sexta-feira, setembro 17, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Ministério da Justiça aperta cerco contra cartéis 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 17/09/2010

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) investe, a partir deste ano, em laboratórios forenses estaduais para investigação de cartéis.

As primeiras unidades são em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba e receberam aporte de R$ 1,6 milhão. Os locais são vinculados ao Ministério Público.

A iniciativa vem do projeto de descentralização do combate a cartéis. Antes, o processo era realizado isoladamente pela SDE e com caráter administrativo.

Em 2003, o órgão passou a assinar convênios com Ministérios Públicos Estaduais para ampliar técnicas de investigação e conseguir que o Judiciário aplicasse sanções penais às ocorrências. Hoje, já são 23 acordos.

Um exemplo da nova fase foi a condenação, neste mês, da White Martins, de gases industriais, a pagar 50% de sua receita bruta -R$ 2,2 bilhões- a maior sanção do tipo já aplicada no país.

"Os laboratórios trarão provas mais robustas, casos mais céleres e que vão culminar na aplicação de sanções mais severas", afirma Mariana Tavares de Araújo, secretária de direito econômico.

A função da secretaria se voltará para a coordenação das operações e o envio de subsídio técnico às autoridades criminais, segundo ela.

Para o ano que vem, estão programados outros R$ 2 milhões para laboratórios em Minas Gerais, Amazonas, Rio Grande do Norte e Piauí.

As unidades não serão abertas em todos os Estados, pois as investigações serão centralizadas por região nas unidades existentes.

Ritmo nos Negócios 
A Matisse avança na área de entretenimento. Por meio da F. Frison, braço de promoções e eventos, a agência comprou os direitos de uso da marca Ultra Music Festival até 2015.

O investimento no primeiro ano é de R$ 6 milhões. "O objetivo é ter dentro da empresa todas as ferramentas de atração. A comunicação sem entretenimento não tem futuro, não consegue chamar a atenção necessária", diz Dalva Fazzio, presidente da agência.

O primeiro festival no país, que começou há 12 anos em Miami, será em novembro, em São Paulo.

"A partir do ano que vem, o evento será realizado duas vezes por ano, uma em São Paulo e uma em outra capital", diz Fazzio.

O mercado de entretenimento tem potencial para crescer no país, segundo ela. "Com a entrada de novos consumidores, a classe C, o consumo está maior e o mercado está cada vez mais profissionalizado."

Em breve, a Matisse vai anunciar a criação de uma nova empresa, voltada para a área cultural. A agência projeta aumento de 20% para o faturamento deste ano.

Decepção com o Trabalho 
A frustração profissional é a principal causa do estresse no trabalho, segundo pesquisa da Weigel Coaching, especializada em comportamento e desenvolvimento de equipes corporativas.

Ao todo, 61% dos 500 profissionais entrevistados em empresas de todos os portes não estão plenamente satisfeitos com a situação profissional. Cerca de 47% dos respondentes desejam valorização e 21% buscam possibilidade de crescer.

A frustração ocorre, em especial, pela falta de percepção da estrutura das empresas.

"Profissionais questionam que retorno terão pelo esforço extra e pelo aumento das responsabilidades", diz Jaqueline Weigel, diretora-geral da consultoria.

Hoje, segundo Weigel, falta clareza das empresas sobre os objetivos da organização, assim como as responsabilidades de cada cargo.

Investimentos...A Agência de Fomento Paulista da Nossa Caixa Desenvolvimento atingiu R$ 150 milhões de desembolso para pequenas e médias empresas de SP.

...em altaOs financiamentos são destinados a projetos de investimento, compra de equipamentos ou capital de giro. Mais de mil operações foram feitas. A indústria lidera o ranking com 83% dos financiamentos liberados, seguida de 10% do comércio e 7% da área de serviços.

Mão na massaA ArcelorMittal ampliou o seu programa de capacitação para pedreiros e mestres. Além de Minas e São Paulo, também serão capacitados cerca de 2.000 profissionais em seis Estados, mais o DF. O curso é gratuito.

Negócios...O 4º Encontro Internacional de Negócios, que ocorreu na convenção da Associação Brasileira de Supermercados, terminou ontem com a estimativa de gerar 15% a mais de negócios do que em 2009, em que as vendas somaram US$ 50 milhões.

...em supermercadosCerca de 30 empresas, de 22 países, participaram das reuniões, com destaque para companhias do Oriente Médio. Empresas do Bahrein devem comprar produtos brasileiros de maior valor agregado, como arroz tipo gourmet.

PanosO segmento de cama, mesa e banho teve alta de 1% nas vendas, na primeira quinzena de setembro ante igual período de agosto, segundo o sindicato do setor.

Para Pequenos
De cuidados para animais de estimação à manutenção de jardins e piscinas. Essas são duas das sete marcas de microfranquias do Grupo Zaiom Brasil, que vai abrir até o final deste ano mais cem unidades.

A meta da empresa, que nasceu há dois anos, é fechar o ano com 500 franquias. São negócios com baixo investimento, de R$ 20 mil, e que não precisam de ponto comercial.

"Na microfranquia, o empreendedor se identifica com a sua profissão", diz Artur Hipólito, sócio e presidente do grupo.

Segundo ele, é comum ver médicos ou enfermeiros com a franquia de cuidadores de idosos e psicólogos e pedagogos com a de reforço escolar, por exemplo.

São Paulo representa 25% das operações do grupo. "Estamos crescendo nas capitais do Nordeste."

O grupo se prepara para a internacionalização em 2011. As negociações estão avançadas com o México.

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