A Hypermarcas fará nova emissão de ações. Com a transação, a empresa deverá captar entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão para novas aquisições nos mercados de medicamentos e higiene pessoal.
Nos últimos anos, a empresa se notabilizou por uma série de aquisições, como a farmacêutica DM, a Bozzano, a Niasi e as marcas de preservativos Jontex e Olla. Tornou-se uma das maiores empresas em bens de consumo do Brasil.
Desde que abriu capital, em abril de 2008, o ritmo de compras se acelerou. No ano passado foram cinco, no valor total de R$ 2 bilhões.
O último negócio da Hypermarcas foi a compra do laboratório Neo Química por R$ 1,3 bilhão, em dezembro.
Com a aquisição da Neo Química, a divisão de medicamentos, que representava 33% dos negócios, passou para 40%.
A empresa nasceu em 2002 com a compra da Assolan, com recursos que o empresário João Alves de Queiroz Filho, o Júnior, recebeu ao vender a Arisco para a Best Foods, atualmente Unilever.
A Hypermarcas anunciou lucro líquido de R$ 101 milhões no quarto trimestre de 2009, revertendo o prejuízo de R$ 153,2 milhões em igual período do ano anterior graças à melhora no resultado financeiro.
Investimento cresce, mas não zera perdas
Os investimentos no país devem iniciar retomada no final deste ano, mas ainda não deverão ser suficientes para recuperar as perdas ocorridas com a crise.
A taxa de investimento em relação ao PIB deve atingir 18,5%, superando os 18% registrados em 2007 -período anterior aos impactos causados pela crise-, segundo a consultoria MB Associados.
"Nota-se melhora gradual dos investimentos, que devem atingir o pico do pré-crise neste final de ano", afirma Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados.
A expansão, porém, não será suficiente para cobrir o que se perdeu de investimento na crise, diz.
Adicionada a variação em valor real da demanda, na soma de 2009 e 2010, os investimentos ainda caem R$ 2,2 bilhões, afirma Vale. O economista projeta aumento de R$ 180 bilhões do consumo das famílias e de R$ 51,6 bilhões do governo. "Em dois anos o consumo total terá expansão de R$ 230 bilhões, enquanto o investimento ficará estagnado", conclui.
Por que um crescimento sustentável de 5% ou 6% ao ano não é possível?
A taxa de investimento ainda é muito baixa e, mesmo que aumente o dobro do crescimento do PIB nos próximos anos, não alcançaria os 25% necessários para sustentar o crescimento do PIB em torno de 5%, segundo o economista.
CANA DO BRASIL
A Syngenta, multinacional suíça, ampliará o foco na operação brasileira em 2010. A empresa está investindo na produção de uma nova tecnologia para cana-de-açúcar, que deve ser lançada até 2011. "O faturamento com o novo negócio é estimado em US$ 300 milhões por ano até 2015", diz Antonio Guimarães, presidente da Syngenta Proteção de Cultivos América Latina. Para produzir a nova tecnologia, que reduz custos de plantio e mão de obra, segundo Guimarães, a companhia está investindo US$ 20 milhões na construção de uma fábrica em Itápolis (SP). Os mercados emergentes representaram 40% das vendas globais da Syngenta em 2009. O Brasil liderou o desempenho. Em 2009, foi inaugurado em Holambra (SP) o quarto centro de pesquisa de tratamento de sementes da empresa no mundo.
FINANCEIRO
O ministro Mantega (Fazenda) recebe hoje Marcelo Giufrida, presidente da Anbima. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais foi criada em outubro pela união da Anbid (de bancos de investimento) com a Andima (das instituições do mercado financeiro).
NOVOS VOOS
Enquanto aguarda a definição da Anac sobre a redistribuição dos horários para pousos e decolagens (slots) no Aeroporto de Congonhas, a Webjet Linhas Aéreas vai, a partir de 1º de março, acrescentar em sua malha aérea três voos para Brasília, além de uma ligação para Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.
DECOLAGEM
Um exemplo de concessão de aeroportos para a iniciativa privada está em Cabo Frio. O aeroporto internacional da cidade cresceu 65% em volume de cargas de 2008 para 2009 e atingiu faturamento de R$ 40 milhões. Em volume, foram transportadas 15,7 mil toneladas em 2009, contra 9,5 mil toneladas em 2008.
DE VOLTA
A principal executiva da Disney Parks para a América Latina, a brasileira Juliana Cadiz, vai retornar ao Brasil na próxima semana, depois de passar dez anos trabalhando em Orlando. A executiva irá coordenar de São Paulo as ações de comunicação da Disney Parks no país.
MERCADO POLONÊS
O ator polonês Marek Kondrat, sócio da importadora de vinhos Winarium, fechou negócios no Brasil no valor de US$ 60 mil -receita acima da exportada pelo país ao mercado polonês em todo o ano de 2009, de US$ 43 mil. O primeiro pedido foi de um contêiner com 12 mil garrafas de vinhos e espumantes brasileiros das vinícolas Pizatto e Lidio Carraro, do Rio Grande do Sul.
MODA
No início de abril, desembarca no Brasil, o presidente da Hugo Boss para as Américas, Mark Brashear. Em sua segunda visita ao país -a primeira foi em agosto do ano passado-, o executivo virá para a inauguração da loja da grife no shopping Iguatemi Brasília.
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