Próximas batalhas
O GLOBO - 04/12/09
As mais recentes batalhas da guerra contra o tráfico de drogas no Rio, principalmente nas favelas Dona Marta e Cidade de Deus, foram relativamente incruentas. O que tem acontecido esta semana em Copacabana, depois da ocupação dos morros do Cantagalo e do PavãoPavãozinho, mostra como, daqui em diante, a campanha será longa e difícil.
A violência da reação dos traficantes está direta e obviamente associada a quanto eles têm a perder com o fim do seu domínio sobre as comunidades faveladas. Segundo fontes policiais, só no PavãoPavãozinho são vendidos por mês uns 40 quilos de crack, valendo cerca de R$ 1,2 milhão.
Isso explica por que, em seguida à ocupação e ao anúncio da instalação permanente nas comunidades da chamada Polícia Pacificadora (UPP), os traficantes reagiram como de costume: exigindo que comerciantes fechassem suas portas e incendiando um ônibus.
Nada parecido com isso aconteceu nos episódios anteriores.
Também nada sugere que as próximas batalhas da guerra sejam muito diferentes do que se viu esta semana.
Por exemplo, quando — ou se — a ocupação chegar ao Complexo do Alemão. São 12 favelas, espalhadas por três quilômetros quadrados. Lá moram cerca de 70 mil pessoas, em pouco menos de 20 mil casas ou casebres. O Alemão responde por perto de 40% dos crimes cometidos no Rio — e não é o único aglomerado de favelas batizado de “complexo” que temos.
Todos eles são refúgio e domínio de traficantes.
Só por esse exemplo pode-se fazer uma ideia da missão que a Polícia Pacificadora tem pela frente. Seus bravos integrantes — e são bravos mesmo — já devem estar com saudades do Dona Marta.
Faz sentido prever que em muitas de suas próximas missões eles precisarão de considerável ajuda federal. Brasília não pode esquecer que vêm aí — e vêm para o Rio — os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.
CIDADE DE DEUS CONTINUA NORMALMENTE A VENDA DE COCAINA CRACK MACONHA.A POLICIA DA COBERTURA AOS BANDIDOS.
ResponderExcluirCIDADE DE DEUS APARTAMENTOS É VISIVEL PELA ESTRADA DO GABINAL INDO PARA CABINE DA POLICIA PACIFICADORA ELES OS BANDIDOS OFERECENDO AS DROGAS (PONTO DE ONIBUS ANTES DE CHEGAR NA ENTRADA DA LINHA AMARELA) E NO SITIO TAMBEM E VENDIDO NORMALMENTE. O PIOR ALEM DISSO É USO QUE É FEITO NOS APARTAMENTOS SEM MEDO NENHUM NA CARA DE TODO MUNDO. DIZEM QUE A POLICIA LEVA 4000 POR MES PARA DAR SEGURANÇA. AS DROGAS JÁ ESTÃO PODENDO SER COMPRADAS NA GARDENIA TAMBEM . O QUE MOSTRA QUE MELICIA PARECE ESTAR DE ACORDO COM SITUAÇÃO.NOS PAGAMOS IMPOSTOS PARA DAR SEGURANÇA PARA GENTE E NAO PARA OS BANDIDOS.VIVEMOS NUMA DITADURA PORQUE A MIDIA SÓ FAZ PROPAGANDA DO GOVERNO ENTAO DESSA PACIFICADORA E DEMAIS NINGUEM CHEGA NA CIDADE DE DEUS PARA VER A SITUAÇÃO.NOS MORADORES JÁ USAMOS TODOS MEIOS PARA RECLAMAR 190 COM OS POLICIAS DO LOCAL ATÉ MINISTERIO PUBLICO DISK DENUNCIA.OS MORADORES NEM CHEGAM PERTO DOS POLICIAIS PORQUE SE CHEGAREM LEVAM PEDRADAS E SAO AMEAÇADOS E ENGRAÇADO ATÉ PELOS POLICIAS SAO AMEAÇADOS. TEMOS QUE VER A REALIDADE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO;