quinta-feira, dezembro 18, 2008

MÓNICA BÉRGAMO

De Sanctis é "premiado" por Fernando Meirelles


Folha de S. Paulo - 18/12/2008
 

O juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo e responsável, entre outras, pela prisão do banqueiro Daniel Dantas, ostenta em sua mesa, orgulhoso, um troféu que a revista "Veja São Paulo" entregou aos "Paulistanos do Ano" há uma semana.

Não, o juiz não estava entre os premiados (um grupo que incluía a atriz Sandra Corveloni, a geneticista Mayana Zatz e o jornalista Laurentino Gomes). O troféu acabou em sua mesa porque o cineasta Fernando Meirelles, homenageado na categoria cinema, decidiu enviá-lo ao juiz junto com uma cartinha.

"Ao subir no palco para receber o troféu, disse que me sentia honrado pelo reconhecimento mas que havia um paulistano que merecia o prêmio muito mais do que eu, que nos orgulhava pela sua postura e capacidade de resistir às pressões e que como ele não estava na lista dos contemplados da noite eu repararia o lapso e daria a ele meu prêmio. Este paulistano evidentemente é você [Fausto] e o prêmio, conforme o prometido diante de muitas testemunhas, aí está", escreveu Meirelles ao juiz.

Os dois não se conhecem, mas, na carta, o cineasta se derrama ainda em elogios e dá os "parabéns" ao juiz "pela sua coragem, correção e fibra, que são inspiradoras. Seu exemplo tem uma dimensão transformadora que raras figuras neste país igualam".

Sobre a placa no troféu que leva seu nome, o cineasta colocou um papel e escreveu, a caneta, o nome de seu homenageado particular.

Côncavo

A defesa do caso em que Antonio Palocci é acusado de ordenar a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo se dividiu. Os advogados do ex-ministro pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) o desmembramento do processo. Eles ficaram contrariados com mais um pedido de adiamento do julgamento feito pela defesa de Jorge Mattoso, ex-presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), onde o sigilo foi quebrado.

CONVEXO 
O advogado de Mattoso, Alberto Toron, afirma que pediu o adiamento do julgamento, que seria realizado nesta semana, porque vai viajar para os EUA. E diz que não se opõe ao desmembramento do caso.

CADEIRA ELÉTRICA 
Depois de Gilmar Mendes, presidente do STF, entrevistado na segunda passada, a TV Cultura leva o delegado Protógenes Queiroz, da Operação Satiagraha, ao centro do "Roda Viva" na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário