terça-feira, janeiro 24, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 24/01/12


Rede de óculos de sol entra no mercado de óticas

A Chilli Beans, rede brasileira de óculos escuros presente na maioria dos grandes shoppings do país, quer concorrer no mercado de óticas a partir deste ano.

O modelo de negócio, de franquias enxutas, que funcionam com pequenos quiosques ou lojas, foi criado pelo empresário Caito Maia, que começou vendendo óculos de sol a preço acessível em 1998.

Novos produtos, como relógios e chapéus, foram introduzidos na mesma estrutura mantida pela rede, que alcançou cerca de 400 unidades no país, além de Portugal, EUA, Colômbia e Angola.

Há cerca de um ano, a marca decidiu vender também óculos de grau. Sem a estrutura necessária, de laboratórios para as lentes, a rede só vendia armações para receituário, de uma linha de produtos que batizou de "Vista".

No primeiro trimestre, a empresa inaugura seu conceito de óticas, com equipamentos de medição e equipe especializada. O projeto começa com duas novas lojas próprias em São Paulo, que seguem o padrão de "self-service", em que o cliente pode manusear o produto.

A empresa, que tem grande produção na China, planeja elevar a parcela brasileira. "Desde o início, tento produzir no país. Mas só recentemente, com volume para negociar, consegui ter parte no Brasil", segundo Maia.

MULHERES NO ITAMARATY

A presença feminina em embaixadas brasileiras quadruplicou nos últimos dez anos.

O livro "Diplomata: Substantivo Comum de Dois Gêneros", de Viviane Rios Balbino, que será lançado na próxima semana em Brasília, mostra que o número de mulheres promovidas a embaixadoras aumentou de 5,15% do total em 2001 para 17% hoje.

"Houve uma política afirmativa dentro do Itamaraty, recebida com algumas críticas, que promoveu uma ou duas mulheres ao cargo por semestre", diz Balbino.

Apesar do crescente número de embaixadoras brasileiras, a presença das mulheres no Itamaraty ainda é pequena. Do total de aprovados no Instituto Rio Branco em 2010, 25% eram mulheres. Em 1993, eram 21%.

A expectativa é que a maior presença feminina em posições de destaque eleve o número de candidatas ao Rio Branco. "Isso deve desmitificar a imagem masculina da carreira. As dificuldades hoje são colocadas tanto para as mulheres como para os homens."

EMPREGO NA OBRA

A construção civil brasileira consolidou o ritmo de desaceleração em 2011, com ressultados menos expressivos do volume de emprego nos últimos meses do ano.

O setor abriu o ano passado com elevação de mais de 11% na comparação com os 12 meses anteriores no nível de emprego, mas fechou novembro em cerca de 7%, na mesma base de comparação, segundo o SindusCon-SP.

"Não foi só o PIB da construção que se desacelerou. A contratação, também. Mas ainda é sustentável. O crescimento de 2011 deve ficar em 9%. Para 2012, estimamos 5%", diz Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP.

Mesmo a queda sazonal de final de ano foi mais intensa.

Em novembro de 2011, a queda foi de 0,62% ante outubro. Foram fechados 19,6 mil postos de trabalho.

Marítimo Depois de inaugurar loja em Recife no início deste mês, a Regatta, que vende embarcações e acessórios para o setor, estuda abrir mais cinco unidades, nas regiões Sul e Centro-Oeste e no litoral do Estado de São Paulo.

Para obras A Pavão Revestimentos acaba de inaugurar fábrica para produção de azulejos em Pedreira (SP). A área do novo galpão da companhia, que exporta parte da produção para o Chile, é de 600 metros quadrados.

Empresa alemã investe R$ 30 mi em fábrica no Rio de Janeiro

A Knauf do Brasil, empresa alemã fabricante de sistemas de construção a seco ("drywall"), investiu R$ 30 milhões para ampliar sua fábrica em Queimados (RJ).

Com a reforma, a companhia espera aumentar em 60% sua capacidade anual de produção, que chegará a 24 milhões de m2 de chapas.

"Para os próximos anos, estudamos nova expansão fabril", diz Fernanda Mattos, gerente da Knauf.

A empresa também renovou o seu setor de softwares ao importar ferramentas da Alemanha, segundo o responsável pela operação brasileira, Günter Leitner.

A previsão de crescimento da companhia no Brasil para este ano é de cerca de 20%.

Celular Após a abertura de 37 lojas próprias no Estado de São Paulo e de anunciar investimentos de cerca de R$ 400 milhões na ampliação da cobertura de sua rede móvel, a Oi ultrapassou a marca de 8,76 milhões de clientes.

Turismo O "Magic Cities Germany", comissão formada por 11 destinos alemães, fechou parceria com a brasileira TT Operadora - Lufthansa City Center. A operadora irá promover no Brasil cidades como Berlim, Munique e Frankfurt.

Desconfiança... A confiança do empresário industrial paulista caiu, segundo estudo da Fiesp. O índice registrou 48,9 pontos em dezembro passado, 1,6 ponto abaixo do mês anterior.

...empresarial... As indústrias de pequeno porte sofreram um recuo de 2,9 pontos. As de grande porte, por sua vez, apresentaram queda de 3,2 pontos.

...na indústria "Abaixo de 50 é negativo. E há hoje uma visão negativa do desempenho", diz Paulo Francini, da Fiesp. O indicador geral para o Brasil sofreu queda mais leve, de 0,5 ponto, para 54,8 pontos, em dezembro de 2011.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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