou dois contratos de R$ 300 milhões para gestão e operação de colheita, transbordo e transporte de cana-de-açúcar. A empresa estima colher e transportar 2,4 milhões de toneladas de cana no interior de São Paulo em 2012.

...expandida Com contratos a partir de cinco anos de duração, a empresa investe R$ 25 milhões para atender a essas novas demandas. A maior parte do valor vai para a aquisição de 115 equipamentos.

Bula A Libbs Farmacêutica lançou o Salsep 360. Com o produto, a empresa espera ampliar seu market share em um mercado que movimenta R$ 100 milhões no Brasil por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário