segunda-feira, dezembro 19, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 19/12/11


Conselho político

Profissionais com histórico em cargos públicos avançam em vagas de executivos e conselheiros em empresas de capital aberto, diz estudo

Quando a iniciativa privada atrai para seus conselhos de administração e cargos executivos profissionais com experiência política, o resultado é a elevação no valor percebido pelo acionista.

A conclusão é de estudo que analisou 22 mil currículos de empresas na BM&FBovespa de 1999 a 2009. Muitas das grandes companhias concentram, em cargos que envolvem tomada de decisão, profissionais com passagem por administração pública direta e indireta ou Legislativo.

"Buscamos verificar se e quais empresas atraem quem atuou no BNDES, ou foi ministro, secretário etc", afirma o pesquisador Silvio Parodi (Univali/SC).

A análise estatística mostra que as empresas que têm estratégia política tendem a ter maior valorização perante o mercado.

"Trazer esse profissional reduz riscos", diz Parodi.

A vantagem é natural, segundo Adriane Almeida, do IBGC (instituto de governança). "Quem passa por cargos públicos é muito qualificado. É o que a empresa quer", diz.

"Antes disso, são pessoas que têm informação sobre burocracia governamental. Isso traz segurança institucional. O país é volátil institucionalmente, pois a lei muda muito", diz o professor da FGV, Rodrigo Bandeira-de-Mello, que orientou o estudo.

A estratégia avança em tempos de instabilidade. "Nas eleições de 2002, as contratações aumentaram. O mercado estava inseguro", afirma Parodi.

Muitas têm participação de fundos de pensão, o que eleva o percentual estudado.

Conexão política é tabu corporativo. "Não é negativo, mas elas não revelam com clareza." Procuradas, a maioria das empresas não quis comentar. A Braskem diz que "o importante é a empresa contar com pessoas que reúnam competência e experiência".

"Sempre se pensa em corrupção, mas as empresas não deveriam ter receio de informar"

RODRIGO BANDEIRA-DE-MELLO
professor da FGV-Eaesp

Remodelado

O grupo Sun Shopping investirá cerca de R$ 50 milhões para reformar e ampliar um empreendimento na cidade de Itapecerica da Serra (SP).

O novo shopping, que terá quatro andares de lojas e dois de estacionamento, deve ser aberto em abril de 2013.
"Será o primeiro shopping da cidade. Hoje, muitos dos moradores vão até Taboão da Serra para ir ao cinema, por exemplo", diz André Mouaccad, sócio do grupo.

O empreendimento é uma adaptação de um projeto antigo, que deveria ter sido inaugurado em 2009.
"O proprietário começou a construir, mas desistiu da ideia e nem chegou a abrir o shopping. Compramos o prédio que estava pronto, mas reformaremos tudo."

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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