terça-feira, outubro 27, 2009

PAINEL DA FOLHA

Na margem do rio

RENATA LO PRETE
Folha de S. Paulo - 27/10/2009

A tentativa do governo de silenciar as críticas à caravana de vistoria da transposição do rio São Francisco com um convite a deputados e senadores para conhecer as obras divide a oposição.
De um lado, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), mostra simpatia à ideia, por ver nela uma chance de provar que o projeto não deslanchou. "Minha tendência é ir. Pode ser uma boa ocasião para a gente fiscalizar." O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), pensa de outra forma: "Se for para o governo definir o roteiro, claro que não vamos a lugar nenhum. Aí não há transparência. É jogo de cartas marcadas". Os convites foram despachados pelo ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) na quinta passada.




É verde. Dilma chefiará a delegação que vai a Copenhague em dezembro para a conferência do clima. Lula deve participar apenas da conclusão do evento, que se estenderá por mais de uma semana.

Currículo 1. O Planalto lançou edital para contratar empresa especializada em programas de "aperfeiçoamento em Comunicação Social", ao custo estimado de R$ 100 mil. O objetivo é realizar um "media training" com a equipe do governo entre novembro e dezembro.

Currículo 2. Segundo o edital, a Secom identificou a necessidade de realizar três cursos, para cerca de 200 pessoas: Formação em Porta-Vozes; Comunicação e Políticas Públicas e Gestão da Comunicação e Novas Mídias.

Meu garoto. A despeito das declarações beligerantes de Roberto Requião (PMDB) sobre a perspectiva de aliança com o PT, José Dirceu viajou ao Paraná para encontro com o governador. Em pauta, o projeto de seu filho, Zeca Dirceu, de saltar da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste para uma cadeira de deputado federal.

Vai... O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, filiou-se ao DEM no fim de setembro, perto da data-limite para interessados em disputar a eleição de 2010. Em campanha por novo mandato à frente da Ordem, adversários o acusam de querer usar o posto para alavancar candidatura a deputado federal.

...ou não vai? D'Urso nega. "Disseram a mesma coisa na minha campanha anterior." Nenhuma chance? "Zero. Vou me reeleger na OAB e ficar até o último dia." Ele alega que trocou o PR pelo DEM a pedido do filho, que milita na juventude "demo".

Nem aí 1. O governo achou excessivamente descompromissadas as declarações do MST sobre a candidatura de Dilma, feitas em reunião do PT com movimentos sociais no fim de semana.

Nem aí 2. Apesar das declarações públicas de que o governo não permitirá a transformação da CPI do MST em circo, auxiliares dizem que Lula está preocupado exclusivamente com a questão dos recursos públicos repassados ao movimento. No mais, o MST que se vire.

Virando... Com a votação do ingresso da Venezuela no Mercosul marcada para quinta-feira, é grande a pressão feita sobre os senadores por empreiteiras que tocam grandes obras no país vizinho. Odebrecht e Andrade Gutierrez lideram o movimento.

...votos. Além de José Sarney (PMDB-AP), que já deu sinais claros de recuo de sua posição inicialmente contrária à entrada da Venezuela no Mercosul, também Fernando Collor (PTB-AL) já estaria disposto a votar a favor.

Carteira. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovará hoje projeto que permite ao empregador deduzir do Imposto de Renda o gasto com plano de saúde de funcionário doméstico.

Alternativo. Relator do projeto do novo marco regulatório do pré-sal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) incluirá artigo determinando que, daqui para frente, poços em áreas de baixa produção, chamados campos marginais, sejam controlados por empresas que não a Petrobras. A ideia, diz, é estimular uma "pequena indústria nacional".


com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

A ministra usa argumento pseudofeminista para justificar campanha eleitoral antecipada com dinheiro público. Ética não tem gênero.


Da senadora MARISA SERRANO (PSDB-MS) sobre Dilma Rousseff, segundo quem as críticas da oposição a suas viagens pelo país são reveladoras de "preconceito contra a mulher".

Contraponto

Bola perdida Gilberto Kassab recebeu na semana passada a torcida do Santos, que foi lhe pedir espaço no projeto Fábrica de Sonhos, feito para abrigar barracões das escolas do Grupo Especial. São-paulino, o prefeito ouviu o pleito e decretou:
-Está tudo resolvido! Basta vocês escalarem o Marrey no gol neste domingo!
Secretário estadual de Justiça, o santista Luiz Antonio Marrey estava presente e, assim como os demais, caiu na risada. No domingo, mesmo sem a colaboração de Marrey, o São Paulo venceu o Santos por 4 a 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário