terça-feira, setembro 07, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Comércio prevê aumento de até 16,5% no Dia da Criança
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/09/10 

Os lojistas de shoppings são os que estão mais otimistas para as vendas do Dia da Criança deste ano. A expectativa da Alshop (associação de lojistas de shopping) é de crescimento de 16,5% na comparação com 2009..
"Este será o melhor mês de vendas para o Dia da Criança dos últimos três anos", afirma Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. 
As vendas serão impulsionadas pelo maior poder de compra da população, principalmente das classes C e D, pelo aumento da confiança do consumidor e pela expansão do crédito. 
"Uma confiança maior indica mais consumo", diz Fabio Pina, assessor econômico da Fecomercio SP, que projeta crescimento de 4% a 5% nas vendas deste ano. 
O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, faz um alerta para o nível de inadimplência. "É importante que se irrigue a economia com crédito, mas de uma forma racional." 
A associação prevê crescimento das vendas de 8,5%. 
Os fabricantes de brinquedos venderam para o varejo 7% a mais neste ano na comparação com as entregas feitas para a mesma data no ano passado, segundo a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). 
Foram enviados para as lojas aproximadamente 90 milhões de brinquedos. A Abrinq projeta faturamento de R$ 2 bilhões para a data, considerando o preço da loja. 
A indústria brasileira lançou cerca de 800 brinquedos neste ano. "É para enfrentar os chineses a tapa", diz Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq. 
O objetivo dos fabricantes é retomar o mercado conquistado pelo produto chinês, que detém uma fatia de 50%, segundo Costa. 
O setor de vestuário também deve apresentar maior movimento, mas as grandes vedetes são brinquedos, jogos eletrônicos, eletroeletrônicos e celulares. 
O tíquete médio das compras está estimado entre R$ 80 e R$ 120, com aumento de cerca de 20% sobre o ano passado, segundo a Alshop. 
O Dia da Criança é considerada a quarta maior data do varejo, atrás de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Para o setor de brinquedo, é a data mais importante, à frente inclusive do Natal. 

CRISTALIZADO 
A Swarovski Architecture, uma linha de luminárias da Swarovski elaborada por designers da própria marca de cristais, passa a ter representação no Brasil. As peças serão comercializadas no país pela multimarcas PuntoLuce. 
O que existia no Brasil até então eram lustres com cristais da marca austríaca, mas sem a assinatura do design da Swarovski Architecture, segundo a empresária Marília Queiroz, responsável pela importação. 
"Nós criamos um espaço especial no showroom, que foi inspirado em joalherias, só para apresentar essas peças", afirma. 
A "aliança" menor, como Queiroz chama uma das luminárias, custa cerca de R$ 18 mil. A maior, R$ 32 mil. As peças podem ser vendidas separadamente ou compostas. 

Em busca do ouro O bom desempenho econômico no último ano fez com que os Brics se tornassem mais atrativos para trabalhadores estrangeiros, segundo pesquisa do HSBC Bank International. A situação dos expatriados nesses países foram maiores que a média quando observados fatores como rendimento, carreira, cenário econômico e possibilidade de poupar. 

CABEÇA DE EMPRESÁRIO 
Com o aumento do número de empresas estrangeiras no Brasil, cresce o investimento de grandes escritórios de advocacia em estruturas empresariais, com processos internos definidos e planos de carreira. 
No entanto, os valores da advocacia tradicional, com relações de trabalho subjetivas, ainda persistem e atrapalham o desenvolvimento no mercado global, em especial com a perda de mão de obra, segundo pesquisa de Clóvis Castelo Jr., da EAESP-FGV. 
"Ainda falta um longo caminho até que tenham mentalidade totalmente empresarial e seus profissionais sintam segurança na carreira", afirma Castelo Jr. 
Baseados na confiança pessoal de um sócio e sem avaliar riscos, é comum escritórios investirem em profissionais que se desligam após a formação. 

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES

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