quinta-feira, março 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Inspeção ampliada
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 10/03/11

Geraldo Alckmin deverá enviar à Assembleia projeto que estende a inspeção veicular a todos os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, tema que suscita polêmica no cinturão eleitoral de maior fragilidade para o PSDB. A vistoria hoje é obrigatória apenas na capital, com taxa anual de R$ 61,98, valor contestado na Justiça pela oposição a Gilberto Kassab.
Mesmo diante da controvérsia, a base governista acredita na aprovação do texto, amparada no argumento do ganho ambiental, já que o objetivo declarado é controlar a emissão de gases poluentes pelos escapamentos dos carros. Num segundo estágio, a ideia é levar a inspeção veicular também ao interior.

Exemplar 1 
No círculo próximo de Alckmin, há quem defenda que o governador faça com Márcio França (Turismo) "o que Covas fez com Cabrera". Em 1996, Antonio Cabrera chefiava a pasta da Agricultura, na cota do então PFL, quando o partido resolveu apoiar Celso Pitta para a prefeitura da capital. Covas despachou o secretário imediatamente.

Exemplar 2 
No comando do PSB estadual, França participou, ao lado do presidente nacional da sigla, Eduardo Campos, de toda a negociação para atrair Gilberto Kassab (DEM) -cujo projeto maior, com ou sem "partido-dormitório", é enfrentar Alckmin em 2014. Ao governador França chegou a dizer que apenas Campos tratara do assunto.

Deixa estar 
Quem conhece Alckmin acha improvável uma degola imediata, mas aposta que França -diferentemente de Guilherme Afif (DEM), que já anunciou disposição de seguir Kassab para onde for, mas está protegido pelo posto de vice- tem os dias contados.

Antifolia 
Um ministro justifica a escassa presença de autoridades federais nos camarotes deste Carnaval: "É o estilo da nova administração. Com a Dilma, ganha mais quem aparece menos".

Para constar 

Embora pretenda reivindicar, na reunião de amanhã entre Dilma Rousseff e as centrais, um índice mais generoso de correção da tabela do IR, a Força Sindical sabe perfeitamente que não há hipótese de o governo conceder nada além dos 4,5% já anunciados.

Parceria 
Durante a visita de Barack Obama, Brasil e EUA assinarão acordo que os transforma em "parceiros globais". A medida abre a perspectiva de atuação conjunta em outros países em todos os campos, do comercial ao político. O alvo principal de ambos é a África.

A regra... 
O Conselho Nacional de Justiça recebeu pedido para regulamentar movimentos grevistas de juízes. Os magistrados federais decidirão se haverá um dia de paralisação dos trabalhos, em abril próximo, para garantir reajustes anuais dos subsídios e a simetria constitucional com a carreira do Ministério Público.

...é clara? 
O juiz Eduardo Cubas, de Goiás, solicitou à corregedora do CNJ, Eliana Calmon, que autorize o regime de plantão e proíba medidas punitivas contra quem aderir à paralisação. Ou, então, que recomende evitar manifestações -com ou sem o nome de greve.

0800 
Foi pedida ao TRE-MS a inelegibilidade, por oito anos, de Raul Freixes (PT do B), ex-prefeito de Aquidauana. Sócio de uma rádio e candidato a deputado estadual em 2010, ele não pedia votos na programação, mas as ligações telefônicas para a emissora eram atendidas com uma gravação sua. Freixes não se reelegeu.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A conduta da deputada federal revela má índole, desrespeito ao povo e profunda falta de ética no trato da coisa pública."
DO PROMOTOR ROBERTO LIVIANU, presidente do Movimento do Ministério Público Democrático, sobre nota do PMN lamentando que Jaqueline Roriz, "pessoa de boa índole", tenha se deixado envolver numa "prática nefasta".

contraponto

Faça como eu digo

Em reunião do colégio de líderes da Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP) manifestou estranheza diante da dura crítica dos tucanos ao projeto que cria a Autoridade Pública Olímpica e estabelece regras para a contratação das obras necessárias aos Jogos de 2016.
A oposição alega que a proposta ameaça a lisura das licitações, pois altera a Lei 8.666. Teixeira ponderou que o governo paulista aprovou modificações semelhantes, em 2008, por meio de lei complementar.
Duarte Nogueira (PSDB-SP) respondeu sem hesitar:
-Uma coisa é São Paulo, outra é a União...

Nenhum comentário:

Postar um comentário