terça-feira, março 01, 2011

BENJAMIN STEINBRUCH

Tentar sempre vale a pena
BENJAMIN STEINBRUCH
folha de são paulo - 01/03/11

As últimas maravilhas eletrônicas mostradas semanas atrás na Consumer Electronics Show, feira de Las Vegas, me fizeram lembrar de peripécias de Nissim, amigo de longa data, com seu computador. Ele é muito engraçado quando conta esse caso.

A história começa com a compra de um PC novo, porque Nissim estava cansado da lentidão e dos problemas do velho. "Um avião, com 500 gigas no disco rígido, 10 gigas de memória etc. etc. etc." A máquina ganha elogios, funciona muito bem durante alguns meses até que, aos poucos, passa a escravizar o pobre Nissim.

Provavelmente, "a droga de um vírus apoderou-se dos arquivos", diz Nissim. Tão logo o PC abre, começa a ser baixado um programa que ele não sabe de onde veio nem para que serve. "‘Continuar ou parar?", pergunta o programa. Nissim clica em parar, o computador abre, mas no dia seguinte vem a mesma coisa. Até que, quebrando a cabeça, consegue desativar um dispositivo e o intruso desaparece.

Mas por que esse computador afinal demora tanto para abrir? Meu amigo se irrita com isso. Tem uma conta para pagar no banco pela internet e não quer perder tempo. Mas o computador roda, roda, roda. Está "inicializando".
Nissim se considera jovem, mas se lembra das TVs do tempo da válvula, que demoravam uns dois minutos para esquentar. Será que computador tem válvula? "Não, a máquina precisa rodar os programas antes de abrir", explica-lhe um entendido. Mas, afinal, não poderia rodar mais depressa?

A regra número um para os escravos do computador é não ter pressa. Nissim apela para um técnico e observa quão paciente ele é. Espera calmamente baixar um programa, entra em diversos sites em busca de ajuda, não se incomoda com a ampulheta virando, virando, preenche sem tédio formulários de identificação e reinicia a máquina quantas vezes forem necessárias.

Valeu a calma do técnico. O "avião" do Nissim volta a voar. Não por muito tempo. Logo aparece um aviso: "Seu antivírus está desatualizado e seu computador está em perigo". Estava mesmo. Outro ataque faz estrago em um arquivo qualquer.


"Quer atualizar seu antivírus?" Nissim quer, mas fica pensando se o que lhe oferecem é mesmo um remédio ou outro intruso, outro invasor oportunista abusando de sua pouca experiência virtual.

Aí meu amigo se irrita muito e decide "fechar essa droga". E cai no "gerenciador de tarefas", que lhe pergunta: "Finalizar agora?". Ele diz que sim, mas o computador não finaliza nada. Lá se vão mais alguns minutos com a máquina pensando e a ampulheta virando até que Nissim fica furioso, aperta ctrl-alt-del, mas o PC se recusa a apagar. Então ele apela para o botão "power".

Em vez de desligar e acabar com a sua agonia, a máquina faz uma nova ameaça: "Você decidiu fechar o programa Internet Explorer. Informe este problema à Microsoft. Deseja enviar relatório de erros?".

A primeira coisa que Nissim pensa é "não vou enviar coisa nenhuma", porque teme o risco de que esse endereçamento o faça esperar ainda mais. Mas ele se lembra de um colega que sempre clica no "enviar", só para castigar a grande companhia multinacional fabricante do sistema operacional. E envia, mas jamais saberá se a mensagem chegou ao destinatário ou se serviu para alguma coisa.

Enfim, o computador desliga, mas no dia seguinte, Nissim não escapa de outra ameaça. "O Windows não foi desligado corretamente", blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá. "Deseja reiniciar?"

Sim, o Nissim deseja reiniciar. Não o faria se o computador não fosse tão necessário. Com a internet, virou pau para toda a obra. Lembra do número de coisas que já faz pelo PC: paga contas; transfere recursos de um banco a outro; faz compras sem tirar o pé de casa, inclusive de ingressos para cinema e teatro; lê jornais e revistas; consulta dicionários e enciclopédia; baixa músicas; até vê filmes e televisão ao vivo.

Nissim reflete sobre isso tudo e, com muita pena, pão-duro que é, decide colocar a mão no bolso e trocar o PC outra vez. "Um ‘avião', com uma velocidade incrível", gaba-se meu amigo. E começa tudo de novo.

Diretor-presidente da CSN, presidente do conselho de administração da empresa e primeiro vice-presidente da Fiesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário