segunda-feira, fevereiro 01, 2010

MÔNICA BERGAMO

Santa de casa


Folha de S. Paulo - 01/02/2010

Descoberta com alarde entre os escombros da Capela das Mercês, em São Luiz do Paraitinga, a imagem de barro bicentenária de Nossa Senhora das Mercês grávida está esquecida na casa do dentista que a encontrou.

"O pessoal do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi lá em casa. Disseram que precisava esperar a imagem secar para encaminhá-la à restauração. Mas ninguém voltou", diz José Carlos Imparato, arqueólogo voluntário. A imagem rara preserva rosto praticamente intacto.

ANJINHOS
E os arqueólogos comemoram: o forro original da igreja também foi encontrado. "Quando a igreja foi restaurada, há alguns anos, não usaram o forro original. Ele ficou guardado. Agora, encontramos a tela debaixo de uma parede de tapuia", diz Imparato. Outra descoberta foram anjos de madeira policromada.

ACHADOS
O Iphan planeja fazer uma exposição na cidade com os anjos e outras peças raras que sobreviveram às inundações.

FAZER A HOMEPAGE
Em meio ao eleitorado "geek" da Campus Party, a ministra Dilma Rousseff passou boa parte do tempo defendendo downloads legais. Acomodou-se em um sofazinho com o ongueiro Larry Lessig, da Creative Commons, ídolo entre os que levantam a bandeira.

AMIGAS
Hoje pastora da igreja Renascer, Caroline Celico, mulher do jogador Kaká, está preparando um CD com participações especiais. Claudia Leitte gravará a sua nesta semana, cantando uma composição de Caroline sobre a amizade das duas.


"Ela assistiu a um DVD meu na casa de Dida, o goleiro, disse "tô apaixonada por Claudinha" e foi me procurar. Viramos confidentes", diz Claudia.

CORAÇÃO DE MENINO
O hospital infantil Cândido Fontoura, da zona leste de SP, deve ser o primeiro do gênero a ter uma unidade de cirurgia cardíaca. A ala, que será inaugurada em março, terá seis leitos de UTI e 11 na enfermaria. O custo de manutenção é de R$ 1 milhão por mês.

MALLU NA ESTRADA
A cantora Mallu Magalhães vai sair em turnê de seu novo disco em março. No dia 19, se apresenta no Auditório Ibirapuera e, em 9 de abril, canta no Circo Voador, no Rio.

MONTANHA RUSSA
O professor russo Boris Komissarov, da Universidade de São Petersburgo, vem a São Paulo em fevereiro para a abertura da exposição "Expedição Langsdorff", no Centro Cultural Banco do Brasil. Ele é um dos curadores da mostra que fala sobre a viagem do barão Georg Langsdorff pelo interior do Brasil entre 1821 e 1829.

ÂNGULO
A boate Heaven vai ter camarote no show da cantora Beyoncé, no dia 6 de fevereiro, no Morumbi. Por bufê, bebida à vontade, portão exclusivo e DJ, cobrará R$ 750 por pessoa.



"As mulheres vão agarrar o Zé na rua"

A socialite Maria Christina Mendes Caldeira, ex-mulher do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), réu do processo do mensalão, decidiu mudar o protagonista do livro que está escrevendo sobre sua convivência com os políticos: sai o ex-marido, entra o ex-ministro José Dirceu (também réu no caso). E diz que sonha ver a obra nas telas, com Rodrigo Santoro no papel do petista.

FOLHA - Está escrevendo sobre você e José Dirceu?
MARIA CHRISTINA MENDES CALDEIRA - Estou fazendo um livro que vai virar filme. Está praticamente pronto. Vai se chamar "A Tribo do Não-Dito".

FOLHA - Mas esse não é o nome do livro em que você iria falar sobre seu casamento com o deputado Valdemar Costa Neto?
MARIA CHRISTINA - Exatamente, porque a história da tribo do não-dito é a mesma. O Valdemar aparece como uma pessoa que me fez ser de completamente alienada politicamente a ter uma consciência política. Mas o personagem principal é o Zé, que vai da militância de esquerda para o meio, que é o fato de que não dá para realizar as coisas sendo nem do lado de lá nem de cá. Ele tem um histórico de militância, entendeu?

FOLHA - Qual é a sua relação com o ex-ministro?
MARIA CHRISTINA - Eu sou amiga do Zé. Ponto. Eu nunca tive nada com o Zé. A gente tem um romance platônico em algum mundo astral, entendeu? Mas eu acho ele uma pessoa admirável na coisa da inteligência. A gente tem um romance mental, vai. Pronto, é isso. Olha que eu vou te falar uma coisa: a mulherada morre de tesão pelo Zé. Elas todas disfarçam, mas essas moças da Daslu querem mais é um guerrilheiro na vida delas. Arriscaria que 70% da mulherada aí tem sonhos eróticos com o Zé Dirceu. Ele tem essa aura de mistério, é um Rhett Butler ["...E o Vento Levou"].

FOLHA - Você disse que a história vai virar filme.
MARIA CHRISTINA - Já tenho uns contatos superbons nos Estados Unidos. A coisa está evoluindo e o livro está bem legal. Mas pode ter certeza de que, depois desse filme, o Zé tá frito: todas as mulheres vão agarrar ele na rua. A mulherada vai ficar apaixonada pelo Zé.

FOLHA - Quem você gostaria que interpretasse seu papel?
MARIA CHRISTINA - Se for no Brasil, queria que fosse a Luana [Piovani], que é malcriada que nem eu, e é grandona. E um bom cara para ser o Zé é o Rodrigo Santoro, que inclusive era parecido com ele quando era moço. Pega umas fotos dele para ver! E o Valdemar... Valdemar eu acho que é um gênero, assim, meio Antonio Fagundes, porque o Valdemar já entrou velho na minha vida.

CURTO-CIRCUITO


HELENA RIZZO , do Maní, recebeu o prêmio chef do futuro da Academia Internacional de Gastronomia, em Paris.
A PREMIAÇÃO do concurso "Conexão Beauty Art", da Avon, acontece hoje, às 19h, no Porão das Artes, no Ibirapuera.
TEIXEIRA COELHO , curador do Masp, participa hoje e amanhã do seminário "Direitos culturais: natureza, implicações, desafios", que a ONU promove em Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário