quinta-feira, setembro 22, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Fusão não causa concentração, diz TAM
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 22/09/11

Para o presidente da TAM, Líbano Barroso, a decisão do Tribunal de Livre Concorrência do Chile divulgada ontem, de aprovar a fusão entre a TAM e a LAN Airlines com restrições, não deve ter impacto sobre a decisão do Cade. "O sistema de defesa da livre concorrência no país tem seguido várias etapas, temos fornecido todas as informações, por meio de nossos assessores legais", diz ele.
"Até o momento, nós temos parecer favorável da SDE (Secretaria do Direito Econômico), da SAE (Secretaria do Acompanhamento Econômico) e aguardamos o julgamento do Cade." A companhia aérea não faz previsão para a decisão final.
"Estamos confiantes. A fusão não tem impacto de concentração no Brasil, pelo contrário, traz mais oportunidades para os brasileiros voarem para o exterior com uma companhia brasileira com uma grande musculatura, dentro de uns dos maiores grupos internacionais." Quanto à decisão chilena, Barroso não informa qual será a estratégia da companhia, nem até onde a TAM pretende ceder às mitigações impostas à fusão.
"Esse é mais um passo importante no nosso processo de criação da Latam, que será um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo. Recebemos a decisão, vamos avaliá-la e mensurar o impacto econômico."

Veja a íntegra da entrevista
folha.com/no978861

METODOLOGIA
As empresas ainda se concentram mais nas metodologias tradicionais de cálculo para mensurar resultados de campanhas de marketing, segundo a Amcham (Câmara Americana de Comércio). Os métodos mais usados pelas companhias são os de análise quantitativa e qualitativa, por meio de modelos estatísticos simples (38%). Em seguida, com 31%, aparece o ROI (retorno sobre investimento), no qual são medidos tempo e taxa de retorno do investimento analisando os ganhos totais.

VENDA PARA MAIORES
O presidente da Ambev, João Castro Neves, vai, ele próprio, visitar bares da região central de São Paulo amanhã para falar com comerciantes sobre como evitar a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. A empresa anunciou recentemente uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar para tratar do assunto. A companhia também doará amanhã 2.000 bafômetros a autoridades de trânsito dos Estados de Minas Gerais e Paraná. "A campanha já existe há alguns anos. Mas agora ela vai mais fundo ao trazer o ponto de venda", diz Neves. "Aos bares também não interessa essa venda ao menor. Se o volume cair por conta dessa campanha, isso não deve ser uma preocupação para nós. Nem deve ser uma questão", diz. Neves afirma que tanto o consumo ligado a beber e dirigir quanto o ligado a menores deve ser descartado dos faturamentos.

Produção de ar-condicionado sofre pressão de importado

A produção de ar-condicionado residencial de seis fábricas em Manaus está ameaçada pela concorrência de importados, segundo o Sindratar (sindicato do setor). A competição tem inviabilizado a fabricação de "mini splits" no Brasil, segundo José Rogelio Medela, presidente da entidade. "Mesmo com incentivos em Manaus, é difícil ser competitivo. Algumas já pararam a produção, houve demissões e férias." A demanda tem crescido no setor em geral, mas é o importado que se beneficia.
Foi aprovada neste mês uma revisão da Camex alterando o imposto de importação de 18% para 35% nos aparelhos "split-system" com capacidade inferior a 7.500 frigorias/hora, segundo o Ministério do Desenvolvimento. Partes para fabricação também foram beneficiadas.

DESACELERAÇÃO
A América Latina deve crescer menos que 4% neste ano, segundo a EIU (Economist Intelligence Unit). A previsão da consultoria foi alterada de 4,2% para 3,8%. O rebaixamento da estimativa de alta do PIB (Produto Interno Bruto) do México, de 4,2% para 3,4%, foi uma das principais razões para a mudança de previsão. O crescimento estimado para a região nos dois próximos anos é 3,7%, em 2012, e 4,2%, em 2013.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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