terça-feira, junho 09, 2009

MONÍCA BÉRGAMO

A hora da fogueira


Folha de S. Paulo - 09/06/2009

A Infraero entrou em alerta neste mês por causa da presença de balões nas proximidades do aeroporto internacional de Guarulhos. Uma colisão entre um deles e uma aeronave pode ocasionar um acidente "com consequências muito graves para São Paulo", de acordo com a empresa, que administra os terminais do país. Pelo menos 17 balões já foram avistados no espaço aeroportuário, de 14 km2, neste ano. Destes, sete caíram no aeroporto. No ano passado, 29 balões caíram no sítio aeroportuário, mas "sem afetar a operacionalidade" de Guarulhos.

DE PERTO
Anteontem, por volta das 7h30, aviões que chegavam de viagens internacionais cruzavam com um balão minutos antes do pouso. Passageiros da El Al que vinha de Tel Aviv, por exemplo, chegaram a avistá-lo a poucos metros da aeronave.

ALERTA
De acordo com a Infraero, quando alertados, os pilotos diminuem a velocidade do avião para que o balão, levado pelo vento, saia da rota. Algumas vezes é necessário fazer uma manobra maior para então retornar ao pouso. Bombeiros ficam de prontidão para apagar um eventual princípio de incêndio.

ATENÇÃO, PASSAGEIROS
Passageiros do voo da TAM que embarcariam de Guarulhos para Londres às 23h do sábado foram avisados, já por volta da meia-noite, de que o avião só decolaria às 4h porque o para-brisas da aeronave estava quebrado. Alguns chegaram a adiar a viagem.

INFÂNCIA
Além de propor a unificação de bancos de dados das polícias a Dilma Rousseff -o que permitiria a checagem da ficha policial de pessoas que "você vai empregar em sua casa", segundo Luciana Gimenez-, a apresentadora da Rede TV! sugeriu a ela, no almoço organizado por Marta Suplicy, no sábado, a criação de um instituto para que crianças tenham direitos iguais. E deu como exemplo o fato de que os papparazzi sempre buscam fotos de seu filho com Mick Jagger -enquanto ela, quando mostra em seu programa, por exemplo, Champinha, que matou um casal de adolescentes em SP, tem que esconder o rosto do menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário