quinta-feira, março 24, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Setor de perfumaria espera deficit de US$ 360 mi da entidade
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/03/11

A indústria brasileira de cosméticos e produtos de higiene, que passou oito anos com saldos positivos na balança comercial, espera um deficit de US$ 360 milhões neste ano.
Enquanto as exportações do setor crescem 20% ao ano, as importações alcançam 70%, segundo João Carlos Basilio, presidente da Abihpec (associação do setor).
Os primeiros sinais do duro cenário que deve se estabelecer em 2011 apareceram no ano passado. O setor registrou saldo negativo de aproximadamente US$ 3 milhões, em transações correntes de US$ 1,5 bilhão em 2010.
Os desodorantes estão na categoria de produtos que aprofundam a crise.
Sem competitividade no envasamento dos aerossóis, o país importa muito da Argentina, segundo Basílio.
Os componentes do frasco -tampas, válvulas, embalagens e álcool- acabam sendo importados na esteira.
"O gás deve ter a característica de ser inodoro. Com o aumento da produção de gás no Brasil, o governo começa a investir e o país terá refinarias para isso", diz.
A Liquigás Distribuidora, empresa do sistema Petrobras, informa que acaba de lançar um produto, chamado Purogas, para atender o mercado de gases propelentes para aerossóis.
Uma nova planta de purificação de gases foi construída e a primeira entrega ocorreu em fevereiro, diz a empresa.

SEGURO PAULISTANO
A Prudential do Brasil abrirá três agências em São Paulo no dia 1º de abril.
Com as inaugurações, a seguradora terá 15 agências e três escritórios comerciais nos cinco Estados em que atua: MG, PR, RJ, RS e SP.
A companhia, que começou a comercializar seguros de vida no país em 1998, já é a segunda em participação de mercado nesse ramo, na categoria individual, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados).
"Nossos clientes são das classes A e B", afirma Lins.
A empresa tem plano para pessoas que apresentam uma das 13 doenças que classifica como grave, como câncer e esclerose múltipla.
Entre os serviços da Prudential está a possibilidade da antecipação do benefício para os segurados que estejam com doença em estágio terminal e expectativa de vida de até seis meses.
"A pessoa pode conseguir até aumentar o tempo de vida com o dinheiro para mais remédios e tratamentos."

Gelado 
A rede de "frozen" iogurte Yogofresh abrirá três lojas em São Paulo até abril. As novas unidades da empresa, que já possui outras seis na cidade, serão na av. Faria Lima, na rua da Consolação e no Jardim São Luís.

Patente 
O anti-inflamatório Toragesic, do laboratório brasileiro EMS, foi patenteado nos Estados Unidos. O certificado foi fornecido pelo United States Patent and Trademark Office, escritório americano para registros de marcas.

Software 

A Apdata lança no fim do mês uma ferramenta para diminuir os gastos com o setor de recursos humanos. O serviço será gratuito para clientes como Alcoa, Allianz e Sony. Para os demais, custará cerca de R$ 50 mil.

Ambiental 
Os prazos para obtenção de licença ambiental, assim como os seus possíveis aprimoramentos, serão discutidos em evento em Brasília, no dia 12 de abril, por representantes do governo, do Banco Mundial e de ONGs.

Direção 
A Recall Brasil, especializada em armazenamento de documentos, soluções digitais e proteção de dados, indicou o executivo Ricardo Guidorizzi como seu novo diretor-geral.

TIM-TIM
O Brasil comprou 979,6 mil garrafas de champanhe em 2010, o que representou aumento de 63,2% na comparação com o ano anterior, segundo o comitê profissional do vinho da região francesa de Champagne.
O Reino Unido foi o país que mais importou o produto, com 35,5 milhões de garrafas e crescimento de 16,3% em relação a 2009.
O segundo colocado foram os EUA, com 16,9 milhões de garrafas de champanhe.
A demanda chinesa foi a que mais aumentou no ano passado, 89,9%, ultrapassando a marca de 1 milhão de unidades da bebida.
As exportações de champanhe renderam 4,1 bilhões (cerca de R$ 9,6 bilhões) para a França em 2010. Foram comercializadas 319,5 milhões de garrafas para 196 países no período.

Lá e... 
Um acordo de turismo entre Nova York e São Paulo para promover os dois destinos será fechado no dia 29.

...cá 
O documento será anunciado por George Fertitta, presidente da NYC & Company (órgão oficial de turismo de Nova York), o presidente da São Paulo Turismo, Caio Carvalho, e Dilson Verçosa, da American Airlines.

Coque 
A L'Oréal Professionnel inaugura em julho seu primeiro instituto em SP. O centro de formação terá capacidade para 400 alunos. Os cursos, que vão durar entre três e seis meses, custarão, em média, R$ 300 por mês.

Lançado... 
Os dois primeiros iates fabricados pela italiana Azimut-Benetti em seu estaleiro no Brasil ficam prontos em abril. Cada unidade deve ser comercializada por R$ 2,5 milhões.

...ao mar 
A Azimut se instalou em agosto do ano passado em Santa Catarina, onde investirá R$ 200 milhões nos próximos cinco anos.

Peça 
O Grupo Lego faturou US$ 3 bilhões em 2010, crescimento de 36%. No Brasil, no ano em que a primeira loja da marca no país foi aberta, a expansão foi de 30%.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

Nenhum comentário:

Postar um comentário