segunda-feira, dezembro 13, 2010

MARIA INÊS DOLCI

PARA EVITAR TRANSTORNOS DE FIM DE ANO
MARIA INÊS DOLCI
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/12/10


Nesta época de festas e de férias, consumidor deve ficar atento para não ter surpresas negativas


MAL ABRIMOS e fechamos os olhos e já estamos na segunda quinzena de dezembro. Aproximam-se as festas de final de ano e as férias para parcela expressiva de brasileiros.
Se você ainda não tratou disso, caro leitor, cara leitora, gostaria de lembrar de algumas cautelas que ajudam a evitar desconfortos no que deveria ser somente alegria e descanso após um ano de intenso trabalho.
Começamos 2010 com fortíssimas chuvas, que provocaram soterramento e mortes em uma pousada de Angra dos Reis, no Rio, além de dificuldades em rodovias para o retorno dos turistas a suas casas.
Foi uma tragédia, e é evidente que não se deve condenar esse tipo de passeio permanentemente. Mas devemos avaliar bem os acessos aos locais que selecionamos para o descanso. E a segurança, sem dúvida, para nós e para nossas famílias.
A previsão do tempo também é importante. Com informação, ficará mais fácil planejar dia e horário para a ida e para a volta.
Todo final de ano, repete-se uma triste história. Pessoas alugam casas na praia, por telefone, sem ver o imóvel. Muitas vezes, sem nenhuma referência confiável. Ao chegar ao local, ou não há casa ou as condições são lamentáveis.
É importante verificar, in loco, se o imóvel é adequado, sem problemas insuportáveis como infiltrações de água, defeitos nas instalações elétricas, entre outros. E constatar se a imobiliária é registrada, sem reclamações no Procon.
Outro lembrete: por mais que as lojas estejam lotadas neste período do ano, compras de última hora não devem ser virtuais. É melhor garantir que o produto esteja disponível, e sair da loja com ele. Afinal, 2010 foi um ano de economia aquecida, de muita demanda, e alguns lojistas, como o Ponto Frio Pontocom, nem sempre honram seus compromissos de entrega.
Explico: um amigo comprou um celular para uma colega minha, a loja alegou ter entregado o produto que não havia chegado ao destino.
São coisas desagradáveis que acontecem nesta época do ano. É duro brigar contra o "enrolation".
Os serviços, certamente, continuam no topo da lista das piores coisas no Brasil, em relação a delitos contra o consumidor.
Somos maltratados em aeroportos, com passagens à mão e voos incertos. Aconteceu comigo duas vezes neste mês, com o duopólio aéreo TAM-Gol, para não haver dúvidas de que não temos opções razoáveis de aviação civil.
Portanto, se a viagem de final de ano depender de avião, no mínimo o consumidor terá de enfrentar filas e atrasos. Leve uma bagagem de mão com itens básicos para evitar que eventuais extravios de mala deixem você e sua família sem roupas e sem artigos básicos de toalete.
Mesmo que seu voo seja nacional, não leve perfumes e outros itens acima do permitido nas rotas internacionais, porque também é comum nos colocarem em voos que vêm ou vão para o exterior. E nos submeterem à perda de objetos pessoais.
Gostaria de ter melhores notícias, mas não confio no acordo entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero e as companhias aéreas para evitar o overbooking, ou seja, a venda de mais passagens do que os lugares no avião.
Como já disse, nessa área estamos em péssima situação. Para viagens curtas, ousaria recomendar carro ou ônibus, que enfrentam congestionamentos, evidentemente, mas atrasam menos e não têm overbooking.
Além disso, você não precisa chegar uma hora antes tanto na ida como na volta, nem enfrentar filas para o check-in. Embarcou, viajou. Por último, mas não menos importante, se o plano para comemorar o Natal e o Ano-Novo envolver um restaurante, faça reserva e informe-se com detalhes sobre o cardápio e os preços, incluindo bebidas, sobremesas e serviço.
É bom chegar cedo sempre e, se possível, usar táxi, pois bebidas alcoólicas e trânsito não combinam e podem estragar qualquer festa. São sugestões simples. Mas é justamente do mais óbvio que costumamos nos esquecer. Ainda mais quando estamos animados com as perspectivas de descanso e de diversão.

MARIA INÊS DOLCI, 54, advogada formada pela USP com especialização em business, é especialista em direito do consumidor e coordenadora institucional da ProTeste Associação de Consumidores.

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