segunda-feira, junho 27, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

HSBC recomenda cautela com países emergentes
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/06/11

Estudo do HSBC recomenda cautela nos mercados emergentes, mas aposta no Brasil por causa do forte mercado interno.
O relatório lembra que o ambiente global se deteriorou nas últimas semanas e afirma que o banco tornou-se mais conservador no investimento em ativos de países emergentes.
Pablo Goldberg, diretor de pesquisa em Nova York, no entanto, afirma "preferir aqueles com mais fortes histórias cíclicas domésticas, como China e Brasil".
Mercados emergentes têm sido prejudicados pelo crescimento mais fraco, mas devem se beneficiar da redução do ritmo da inflação.
Para Goldberg, os dados sugerem enfraquecimento da inflação no mundo todo. "Vemos essa tendência na Ásia, exceto Japão, e também em um grupo de grandes emergentes: Brasil, Rússia e Turquia."
Além do enfraquecimento da atividade nos EUA, os temores de calote na Grécia aumentaram, o que provoca receio de redução de liquidez, no caso de um choque de aversão a risco.
"Apesar de os balanços de países emergentes serem fortes o suficiente para aguentar ventos ainda mais vigorosos, consideramos que a liquidez poderá encolher se houver maior deterioração [global]", afirma.
"Não estou me tornando "bearish" [que acredita que cotação de títulos ou de ações vá cair] em emergentes. Mas no curto prazo, estou mais cauteloso".

ADEGA MENOS IMPORTADA
A importação brasileira de vinhos acumula queda de 5,5% neste ano até abril.
O Brasil comprou 14,6 milhões de litros da bebida este ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento e o Ibravin.
As maiores quedas foram dos principais exportadores da bebida para o Brasil: Chile (-16%) e Argentina (-18%).
Por outro lado, a venda de vinhos tintos nacionais cresceu 7,7% neste ano até abril. O volume de 2,9 milhões de litros é recorde para a época.

DOCE PRESENÇA
A rede de doces Amor aos Pedaços pretende ter uma loja em cada cidade brasileira com mais de 400 mil habitantes até o final de 2013.
A companhia abrirá 20 lojas no segundo semestre e outras 120 filiais nos próximos dois anos.
O projeto de expansão foi retomado em 2010, depois do fechamento das fábricas de Curitiba e do Rio de Janeiro, segundo a fundadora da empresa, Ivani Calarezi.
"Decidimos centralizar a produção em São Paulo e deu certo. Nunca imaginei ter loja no Maranhão, mas hoje isso é possível", diz.
A abertura de unidades no Rio de Janeiro tem sido uma das principais dificuldades na expansão da rede.
"Não há bons pontos disponíveis", afirma Calarezi.
As principais concorrentes da rede, que possui hoje 56 unidades no Brasil, são Cristallo e Ofner.

Etanol é mais vantajoso que a gasolina em 16 Estados do paísO etanol voltou a ser mais vantajoso na maior parte dos Estados brasileiros durante a primeira quinzena de junho, segundo o IPTC (Índice de Preços Ticket Car).
O combustível é mais econômico do que a gasolina em 16 dos 26 Estados do Brasil.
Nos demais Estados e no Distrito Federal, a gasolina ainda é mais vantajosa.
"Para saber qual opção é mais econômica, divida o preço do etanol pelo da gasolina. Resultados de até 0,7 significam rendimento melhor do etanol", diz Eduardo Lopes, do Ticket Car.
O preço médio do etanol no país é de R$ 2,771, enquanto o da gasolina é R$ 1,898, de acordo com o mesmo levantamento.
Na cidade de São Paulo, houve retração de 0,68% no valor médio cobrado por litro de etanol, na comparação com o final do mês de maio.

R$ 2 BILHÕES PARA ÁGUA
A Sabesp reúne os integrantes de sua administração na próxima semana.
Durante dois dias, será traçado o planejamento estratégico da empresa para os próximos anos.
O objetivo é assegurar a universalização dos serviços de saneamento em 363 municípios até 2018.
Para concluir a meta, serão necessários investimentos de R$ 2 bilhões ao ano.

INOVAÇÃO DE HOJE E AMANHÃ
Cerca de 30% das vendas da 3M do Brasil são de produtos que não existiam há cinco anos. Em 2016, essa taxa chegará a 40%, de acordo com o presidente da empresa, Michael Vale.
No Brasil, a companhia, que possui sete fábricas no país e é de origem norte-americana, vende para o mercado interno cerca de 75% da sua produção.

ENSINO FRANQUEADO

A Easycomp Plus, empresa de ensino profissionalizante, planeja abrir 20 franquias no país este ano.
Até agora, ela trabalhava apenas com licenciamento de seu método de ensino. Seu material de educação é utilizado em 800 escolas do país e em três de Portugal.
"Com o sistema de licenciamento, quem adotava o método não precisava usar a marca Easycomp", diz o sócio da empresa, Fernando Costa.
Isso mudará entre as escolas que decidirem ser franqueadas. Três novas unidades já foram abertas em SP pelo novo sistema.
A empresa ainda abrirá franquias em Moçambique, Angola e África do Sul.

Transporte 
As federações das indústrias do PR, de SC e do RS farão um estudo para melhorar a integração de transporte com os países do Mercosul por portos, aeroportos e ferrovias. A interligação deve reduzir custos .

Mineiro 
A Progen, de engenharia, abre escritório em Belo Horizonte. Os 450 funcionários desenvolverão projetos para mineração e metalurgia. Em 2011, a empresa projeta faturamento de R$ 350 milhões, 30% mais que o de 2010.

Mar agitado 
A Magna Estaleiros, de barcos de esporte e lazer, abre em julho, em Brasília, sua segunda loja própria no país. A primeira está localizada em Recife. A expectativa da empresa é aumentar o faturamento em 30%.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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