quinta-feira, setembro 03, 2009

TODA MÍDIA

Petrobras e a Federação

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 03/09/09



Meio-dia, manchete do UOL, "Petrobras é segunda mais lucrativa das Américas". Pelos sites, a alternativa "Petrobras tem maior lucro produtivo da América Latina", de acordo com a Economática.



Meio da tarde e, manchete do UOL, "Achado poço em área da Petrobras no Golfo do México". Foi o destaque da Reuters Brasil da manhã até a noite, "BP anuncia descoberta gigante com Petrobras no Golfo do México", nos Estados Unidos.
Surgiu em reportagem do "New York Times", no alto da home, "giant". Na submanchete do "Financial Times", "giant". E no "Wall Street Journal", mais cuidadoso, creditando o "giant" à BP.
Depois postou, do Rio, que a Petrobras "confirmou" e avalia que a descoberta "consolida sua posição no Golfo, beneficiando-se da experiência e do domínio tecnológico das operações no Brasil".



Mas veio a noite e, manchete no UOL, "Lula deve decidir amanhã sobre urgência do pré-sal". O PMDB da Câmara pede tempo, em meio à pressão para os royalties não se limitarem a Rio-SP.

CHINA & BRASIL
A Xinhua ouviu o presidente da Petrobras e destacou que "companhias estrangeiras ainda podem investir nas reservas pré-sal do Brasil". As estatais chinesas de petróleo priorizam a região e fizeram proposta pela argentina YPF, semanas atrás.
Por outro lado, em texto sobre a Bolsa de Xangai, o "WSJ" ressaltou a dependência do mercado brasileiro dos humores chineses.

PONTE DE COMIDA
O "China Daily" publicou crítica à importação de frango dos EUA, o maior produtor "seguido por Brasil e China". O próprio texto relacionou a crítica às ameaças de aumento na tarifa americana sobre os pneus chineses.
O "CD" ainda deu texto de Marcos Fava Neves, da USP, "A ponte de alimento China-Brasil", sobre seus "problemas de suprimento" e a opção de comprar do Brasil.

DOHA SEM FIM
"NYT" e "WSJ" destacaram reportagens sobre o novo encontro da Rodada Doha, hoje, para tentar "dar um sinal ao G20", que se reúne em Pittsburgh este mês. O primeiro é esperançoso com o "novo elenco" e a saída do representante anterior da Índia, dado por "brusco, impaciente". O segundo questiona o novo representante dos EUA, "reticente com a agenda de livre comércio".

MAIS CAMPANHA
O UOL noticiou que o Comitê Olímpico Internacional "destaca Rio por garantias de segurança", na disputa por 2016. No "El País", "Tóquio e Rio são favoritas" no COI, que "criticou Madri". O "WSJ" deu que Lula se engajou e cobrou o mesmo de Obama, por Chicago.

"OFENSIVO"
msnbc.msn.com

A agência foi parar no célebre quadro "Piores Pessoas do Mundo" de Keith Olbermann, da MSBC, que deu o nome de todos os "criativos"

Saiu anteontem no Ad Age, em blog do "NYT" e chegou ao Blue Bus, à noite. O WWF "condena veementemente o anúncio ofensivo e de mau gosto" criado pela DM9DDB, recusado pela ONG ambiental, mas vazado on-line. Com imagem de aviões cercando Manhattan, diz que o tsunami "matou cem vezes mais que o 11/9". Ontem, via Blue Bus, a nota dizendo que "este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência".

CELEB
huffingtonpost.com

Alto da home no "NYT" e no "WSJ" e manchete no Huffington Post, a jornalista Diane Sawyer foi escolhida pela rede ABC para ancorar o telejornal "World News" a partir de janeiro

GOOGLE VAI COBRAR
Noite adentro, na manchete on-line do "WSJ", "YouTube, do Google, negocia com estúdios de Hollywood para alugar filmes" on-line. Se chegar a acordo, "marca sua primeira ação para cobrar por conteúdo". Entre outras produtoras, participam das conversas as gigantes Lions Gate, Sony e Warner Bros. Serviço semelhante já é oferecido pela Apple, via iTunes, por US$ 3,99 o lançamento, preço a ser seguido pelo YouTube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário