sexta-feira, março 12, 2010

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS e Cia

Valorizarás o mercado interno


O GLOBO - 12/03/10


 
O resultado do PIB brasileiro em 2009 ensinou, ao menos, uma lição ao país. É mandamento que pode ser resumido em quatro palavras: “Valorizarás seu mercado interno”. Quando investimento, formação de estoques e comércio exterior desafinaram, o consumo das famílias afastou a economia nacional da tragédia que derrubou nações desenvolvidas mundo afora.
A queda de 0,2% da atividade foi compensada pela contribuição positiva de 2,4 pontos percentuais do consumo das famílias.
Foram os brasileiros que salvaram a economia, de carona nos incentivos fiscais, na enxurrada de crédito e no crescimento constante da massa salarial. Em 2009, a participação do consumo no PIB bateu 62,8%. Foi o maior resultado da década. Até então, a proporção mais alta (64,3%) fora em 2000. A indústria, que absorveu todo o impacto da pane mundial, viu seu peso no PIB encolher quase dois pontos. O caminho para uma economia sã, o Brasil já sabe, é valorizar o comércio exterior, sem jamais dar às costas ao próprio mercado.
Fogo amigo no gás 
Entrou areia no lançamento do livro preparado pelo Sindigás sobre o setor de gás liquefeito de petróleo (GLP) no país, depois que a Polícia Federal deflagrou operação, ontem, para desmontar um cartel de distribuição e revenda de gás em São Paulo e no Nordeste. O esquema envolveria as maiores empresas do segmento, algumas associadas ao Sindigás. Ainda assim, a publicação será entregue a ministros, deputados e senadores, em Brasília, semana que vem. Foi elaborada justamente para iniciar uma mudança na imagem do setor. “Existe uma percepção errada sobre o GLP, devido à noção de ser produto para pobre, de problemas com pirataria e cartéis. Mas é uma solução energética barata e eficiente”, justifica Sérgio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás.
A ideia é usar o livro para pleitear novas frentes de atuação, como agribusiness e subsídios à população de baixa renda. “A meta é ampliar a participação na matriz energética dos atuais 3,6% para 4% ou 4,4% em uma década”, defende. Mello lamenta que os eventos de ontem tenham avariado ainda mais a imagem do setor.
Afirma, contudo, que o Sindigás vai apoiar as investigações.
Primeira atriz 
A GARNIER FRUCTIS escolheu Juliana Paes para estrelar a campanha de sua nova linha de produtos: Leite para Pentear.
Garota-propaganda da coloração Garnier Nutrisse, La Paes (na foto, no making off do filme) desbancou modelos internacionais. É a 1avez que a Fructis é representada por uma atriz. Criado pela Publicis, o filme estreia domingo.
Selinho premiado
O BOB’S lança domingo promoção em clima de Copa. Cada Trio Torcida Bob’s dá direito a um selo. Quatro selos valem uma camisa para torcer pelo Brasil. Só não dá para confundir selinho com bicota, como a personagem do filme, criado pela NBS. A ação custou R$ 3 milhões.
Correndo atrás 
Sérgio Cabral recebeu de um aliado a sugestão de encomendar a um constitucionalista de peso parecer sobre a (i) legalidade da emenda Ibsen. De preferência, com o aval da AGU. O arcabouço técnico aliviaria o peso político do veto de Lula à proposta que nocauteou os royalties do Rio.
Em recuperação 1
Os credores da Athos Farma Distribuidora e da Athos Farma Sudeste aprovaram, em assembleia anteontem, o plano de recuperação judicial das duas empresas. A dívida com 188 credores, entre eles os bancos Itaú e HSBC, é de R$ 363,9 milhões. É o segundo maior processo do tipo já instaurado no Rio. Só perde para o da Varig
Em recuperação 2
As empresas Athos Farmas, de atacado e distribuição de químicos, farmacêuticos e cosméticos, entraram em recuperação judicial em julho de 2009. Alegaram problemas com a falta de crédito e a frustrada tentativa de parceria com a inglesa Aliance Boots. O juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 4aVara Cível de Duque de Caxias, deferiu o pedido.
Paris-NY 
Os secretários Julio Bueno (Desenvolvimento) e Márcia Lins (Turismo) estarão em Paris, dia 23, com Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (Firjan).
Vão tratar das oportunidades da Copa e das Olimpíadas. Dia 31, o grupo vai a Nova York com reforços: Joaquim Levy (Fazenda) e o bilionário Eike Batista.
Internacional
A mudança de marca da Eletrobrás e suas 15 subsidiárias, dia 22, antecede a apresentação do primeiro plano estratégico unificado do grupo.
O pacote de ações para o período 2010-2020 está pronto.
“Ponto fundamental é a internacionalização, via integração da América Latina”, anuncia José Antonio Muniz, presidente da estatal.
É dinheiro 
A Eletrobrás planeja apurar no exterior 10% das receitas, no futuro. O plano estratégico, diz Muniz, é qualitativo, sem cifras. Em junho, sai o plano de negócios, com o valor dos investimentos. Terá cifras altas. Só de 2009 a 2012, a empresa investirá R$ 30 bi.
Renovável 
Energia limpa é o foco da Eletrobrás nos próximos anos.
O novo slogan é “Energia para novos tempos”.
Visitantes 
Nelson Hübner (Aneel) e Roberto Messias (Ibama) vão conferir o andamento das obras da hidrelétrica Santo Antônio (RO), hoje. Mês passado, a Santo Antônio Energia escavou 744 mil m³ em rocha, um recorde. Desde outubro de 2008, foram 14.140 mil toneladas. São sete Maracanãs.
Temor
O terremoto no Chile mexeu com a demanda por roteiros turísticos e hotéis no país.
Levantamento do buscador de viagens Mundi mostra queda de 53% nas consultas desde o tremor, em 27 de fevereiro.
TOQUE DO LEITOR
Combate à sujeira “No ‘decálogo turístico’ publicado na coluna de ontem, o experiente consultor Bayard Boiteux omitiu a eliminação do grande vilão do turismo carioca, que é a sujeira da cidade. O item é o mais votado como ponto negativo do Rio em pesquisas com turistas, especialmente os estrangeiros”.
Vasco da Costa, Niterói Boiteux fez couro com o leitor. Diz que ele próprio coordenou pesquisa que apontou a sujeira como principal ponto negativo para visitantes do Rio: “A 11alição para consolidar a cidade como produto turístico poderia ser cuidar da infraestrutura urbana, principalmente da limpeza.
Além de cuidar da retirada de mendigos das ruas”.
Moda imperial 
São Cristóvão vai sediar pela primeira vez um mercado de moda, semana que vem. O Circuito Moda Carioca, coordenado por UVA e Sebrae/RJ, reunirá 23 marcas instaladas no bairro, caso de Espaço Fashion e Armadillo. A previsão é faturar cerca de R$ 1 milhão, com descontos de até 70%. As 200 grifes do polo local esperam crescer de 5% a 10% este ano.
Viagem no cartão 
O faturamento dos cartões de crédito e débito em transações com agências de turismo cresceu 60% em 2009.
Os dados são da Redecard. O total de estabelecimentos credenciados subiu 18%. Já as compras de passagens aéreas com cartões saltaram 25% no ano. Em 2010 a tendência se mantém. Só no carnaval do Rio, as operações de débito cresceram 24%.
LIVRE MERCADO

ROBERTO OLINTO, coordenador de Contas Nacionais do IBGE, e Frederico Cunha, gerente de Contas Regionais, estão a caminho de Pequim. Vão falar na segunda-feira em seminário da ONU e do IBGE chinês sobre contas regionais.
O CASASHOPPING terá iluminação LED. O plano inclui entrada, estacionamento e corredores. A tecnologia consome 70% menos energia.
O ESCRITÓRIO De Fournier & Associados vai assinar a revitalização do Downtown, na Barra. Venceu a concorrência com três outras firmas de arquitetura.
ANDURTE DE BARROS Filho, diretor de Mercado Consumidor da BR, recebe hoje prêmio do SindiTRR, de transportadores de combustíveis.
A REDE Mercure de hotéis fará propaganda nos aviões da Gol. Vai anunciar nos apoios de cabeça dos assentos.
A LA ESTAMPA vai doar 35 mil metros de tecido ao Haiti. A entrega será feita pelo Viva Rio.

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