quarta-feira, março 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Efeito Jirau
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/03/11

Em razão do tumulto em Jirau e de outros que começam a pipocar pelo país, as centrais sindicais articulam reunião, na próxima terça, com o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Otávio Brito, e representantes das principais empresas que realizam obras do PAC. O objetivo é firmar um protocolo de direitos trabalhistas para empreendimentos incluídos no maior programa de infraestrutura do governo.
Além da Camargo Corrêa, serão chamadas Queiroz Galvão, Odebrecht, OAS e EBX. Entre os itens da pauta dos sindicalistas estão o tratamento dispensado aos funcionários nos canteiros, a regulamentação de horas extras, o sistema de recrutamento e a criação de canais diretos de diálogo com os consórcios.

Índex 
Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) tinham reunião com a bancada do PT programada para ontem à noite. Depois da polêmica em torno do cancelamento de restos a pagar de Orçamentos de anos anteriores, petistas foram aconselhados a retirar o tema da pauta.

Terceiro turno 
Apesar do veto de Dilma, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), não desistiu de prorrogar a concessão de lojas em aeroportos. Ele diz a aliados que o projeto foi barrado somente em razão da truncada votação no Senado.

Teoria... 

Michel Temer cobrou de Antonio Palocci explicações para a ausência de peemedebistas na conversa reservada com Obama, sábado, já que temas pertinentes a ministérios do PMDB foram tratados na ocasião. O Planalto diz que os petistas presentes eram das mesmas pastas dos americanos.

...da conspiração 
Uma parcela do PMDB enxerga na demora para definição do segundo escalão uma atitude deliberada para enfraquecer seus atuais líderes.

Abaporu 
Dilma virou habitué na exposição de artistas mulheres no Planalto. Desde sexta, esteve lá quatro vezes -uma delas com Obama- para apreciar as obras.

Dolorosa 1 

Além do constrangimento, a mudança do vice Guilherme Afif para o PSD trará ao governo paulista um outro dissabor: no QG do tucano Geraldo Alckmin, é consenso que os remanescentes do DEM terão de ser contemplados com cargos na administração.

Dolorosa 2 
Parceiro da coligação vitoriosa, o DEM deve manter a quarta maior bancada da Assembleia, com sete deputados. Como na montagem do governo Afif foi o único "demo" aquinhoado, alckmistas temem deixar à deriva um aliado que, entre outros dotes, detém generosa fatia da propaganda eleitoral na TV.

Numa nice

Em conversa com Alckmin na tarde de sexta, depois de assinar o estatuto do PSD, Afif obteve do governador a garantia de que todos os aditivos incorporados à "supersecretaria" de Desenvolvimento, por ele tocada, serão mantidos.

Clonado 

Kassab usou o CNPJ do DEM para registrar o domínio psd.org.br.

Recrutamento 

O prefeito paulistano quer o tucano Gustavo Fruet no PSD. Derrotado na disputa pelo Senado, o ex-deputado planeja concorrer à Prefeitura de Curitiba, mas sofre resistência do PSDB, que deve apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB), ex-vice de Beto Richa. Fruet pediu 15 dias para voltar a conversar.

Navalha 
Ex-número dois da PF, Zulmar Pimentel é o novo secretário da Segurança do Amazonas. Em 2007, o delegado foi afastado da diretoria executiva por ordem do STJ, sob suspeita de vazar informações sigilosas.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Dossiê não é coisa para novato, e sim para especialista. E Sarney é um superespecialista. A minha geração democrática não pertence a esse submundo."
DO GOVERNADOR TIÃO VIANA (PT-AC) sobre o peemedebista, que, em biografia lançada ontem, acusa-o de ter divulgado um dossiê a partir do qual foi deflagrada a crise dos atos secretos do Senado, em 2009.

contraponto

Lição de anatomia

No evento de lançamento de PSD, anteontem, Jorginho Maluly festejava a adesão de políticos do PV ao partido de Gilberto Kassab. Para maximizar as dimensões do projeto, o ex-deputado mencionou a filiação do prefeito de Itu, Herculano Passos, e de sua mulher, a deputada estadual Rita Passos:
-Itu é a cidade das coisas grandes. E isso tem um simbolismo para nós. O PSD nasceu para ser grande!
Na plateia do auditório da Assembleia onde ocorria a evento, um dos fundadores da nova sigla reagiu:
-Calma. Em política, tamanho não é documento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário