segunda-feira, fevereiro 01, 2010

ANDRÉ GERDAU

O desafio das multinacionais brasileiras

O Estado de S. Paulo - 01/02/2010


Quem folheasse uma publicação econômica internacional dez anos atrás raramente encontraria uma menção a companhias brasileiras. Hoje, esse cenário é completamente diferente, já que empresas nacionais se destacam mundialmente em distintos segmentos da economia. Essa capacidade competitiva foi influenciada pelas décadas de instabilidade econômica no Brasil. Baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), inflação alta, mudanças de moeda e sucessivos pacotes econômicos fizeram com que os empresários se tornassem especialistas em buscar soluções em ambientes adversos.

Além disso, a incerteza econômica também levou empresas brasileiras a buscar e adaptar as melhores referências mundiais em tecnologia de gestão à sua realidade de negócios. Esse esforço não somente permitiu a sobrevivência das companhias em um cenário difícil, mas as tornou capacitadas a competir em pé de igualdade com seus concorrentes globais.

Portanto, as múltis brasileiras possuem em seu DNA a busca permanente pela competitividade, independentemente das dificuldades encontradas. É isso que fez com que 14 empresas do Brasil, entre elas, a Gerdau, fossem listadas entre as 100 companhias de países emergentes consideradas "desafiadoras", segundo pesquisa divulgada pelo Boston Consulting Group em 2009. Essa posição coloca o País em terceiro lugar no ranking, atrás apenas da China e da Índia. No caso da Gerdau, seu processo de internacionalização teve início em 1980 e, atualmente, a companhia é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras mundiais de aços longos especiais para a indústria automotiva, com presença industrial em 14 países.

Outro ponto forte que auxiliou as multinacionais brasileiras a superar os momentos de crise em 2009 foi a mobilização das equipes para realizar os ajustes e as reduções de custos necessários ante à nova realidade do mercado. Soma-se a isso a habilidade dos brasileiros em se adaptar às oscilações do ambiente e a diversidade cultural que forma a identidade do nosso povo. A nossa diversidade permite, por exemplo, que os brasileiros tenham especial talento em harmonizar diferentes culturas, principalmente quando se tem equipes em países diferentes. A capacidade de mobilizar, portanto, se dá, na maioria das vezes, pela busca da conciliação de pontos de vista e da construção de metas comuns. E não pela imposição.

Agora que o mercado brasileiro começa a responder com maior demanda e se percebe uma gradual retomada nos mercados internacionais, o desafio é a otimização das operações e a manutenção dos ganhos de sinergia obtidos durante os períodos difíceis. Sem dúvida, o enfrentamento da crise deixa muitas lições que podem servir de base para a melhoria da gestão das empresas, como, por exemplo, a capacidade de diagnosticar o momento em que a organização se encontra perante o conhecido ciclo "preservação-otimização-crescimento".

Num primeiro momento, para superar os desafios, foi necessário direcionar os esforços para a preservação da saúde financeira do negócio, focando na manutenção do caixa e da liquidez, sem descuidar da principal razão da existência das empresas: o cliente. O segundo passo, que é vivenciado atualmente, tem sido a otimização das operações, com a continuidade das sinergias conquistadas ao longo da crise e o aumento de produtividade. Após os ajustes e com os sinais de melhora do mercado, o crescimento deve ser alinhado à realidade dos mercados de atuação, atualmente em níveis de recuperação distintos nas diversas regiões.

Nesse momento de retomada, as múltis brasileiras têm um novo desafio pela frente: ampliar sua competitividade e capacidade de inovação ante um mercado com demanda reduzida e competição cada vez mais acirrada. É preciso ter em mente que o empreendedorismo brasileiro tem conquistado espaço no mercado global. Porém, como toda conquista, exige um trabalho permanente, é necessário se renovar sempre, manter um olhar crítico, acompanhar as tendências e os movimentos da economia. Muitas empresas que eram líderes há 20 anos não existem mais. Logo, o sucesso de hoje não garante a permanência no mercado amanhã. Nosso DNA empresarial foi forjado na adversidade e, portanto, as empresas brasileiras têm condições de conquistar uma participação cada vez maior no cenário mundial dos negócios.

*André Gerdau é diretor-presidente da Gerdau e presidente do Instituto Latino-americano do Ferro e Aço (Ilafa)

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