domingo, setembro 12, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Compra do laboratório Teuto pela Pfizer esfria
MARIA CRISTINA FRIAS

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/09/12

A aquisição do laboratório Teuto pela americana Pfizer, que estava na iminência de ser fechada, esfriou.
Entre os motivos para que as partes não tenham chegado a um acordo está o valor pedido pelo Teuto, considerado acima das expectativas, de acordo com pessoas próximas às negociações.
Não é o primeiro negócio perdido pela Pfizer recentemente -no fim de 2009, após seis meses de negociação, a Neo Química rejeitou proposta de R$ 1,2 bilhão à vista da multinacional e depois foi comprada pela Hypermarcas, por R$ 1,3 bilhão.
Um fator que pode sinalizar que a Pfizer não conta mais com a possibilidade de ter o Teuto em seus planos foi um anúncio, feito no fim de agosto, de uma parceria com outro laboratório nacional, o Eurofarma, para produzir e distribuir a versão genérica do medicamento Lípitor, cuja patente acaba de expirar.
Empresas europeias têm mais facilidade de fechar negócios nesse setor no Brasil por terem regulamentação mais flexível que as americanas, dizem especialistas.
Outra operação latente no meio farmacêutico é a compra do laboratório Mantecorp, que tem um significativo portfólio de medicamentos livres de prescrição médica. Cobiçada por Aché, Hypermarcas, EMS, Pfizer, Teva, Roche, entre outros, a aquisição envolveria cerca de R$ 1,3 bilhão.
O Aché chegou a contratar a empresa de assessoria financeira Singular para realizar a operação, que não seria amparada por um IPO do laboratório, aguardado há anos. O apoio viria do BNDES, interessado na nacionalização do setor. As empresas não confirmam.

Viagem à China Uma comitiva brasileira chega a Xangai nesta semana com o objetivo de atrair para São Paulo a Exposição Mundial, evento que ocorre a cada cinco anos para intercâmbio econômico, científico, tecnológico e cultural entre países. Integram o grupo membros da Prefeitura de São Paulo e da Abdib.

Cadeira feminina Ana Cláudia Utumi, sócia responsável pela área tributária do TozziniFreire Advogados, é a primeira mulher brasileira a integrar o Comitê Científico Permanente da IFA (International Fiscal Association). A nomeação foi feita no dia 1º deste mês durante o congresso anual, realizado em Roma.

TINTA FRESCA
Os hábitos dos consumidores em relação à compra de tintas e ao modo como veem o mercado mudaram nos últimos quatro anos, segundo pesquisa da Basf, dona da marca Suvinil.
O levantamento revelou uma presença maior da mulher no ponto de venda.
Em 2006, 27% das mulheres faziam as compras sozinhas. Hoje, essa parcela subiu para 63%. Foram ouvidas 8.000 pessoas em 49 cidades brasileiras.
Antes, os consumidores enxergavam o segmento de tintas como parte da construção civil. Hoje, é visto como item de decoração, segundo Antonio Carlos Lacerda, vice-presidente de tintas e vernizes da Basf para a América do Sul.
O aumento do poder de compra tem impulsionado as vendas.
"Quando a renda cresce, a pessoa pensa em decorar a casa e a primeira coisa que vem à cabeça é pintar. É mais barato e rápido."
A empresa investe R$ 100 milhões em uma nova campanha de marketing.
Dentro do plano de expansão, está a ampliação da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e a construção de outra planta em Guaratinguetá (SP). Esses investimentos somam mais R$ 100 milhões.

FICÇÃO PROTEGIDA
Entre agosto de 2009 e o mesmo mês de 2010, foram localizados 46.344 links na internet para "download" completo de obras literárias de várias editoras sem a autorização dos escritores. Cerca de 90% já foram retirados do ar, totalizando 42.673 links.
O levantamento foi realizado pela ABDR (Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos) em parceria com o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros).
Com 4.546 links, a editora Record foi a mais prejudicada, seguida por GMT (4.447), Objetiva (2.839), Cia. das Letras (2.835) e Saraiva (1.973). LTC, Ediouro, Intrínseca, Iemar e Guanabara Koogan completam a lista das dez mais lesadas.

Gráfico A Corretora SLW investiu em um novo "home broker" com ferramenta de análise gráfica para ajudar o investidor a identificar oportunidades de compra e venda.

Polaco A Vinícola Aurora vai enviar amanhã um lote de vinhos finos para a Polônia, sua estreia nesse mercado. A empresa já exporta seus produtos para mais de 20 países.

Ascensão O número de eventos promovidos pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau cresceu 38% no primeiro semestre deste ano. Foram registradas 291 ações.

Sob medida O Personnalisé, curso de aulas particulares da Aliança Francesa, ultrapassou no primeiro semestre o número de matrículas registradas em todo o ano passado.

Grandão Para competir com os chineses, a Magic Toys investe em brinquedos de grande porte com maior valor agregado. A empresa lança caminhões elétricos de 67 cm de altura, vendidos por R$ 819, além de cozinhas e robôs.

TURMA DO BIDU
A Dog's Care, fabricante de fraldas para cachorros, avança no mercado internacional.
A empresa vai embarcar neste mês o segundo carregamento de fraldas para o Panamá e já negocia com outros mercados.
"Em 2011, devemos começar a exportar para México, EUA, Colômbia, Argentina e Peru", diz Ana Carolina Vaz, sócia da companhia.
A empresa deve fechar até o final deste mês uma captação de recursos com investidores indicados pelo Endeavor (instituto que fomenta o empreendedorismo).
O objetivo é aumentar a produção da fábrica. "A nossa capacidade está no limite. Não avançamos mais porque não temos como atender o mercado. O investimento vai aumentar a nossa produção em dez vezes."
Nos planos de expansão, estão a ampliação das instalações e a compra de máquinas.
"O mercado de acessórios para animais cresceu e se profissionaliza. Ainda há, porém, o que evoluir, principalmente na área de higiene."
O aumento do poder de compra da população mudou o mercado. "O nosso produto era elitizado. Hoje, a classe C tem acesso a ele", diz Vaz.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES

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