quinta-feira, setembro 29, 2011

RENATA LO PRETE - Livre concorrência


Livre concorrência
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 29/09/11

O potencial de atração do recém-criado PSD ressuscitou, nos bastidores da Câmara, uma articulação para aprovar uma janela de troca partidária. O objetivo é quebrar a reserva de mercado da infidelidade estabelecida pela sigla de Gilberto Kassab.
Quem quiser ser candidato em 2012 precisa se filiar até 7 de outubro. Mas detentores de mandato que não concorrerão têm 30 dias para aderir ao novo partido sem risco de cassação. "Quanto mais deputados migrarem para o PSD, mais chances temos de votar a janela", resume um padrinho da iniciativa. O tema foi discutido em reunião com PT e PMDB sobre reforma política.
Ninguém... Estão no radar do PSD os deputados Danrlei (PTB-RS), Átila Lins (PMDB-AM), Wladimir Costa (PMDB-PA), Mandetta (DEM-MS), Alexandre Leite (DEM-SP) e Heuler Cruvinel (DEM-GO). No Senado, há tratativas com Jayme Campos (DEM-MT), Blairo Maggi (PR-MT) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

...é de ninguém O DEM tenta manter ao menos 27 deputados. A cúpula do PSD, porém, não vê a menor chance de a sigla de origem de Kassab conservar mais de 20.

Validade Ainda que ACM Neto (BA) negue peremptoriamente, quem conhece bem o líder afirma que ele não fica no DEM depois de 2012.

Tenho dito A sigla de Kassab votará a favor do projeto que prorroga a DRU, prioridade maior de Dilma no Congresso. "Não faria sentido eu, que apoiei a medida em outros governos, ser contra agora", diz o prefeito.

Fui Inviabilizado com a cúpula de seu atual partido, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) desembarcará no PMDB.

Bicadas 1 Em clima belicoso, o PSDB-SP começa hoje a regulamentar as prévias que definirão seu candidato à prefeitura paulistana. Os postulantes divergem quanto ao colégio eleitoral. Diante do impasse, a direção estadual deve aprovar apenas diretrizes gerais do processo.

Bicadas 2 Andrea Matarazzo, Bruno Covas e Ricardo Tripoli defendem que votem todos os filiados da capital, cerca de 20 mil. Influente na Executiva, José Aníbal quer limitar a participação a delegados e dirigentes.

Em chamas 1 O impasse em torno dos royalties do petróleo só cresce no Senado. Os Estados produtores, Rio à frente, prometem liderar obstrução na próxima terça para que não seja votado texto sobre a matéria que conta com a boa vontade do Planalto.

Em chamas 2 Os senadores estão incomodados com a distância da encrenca mantida pela presidente. Recentemente, um aliado ligou para Dilma pedindo que ela recebesse os Estados produtores. "Este assunto está com o Mantega e o Lobão", esquivou-se a petista.

Memória Edinho Araújo (PMDB-SP), relator da Comissão da Verdade, iniciou sua trajetória política na Arena, partido de sustentação da ditadura militar. Elegeu-se prefeito de Santa Fé do Sul (SP) pela sigla em 1976.

Hits Durante sessão na qual o Conselho de Ética da Câmara arquivou a denúncia de quebra de decoro contra Valdemar da Costa Neto (PR-SP), Guilherme Mussi (PV-SP) fez pouco de Ivan Valente (PSOL-SP), que pretendia questionar o vereador paulistano Agnaldo Timóteo sobre o a propina na Feira da Madrugada: "Se você quer tanto ouvi-lo, empresto o CD".

Novela Em negociação liderada por Campos Machado, o PTB paulistano tenta a filiação da atriz Luíza Thomé.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

Tiroteio
"Geraldo Alckmin age como um fariseu. Para o público, prega transparência. Na prática, nunca permitiu mecanismos de controle das emendas parlamentares."
DO DEPUTADO SIMÃO PEDRO (PT), sobre a promessa do governador paulista de divulgar os autores das indicações ao Orçamento, feita depois da denúncia de suposta venda de emendas na Assembleia Legislativa.

Contraponto

É você!


Durante votação do projeto que cria a Comissão da Verdade, na semana passada, Chico Alencar (PSOL-RJ) comemorava ao microfone do plenário da Câmara a unanimidade simbólica -nenhum partido foi, como um todo, contrário à proposta:
-Sem nenhum voto contrário declarado, presidente!
Jair Bolsonaro (PP-RJ) reagiu no estilo habitual:
-Nada disso, palhaço! Sei da sua intenção, palhaço!
Antes de Tiririca (PR-SP) achar que era o alvo dos gritos, Marco Maia (PT-RS) mandou desligar os microfones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário